Buscar

Fundamento das Ciências Sociais - Caso Concreto 03 - ok

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Flávia Cecilia Simão de Amorim
Matrícula: 201301629669
Questão discursiva: 
Leia o texto abaixo e responda as perguntas apresentadas: Sobre meninos e meninas “Nos intervalos das aulas, durante o recreio, ou durante as aulas de Educação Física ou de iniciação desportiva, evidencia-se, igualmente, um modelo diferenciador de condutas: em geral, os meninos dispõem de toda a quadra esportiva só para eles. Ali podem correr, lutar, competir, em suma, preparar-se para a vida adulta; quanto a meninas, para elas basta um pequeno espaço, de preferência à sombra, onde são estimuladas a conversar, brincar de corda ou, no máximo, pular corda ou executar passos de dança rítmica” (TOSCANO, Moema. Igualdade na escola: preconceitos sexuais na educação. Rio de Janeiro: CEDIM, 1995. p. 33). 
1 - Os meninos têm uma tendência natural para lutar? As meninas têm uma tendência natural para serem dançarinas? Justifique sua resposta.
Resposta Correta: Se considerarmos os ideais sociais, sim. Se considerarmos a disposição genética de cada um, não. O primeiro se explica no conceito da sociedade: a mulher é mais delicada do que o homem; o homem é mais forte do que a mulher; a mulher tem menos resistência do que o homem; entre outros. O segundo pode ser entendido a partir de uma visão ampla e sem preconceitos: homens e mulheres são iguais e - dependendo do interesse, do treinamento, da forma de vida - podem chegar aos mesmos resultados, como serem bons atletas.
2 - “Socialização significa o processo pelo qual um indivíduo se torna um membro ativo da sociedade em que nasceu, isto é, comporta-se de acordo com determinados atributos pré-concebidos”. Seria, portanto, errado afirmar que a cultura estabelece os padrões dentro dos quais as aptidões e a personalidade de meninos e meninas se desenvolverão. Justifique sua resposta. 
Resposta Correta: A sociedade impõe determinadas regras que devem ser seguidas por quem vive nela e a cultura delimita mais ainda quais regras serão ampliadas e quais serão restritas. Quem nasce em uma determinada cultura tem uma probabilidade maior de segui-la por conta do meio em que vive, mas também tem a opção de escolher outra a que melhor se adeque. 
Questão de múltipla escolha: 
Considere as afirmativas a seguir: 
I- O comportamento individual está subordinado a determinados códigos culturais que programam coletivamente a maneira de pensar, de sentir e de agir. 
II- Tudo o que for expressivo no corpo cumpre funções unicamente orgânicas e está fora da abordagem antropológica. 
III- O corpo é determinado exclusivamente por sua atividade fisiológica, sofrendo pouca interferência de práticas culturais. 
IV- É inegável que existem motivações orgânicas que conduzem os seres humanos, mas a cada uma dessas motivações biológicas a cultura modela e atribui um significado especial.
Marque a letra a seguir que corresponda às afirmativas anteriores que podem ser consideradas corretas do ponto de vista antropológico: 
A) I e II 
B) I e III 
C) II e IV 
D) I e IV 
E) I, II e IV
Resposta Correta: (D)

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes