Buscar

Análise Sintaxe

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
DIRETORIA DE GESTÃO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA
SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB
LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS
	Disciplina 
	Língua Portuguesa – Sintaxe II
	Data 
	___/___/______
	Professor 
	
	Polos: Sapezal
	Discente 
	
Análise do Livro Didático
O livro didático analisado para este trabalho foi “Português: Contexto, Interlocução e Sentido”, cujos autores são Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre e Marcela Pontara. Aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio – PNLD – em 2014, utilizados pelas escolas publica durante os anos 2012 a 2014. O livro faz parte de uma coleção da editora Moderna, que possui três volumes, sendo cada um direcionado conduzido a uma serie do ensino médio. De acordo com as informações disponibilizados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O livro possui oito unidades subdivididas em três estruturas: Literatura, Gramática e Produção de Texto, a ultima base do livro está formada em três unidades (6, 7, 8), que soma os seis capítulos. As unidades estão divididas da seguinte maneira: Narração (capítulo 17 e 18), Exposição (capítulos 19 e 20) e Argumentação (capítulos 21 a 23). Segundo os autores, o processo de organização para cada unidades baseou-se nas características comuns distribuídas por alguns gêneros, cuja estrutura se define a partir dos modelos de texto que dão nomes as unidades no caso (narração, descrição e argumentação).
O objetivo da análise é verificar como o conceito de período composto por subordinação trabalhado no livro, além disso apoiando-se na perspectiva da linguagem enunciativa, pesquisamos se as atividades fazem contextualização com os demais componentes essenciais na atividade de comunicação.
O livro didático apresenta o conteúdo através de definições básicas abordando o período composto por subordinação e orações subordinadas substantivas o livro aborda a oração principal e oração subordinada, identificando através de exemplos e tabelas. O mesmo ainda define a oração principal como sendo toda oração à qual se associa uma (ou mais de uma) oração que funciona como termo dela, e a oração subordinada é definida como toda oração que funciona como termo da oração principal. O texto ainda faz uma menção ao fato da relação sintática presente entre as orações.
 
A partir do que foi exposto, fica evidente que a proposta em questão não facilita que o aluno compreenda com perfeição e muito menos a utilização do período composto por subordinação em textos, mas apenas traz um resumo do conceito sintático, que possibilitem ao aluno a compreensão dos textos através de pesquisas, suposições e comparações e de como utilizar esse conceito com perfeição.
Referências
ABAURRE, Maria Luiza M; ABAURRE, Maria Bernadete M; PONTARA, Marcela. Português: Contexto, Interlocução e Sentido. 2. Ed. São Paulo: Moderna, 2013.
PLANO DE AULA
IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL: Antônio André Maggi
DISCIPLINA: Língua portuguesa: Literatura 
ANO: 3º Ano	ensino médio
AULAS: 1 hora/aula 
Turno: Noturno 
DATA: 14/05/2017 
TEMA
Sintaxe do período composto.
OBJETIVOS:
Discutir a coerência interna das conceituações de frase, oração e período de acordo com a abordagem teórica da gramática tradicional, isto é, analisar o conceito em si de frase, período e oração, tendo definir a estrutura sintática da coordenação e da subordinação.
CONTEÚDOS: 
Conceituação e estrutura das orações de período composto: coordenadas e subordinadas
PROCEDIMENTOS DE ENSINO:
Livro didático como base para a leitura e prática de exercícios dos conteúdos das atividades. Aulas expositivas complementares ao conteúdo de cada unidade
MATERIAS UTILIZADOS:
° Quadro branco;
°Caneta;
°Livro didático;
°Caderno.
AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados pela participação em sala de aula.

Outros materiais