Buscar

APOL 5 ÉTICA RESPONSABILIDADE SOCIAL E GESTÃO DE PESSOAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Ética, Responsabilidade Social e Ambiental
“Construir empresas de sucesso, com bons produtos e serviços, além de consolidar uma marca de valor é um trabalho árduo e bastante compensador. Neste Século 21, empreendedores de todos os tamanhos ganham um aliado capaz de lançar suas empresas em um mundo onde a ética nos negócios, o uso responsável de recursos naturais e o respeito às pessoas não apenas têm um grande apelo de mercado, como tornam-se exigência para que a empresa conquiste e mantenha uma posição de destaque junto a seus clientes.
Governos e grandes empresas estão fortalecendo seus sistemas de controle e exigindo o cumprimento de normas que vão além do simples cumprimento de leis. (...) Organizações de todos os tipos estão cada vez mais preocupadas em atingir e demonstrar um desempenho ambiental correto, controlando os impactos de suas atividades, de seus produtos ou serviços, levando em consideração sua política e seus objetivos ambientais.
Esse comportamento se insere no contexto de uma legislação cada vez mais exigente, do desenvolvimento de políticas econômicas, de outras medidas destinadas a estimular a proteção ao meio ambiente e de uma crescente preocupação das partes interessadas em relação a estas questões.”
 
Gestão Sustentável na Empresa / Sebrae -- Cuiabá: Sebrae, 2012.
A partir destas informações, assinale entre as definições a seguir aquela que CORRESPONDE a código, princípio e/ou norma de Responsabilidade Social Empresarial:
I - Norma ABNT NBR ISO 26.000
II - Norma PAS 99
III - Indicadores Ethos
IV - Norma ABNT NBR ISO 14.063
 
Respostas possíveis:
Nota: 20.0
	
	A
	As afirmações (i) e (ii) são falsas
	
	B
	As afirmações (i) e (iii) são falsas
	
	C
	Somente a afirmação (iii) é verdadeira
	
	D
	As afirmações (iii) e (iv) são falsas
	
	E
	As afirmações (i), (ii), (iii) e (iv) são verdadeiras
Você acertou!
Comentários: os Indicadores Ethos, que segundo o Instituto Ethos são ferramentas de gestão que visam apoiar as empresas na incorporação da sustentabilidade e da responsabilidade social empresarial (RSE) em suas estratégias de negócio, de modo que esse venha a ser sustentável e responsável. Além de ter maior integração com as diretrizes de relatórios de sustentabilidade da Global Reporting Initiative (GRI), com a Norma de Responsabilidade Social ABNT NBR ISO 26000, CDP, e outras iniciativas. Já a norma ISO 14063 define comunicação ambiental como sendo o processo de compartilhar informação sobre temas ambientais entre organizações e suas partes interessadas, visando construir confiança, credibilidade e parcerias para conscientizar os envolvidos e para utilizar as informações no processo decisório. A norma PAS 99 (BSI, 2006) é a primeira norma mundial que integra os diferentes sistemas de gestão da qualidade (qualidade, meio ambiente, higiene, saúde e segurança do trabalho).
Questão 2/5 - Gestão de Pessoas
Com os desafios que as empresas vêm passando, uma boa gestão de Recursos Humanos, tornou-se essencial para conseguir vencer desafios, uma vez que, gestão do conhecimento é estratégica para as organizações. O setor de Recursos Humanos deixou de estar preocupado em identificar necessidades de treinamento, ou em fazer melhores escolhas na hora de conceder uma promoção, ainda que sejam itens importantes, e passou a ter uma visão mais estratégica, onde os questionamentos começam a ter um novo aspecto.
Para ajudar a resolver todas essas questões, o setor de Recursos Humanos, hoje em dia, pode contar com uma ferramenta chamada mapeamento de competências. O uso do mapeamento das competências para a gestão do conhecimento está relacionado principalmente com a possibilidade de aproximar os iguais, em alguns momentos, e os complementares, em outros; de identificar redundâncias ou ausências de habilidades ou competências. Com isso, a espiral do conhecimento avança a níveis exponenciais. Pode parecer complicado, mas é apenas uma forma mais complexa de dizer que "duas cabeças juntas pensam melhor do que uma".
Considerando o texto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I - As empresas estão adotando uma estratégia de gestão recorrendo ao mapeamento de competências.
  
PORQUE
 
II - O mapeamento de competências identifica as qualidades assim como as limitações dos seus colaboradores nos diversos campos de atuação, podendo com isso fazer uma gestão exponencial aproveitando ao máximo o potencial de cada um de acordo com suas habilidades.
 
A respeito das asserções assinale a opção correta.
Nota: 20.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Você acertou!
A) Correta. Com a gestão por cometências (I), a empresa aproveita ao máximo a diversidade das habilidades dos funcionários, colocando cada um na função mais apropriada.
B) Falsa. A gestão por competências (I) não teria sentido senão for para aproveitar ao máximo o potencial de seus colaboradores.
C) Falsa. As duas são verdadeiras.
D) Falsa. As duas são verdadeiras.
E) Falsa. As duas proposições são verdadeiras.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 3/5 - Ética, Responsabilidade Social e Ambiental
Desde sua fundação em 1997, a Manila Water Company (empresa de águas de Manila) nas Filipinas vem buscando um relacionamento proativo e aberto com seus interessados, inclusive clientes, ONGs locais e governo. Quando a Manila Water adquiriu a concessão da área Leste da operadora do governo, ela lançou o programa “Cumprir as Regras” no qual todo o pessoal da empresa – desde gerentes até representantes distritais – visita seus clientes, inclusive moradores de assentamentos informais, para consultá-los sobre a prestação desses serviços essenciais para sua comunidade. (...) A estratégia proativa de participação dos interessados propiciou também várias parcerias que beneficiaram comunidades locais, inclusive com a reconstrução de moradias por intermédio da Associação Humanitária Habitat (Habitat for Humanity) e do microfinanciamento para iniciar um pequeno negócio por intermédio do Banco das Ilhas Filipinas. A Manila Water estabeleceu Planos de Participação para importantes ONGs interessadas, a mídia e investidores que incluem diálogos trimestrais e visitas a projetos de desenvolvimento sustentável e comunitários da empresa.
http://www.ifc.org/wps/wcm/connect/6dfcd90048855597b744f76a6515bb18/IFC_StakeholderEngagement_Portuguese.pdf?MOD=AJPERES
Diante do caso da Manila Water Company podemos perceber que as empresas estão mudando as suas formas de gestão socioambiental, passando de “doadoras filantrópicas” e de “práticas pontuais” para adotantes de “programas estratégicos de planejamento” centrados em investimento comunitário orientado para plano de negócios.
Assim diante do material desta rota, qual a definição de Investimento Estratégico Comunitário segundo o IFC (2010)?
I - são contribuições ou ações voluntárias por parte das empresas para ajudar comunidades localizadas em suas áreas de operação a resolver suas prioridades de desenvolvimento;
II - é um documento informativo sobre conceitos, processos e metodologias para sistemas de gestão que deverão ser objeto de uso pelas empresas para implantação dos processos de certificação e de padronização de sistemas de gestão.
III - é a primeira norma mundial que integra os diferentes sistemas de gestão da qualidade (qualidade, meio ambiente, higiene, saúde e segurança do trabalho).
IV - são contribuições ou ações voluntárias por parte das empresas que visam aproveitar as oportunidades criadas pelo investimento privado de maneira sustentável que respaldem os objetivos do negócio.
 
Respostas possíveis:
Nota: 20.0
	
	A
	As afirmações (i) e (iv) são verdadeirasVocê acertou!
Comentários: O ICE consiste, por um lado, em contribuições ou ações voluntárias por parte das empresas para ajudar comunidades localizadas em suas áreas de operação a resolver suas prioridades de desenvolvimento; e, por outro, em aproveitar as oportunidades criadas pelo investimento privado de maneira sustentável que respaldem os objetivos do negócio (IFC, 2010).
	
	B
	As afirmações (i) e (iii) são falsas
	
	C
	As afirmações (iii) e (iv) são verdadeiras
	
	D
	As afirmações (ii) e (iii) são verdadeiras
	
	E
	Somente a afirmação (iv) é verdadeira
Questão 4/5 - Ética, Responsabilidade Social e Ambiental
“Quando os consultores que trabalhavam para a Adastra Minerals na República Democrática do Congo introduziram a participação pública relacionada ao Projeto Kolwezi Tailings na Província de Katanga, eles encontraram vários desafios. Com exceção das autoridades locais, poucos membros da comunidade potencialmente afetada falavam o idioma nacional (francês) e as taxas de alfabetização eram muito baixas. Em muitas áreas a comunicação havia retrocedido à tradição oral porque o papel havia se tornado caro e difícil de obter. Não havia qualquer jornal publicado na cidade de Kolwenzi, painéis publicitários, nem qualquer sistema telefônico ou postal em operação. Para vencer alguns desses obstáculos, o processo de participação da comunidade utilizou amplamente as seis estações de rádio locais da área que transmitem em francês e swahili. A comunicação oral demonstrou ser muito eficaz após a criação de uma rede de informantes-chave. (...)Foi despendido bastante tempo na realização de uma série de reuniões no âmbito das aldeias a fim de vencer o desafio logístico representado por levar muitas pessoas a um único lugar em que não havia transporte público e onde as comunicações eram precárias.”
http://www.ifc.org/wps/wcm/connect/6dfcd90048855597b744f76a6515bb18/IFC_StakeholderEngagement_Portuguese.pdf?MOD=AJP ERES
A Gestão de Mudança é um processo que deve ser pensado em conjunto a cultura local e sentido ao longo do tempo. Assim, uma estratégia de sustentabilidade mal formulada e implementada pode causar desânimo nos stakeholders, fazendo com que os envolvidos sintam-se desestimulados e percam a confiança nos efeitos do processo.
Assim diante do material desta rota, e do enunciado desta questão, o que podemos entender como Gestão de Mudança?
Nota: 20.0
	
	A
	com enfoque na constante necessidade de adaptação das organizações contemporâneas, torna-se o elemento que, com boa margem de segurança e em relação às práticas de Sustentabilidade, permitirá à empresa sair do estado atual para o estado desejado.
Você acertou!
Comentários: É nesse cenário que a Gestão da Mudança, com enfoque na constante necessidade de adaptação das organizações contemporâneas, torna-se o elemento que, com boa margem de segurança e em relação às práticas de Sustentabilidade, permitirá à empresa sair do estado atual para o estado desejado. Podemos definir a mudança organizacional como um processo que pode acarretar desde o direcionamento estratégico até mudanças culturais na organização. Embora seja um processo natural ao longo da existência de uma organização, para que ele tenha sucesso, cada etapa envolvida deve ser gerenciada e acompanhada.
	
	B
	a mudança organizacional não é um processo fácil e pode acarretar desde o direcionamento estratégico até mudanças estruturais na comunidade.
	
	C
	a mudança deve ocorrer, em um primeiro momento, por meio da conscientização, que nas organizações se torna um processo simples de implementar.
	
	D
	a conscientização remete a aplicação das ações, que, por sua vez, remete ao enfraquecimento das ações corporativas sustentáveis.
	
	E
	as ações da gestão de mudança deve, quando implantadas, não gerar resistências.
Questão 5/5 - Ética, Responsabilidade Social e Ambiental
Algumas metodologias e tecnologias vem sendo propostas como soluções para a manutenção da sustentabilidade empresarial. Neste sentido, ferramentas vêm sendo utilizadas pelas empresas para buscar um desenvolvimento condizente com as novas realidades e exigências ambientais. Algumas destas ferramentas, conhecidas como tecnologias ambientais, são adquiridas por empresas de todos os setores.
Neste contexto, considerando que muitas empresas estão revendo suas formas de aquisição de tecnologias ambientais, leia e analise as sentenças a seguir.
i) Empresas contemporâneas buscam novas formas de contratação de tecnologias ambientais;
ii) A terceirização de etapas de processos produtivos das empresas para as empresas de tecnologias ambientais é uma possibilidade; 
iii) Empresas realizam investimento em pesquisas básicas e recuperação de soluções ambientais a partir de conhecimentos tradicionais.
 
Assinale a alterativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	As afirmações (i) e (ii) são falsas.
	
	B
	Somente a afirmação (iii) é verdadeira.
	
	C
	As afirmações (i) e (iii) são falsas.
	
	D
	As afirmações (ii) e (iii) são falsas.
	
	E
	As afirmações (i), (ii) e (iii) são verdadeiras.
Você acertou!
Comentários: Muitas empresas atualmente estão revendo formas de aquisição de tecnologias ambientais, entre as quais podemos citar a terceirização de algumas das suas atividades mais complexas e com maior impacto ambiental, com o objetivo de eximir-se da corresponsabilidade pelos danos ambientais das empresas subcontratadas que lhes prestam serviços. Desse modo, algumas ações estão sendo discutidas para resolver essas questões: formas de contratação de tecnologias ambientais; terceirização de etapas de processos produtivos para empresas de tecnologias ambientais; e investimento em pesquisas básicas e recuperação de soluções ambientais a partir de conhecimentos tradicionais.

Outros materiais