Buscar

APOL 3 ÉTICA RESPONSABILIDADE SOCIAL E GESTÃO DE PESSOAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Ética, Responsabilidade Social e Ambiental
Responsabilidade Social Empresarial são ações das empresas que beneficiam a sociedade. São causas sociais relevantes para as comunidades, contribuindo com a política social. É uma forma de gestão que pretende diminuir os impactos negativos no meio ambiente e comunidades, preservando recursos ambientais e culturais, respeitando a diversidade e reduzindo a desigualdade social. São as corporações se conscientizando do seu papel no desenvolvimento na comunidade que está inserida, criando programas que levam em consideração a natureza, economia, educação, saúde, atividades locais, transportes. Carroll (1979) desenvolveu um modelo piramidal de Responsabilidade Social Empresarial, o qual se baseia em quatro pilares: econômicas, legais, éticas e discricionárias ou filantrópicas.
            http://www.cfa.org.br/acoes-cfa/artigos/usuarios/responsabilidade-social-empresarial
A partir destas informações, assinale entre as definições a seguir aquela que CORRESPONDE ao modelo piramidal de Responsabilidade Social Empresarial:
I - Responsabilidade econômica: localiza-se na base da pirâmide, pois é a principal face de responsabilidade social encontrada nas empresas, sendo os lucros a maior razão pela qual as empresas existem.
II - Responsabilidade legal: espera-se que as empresas atendam às metas econômicas dentro da estrutura legal e das exigências legais, que são impostas pelos conselhos locais das cidades, assembleias legislativas estatais e agências de regulamentação do governo.
III - Responsabilidade ética: inclui comportamentos ou atividades que a sociedade espera das empresas, mas que não são necessariamente codificados na lei e podem não servir os interesses econômicos diretos da empresa.
IV - Responsabilidade discricionária ou filantrópica: é puramente voluntária e orientada pelo desejo da empresa em fazer uma contribuição social não imposta pela economia, pela lei ou pela ética.
Nota: 20.0
	
	A
	As afirmações (i) e (ii) são falsas
	
	B
	As afirmações (i) e (iii) são falsas
	
	C
	Somente a afirmação (ii) é verdadeira
	
	D
	As afirmações (iii) e (iv) são falsas
	
	E
	As afirmações (i), (ii), (iii) e (iv) são verdadeiras
Você acertou!
Responsabilidade econômica: localiza-se na base da pirâmide, pois é a principal face de responsabilidade social encontrada nas empresas, sendo os lucros a maior razão pela qual as empresas existem. Responsabilidade legal: espera-se que as empresas atendam às metas econômicas dentro da estrutura legal e das exigências legais, que são impostas pelos conselhos locais das cidades, assembleias legislativas estatais e agências de regulamentação do governo. Responsabilidade ética: inclui comportamentos ou atividades que a sociedade espera das empresas, mas que não são necessariamente codificados na lei e podem não servir os interesses econômicos diretos da empresa. Responsabilidade discricionária ou filantrópica: é puramente voluntária e orientada pelo desejo da empresa em fazer uma contribuição social não imposta pela economia, pela lei ou pela ética. Responsabilidade econômica: localiza-se na base da pirâmide, pois é a principal face de responsabilidade social encontrada nas empresas, sendo os lucros a maior razão pela qual as empresas existem. Responsabilidade legal: espera-se que as empresas atendam às metas econômicas dentro da estrutura legal e das exigências legais, que são impostas pelos conselhos locais das cidades, assembleias legislativas estatais e agências de regulamentação do governo. Responsabilidade ética: inclui comportamentos ou atividades que a sociedade espera das empresas, mas que não são necessariamente codificados na lei e podem não servir os interesses econômicos diretos da empresa. Responsabilidade discricionária ou filantrópica: é puramente voluntária e orientada pelo desejo da empresa em fazer uma contribuição social não imposta pela economia, pela lei ou pela ética. 
Responsabilidade econômica: localiza-se na base da pirâmide, pois é a principal face de responsabilidade social encontrada nas empresas, sendo os lucros a maior razão pela qual as empresas existem. Responsabilidade legal: espera-se que as empresas atendam às metas econômicas dentro da estrutura legal e das exigências legais, que são impostas pelos conselhos locais das cidades, assembleias legislativas estatais e agências de regulamentação do governo. Responsabilidade ética: inclui comportamentos ou atividades que a sociedade espera das empresas, mas que não são necessariamente codificados na lei e podem não servir os interesses econômicos diretos da empresa. Responsabilidade discricionária ou filantrópica: é puramente voluntária e orientada pelo desejo da empresa em fazer uma contribuição social não imposta pela economia, pela lei ou pela ética.
Questão 2/5 - Gestão de Pessoas
O Desenvolvimento Organizacional está ligado à aprendizagem e à mudança organizacional. Sua realização deve estar pautada em três etapas: diagnóstico, intervenção e reforço.
Sobre essas etapas assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	O diagnóstico deve ser feito apenas com a alta direção, que é quem determina as mudanças.
	
	B
	Como diagnóstico deve-se utilizar o resultado do processo de avaliação de desempenho.
	
	C
	As intervenções devem ser impostas pelo consultor, pois o mesmo é especialista no assunto.
	
	D
	O reforço é uma fase de observação sobre a aplicação dos conteúdos dos treinamentos no trabalho.
	
	E
	A etapa de reforço visa a manutenção e a estabilização da nova situação por meio de reuniões e avaliações periódicas.
Você acertou!
Diagnóstico: investiga a situação atual, por meio de entrevistas e pesquisas com as pessoas envolvidas, tendo como objetivo identificar a percepção a respeito da necessidade de mudança organizacional. Intervenção: são as ações executadas para alterar a situação, devem ser discutidas com os envolvidos e não impostas. Reforço: para que a nova situação seja mantida e estabilizada é necessário um reforço que acontece com reuniões e avaliações periódicas.
Questão 3/5 - Gestão de Pessoas
A avaliação de desempenho é um método que visa estabelecer um combinado com os empregados referente aos resultados desejados pela organização e, assim, acompanhar os desafios propostos, corrigir os rumos e avaliar os resultados.
Sobre essa ferramenta, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A avaliação de desempenho é uma avaliação do desempenho de cada pessoa em função das atividades que ela desempenha.
II. A avaliação deve ser realizada na frequência em que o gestor achar melhor, não precisando manter uma constância.
III. A avaliação de desempenho pode ser feita com base no cargo ou nas competências.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas a afirmativa I está correta
	
	B
	Apenas a afirmativa II está correta
	
	C
	Apenas a afirmativa III está correta
	
	D
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas
Você acertou!
A avaliação de desempenho é sistemática, ou seja, ela precisa ser feita rotineiramente, com a utilização de uma ferramenta, que pode ser melhorada ao longo do tempo, mas que deve seguir uma lógica no que se refere ao foco da avaliação. Cada empresa define a frequência com que a avaliação irá ocorrer, o mais comum são as avaliações anuais, mas podemos encontrar a frequência trimestral, semestral e bianual. As pessoas são avaliadas em função da atividade, das metas, dos resultados e das competências, isso significa dizer que não é a pessoa que é avaliada, enquanto ser humano, nas suas características individuais, a avaliação é do seu trabalho, do resultado que apresentou diante das metas que tinha, ou seja, qual foi a contribuição daquele profissional para o negócio da organização. De acordo com Chiavenato (2010), a avaliação de desempenho pode focar no cargo ocupado pela pessoa ou nas competências que ela oferece para a organização.
	
	E
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas
Questão 4/5 -Ética, Responsabilidade Social e Ambiental
Maria será promovida no próximo mês, ela é gerente de um banco na cidade onde mora. Para ela esta notícia foi recebida em um momento bom porque ela se casou há poucos meses. O esposo de Maria, o José, é um dos principais jornalistas desta cidade. Em conversa no horário de almoço com seu esposo, recebe uma informação privilegiada de um cliente que ocupa uma posição estratégica em uma grande empresa. Diante da ética e moral, ela está pensando se pode contar o que sabe a alguém, ela sabe que a informação é privilegiada. Já Alice supervisora neste mesmo banco está recebendo um cliente que é dono de uma concessionária. Ele veio pedir um empréstimo. No dia anterior, ela e o esposo decidiram trocar de carro e eles querem um modelo exclusivo que acaba de chegar na concessionária de seu cliente. O cliente precisa do empréstimo que ela pode liberar e Alice do desconto na compra do veículo. Nestes dois casos podemos perceber que falar de ética nas empresas deve-se antes levar em consideração seus funcionários.
Diante do exposto, selecione a alternativa correta.
I - Maria se beneficia da informação e conta o que sabe para o Gerente Geral. Com esta informação o Gerente Geral fecha um grande contrato na empresa do cliente. Porém, a informação é de cunho pessoal do cliente e utilizada para fechar o contrato. Conclui-se que Maria agiu de maneira ética, se beneficiando de uma informação pessoal do cliente.
II - Diante da vontade dela e do esposo em obter um carro novo, Alice concede empréstimo ao cliente, e em troca ganha desconto na compra do carro novo, mesmo sabendo que o cliente estava com restrições que impossibilitava o empréstimo. Conclui-se que Alice agiu de maneira ética, se beneficiando ao conceder empréstimo ao cliente já endividado, causando possível prejuízo ao banco.
III - Alice não concede o empréstimo ao cliente, pois o mesmo estava com o nome com restrições, e perde o desconto na compra do carro. Conclui-se que Alice agiu de maneira ética, pois não se beneficiou ao conceder empréstimo para o cliente já endividado.
Respostas possíveis:
Nota: 20.0
	
	A
	As afirmações (i) e (ii) são verdadeiras.
	
	B
	Somente a afirmação (iii) é verdadeira.
Você acertou!
Comentário: Tratar de questões éticas nas organizações, é um assunto demasiadamente delicado, por envolver interesses pessoais e sociais. Em um contexto que envolve ética x lucro, a ética como dito antes, é um jogo com regras nem sempre claras e objetivas e uma competição em que os interesses pessoais muitas vezes se sobrepõem aos interesses comuns. A ética = escolha, decisão, opção, juízo, capacidade de discernimento. É impossível falar em ética fora do mundo humano porque a ética pressupõe uma coisa especial: liberdade. O indivíduo tem a liberdade de escolher o que quer e o que não quer. Ética é o nome que damos ao conjunto de valores e princípios que orientam nossa conduta. Porém, neste caso as ações éticas não poderiam levar em consideração questões particulares individuais e sim levar em consideração o que seria correto para a empresa, para o funcionário e para o cliente. Neste caso, apenas a III atitude está correta.
	
	C
	As afirmações (i) e (iii) são falsas.
	
	D
	Somente a afirmação (i) é verdadeira.
	
	E
	As afirmações (I), (II) e (III) são verdadeiras.
Questão 5/5 - Gestão de Pessoas
O termo Educação Corporativa refere-se ao processo educacional dos empregados de uma organização, os quais acontecem sob responsabilidade da própria empresa.
Sobre as ferramentas utilizadas pela educação corporativa analise as afirmativas a seguir:
I. Os programas de treinamento e desenvolvimento não fazem parte da estratégia de educação corporativa.
II. O custeio de cursos de graduação e pós-graduação não fazem parte da estratégia de educação corporativa e sim de remuneração, pois trata-se de um benefício.
III. Universidade corporativa é sinônimo de educação corporativa.
IV. Os programas de treinamento são estratégias utilizadas pela educação corporativa.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	
	B
	Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
	
	C
	Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
	
	D
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	
	E
	Apenas a afirmativa IV está correta.
Você acertou!
De acordo com Freire (2014) podemos considerar como ferramentas de Educação Corporativa:
Os programas de treinamento de curta e média duração, de cunho técnico, estratégico, comportamental e de gestão.
O investimento em cursos de graduação e pós-graduação do quadro de pessoal, por meio do subsídio parcial ou total desses cursos em instituições formadoras (faculdades, centro universitários e universidades).
A criação de Universidades Corporativas (UCs) é uma estratégia de implantação de educação corporativa, o que não significa que são sinônimos.

Outros materiais