Buscar

Fundamento das Ciências Sociais - Caso Concreto 02 - ok

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aluna: Flávia Cecilia Simão de Amorim
Matrícula: 201301629669
Questão discursiva: 
Leia a letra da música “Comida”, de Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sérgio Brito e responda as questões propostas: Bebida é água! Comida é pasto! Você tem sede de que? Você tem fome de que?... A gente não quer só comida A gente quer comida Diversão e arte A gente não quer só comida A gente quer saída Para qualquer parte... A gente não quer só comida A gente quer bebida Diversão, balé A gente não quer só comida A gente quer a vida Como a vida quer... Bebida é água! Comida é pasto! Você tem sede de que? Você tem fome de que?... A gente não quer só comer A gente quer comer E quer fazer amor A gente não quer só comer A gente quer prazer Prá aliviar a dor... A gente não quer Só dinheiro A gente quer dinheiro E felicidade A gente não quer Só dinheiro A gente quer inteiro E não pela metade... Bebida é água! Comida é pasto! Você tem sede de que? Você tem fome de que?... Diversão, balé Como a vida quer Desejo, necessidade, vontade Necessidade, desejo, eh! Necessidade, vontade, eh! Necessidade... 
1- A letra da música fala de comida como forma de alimento, mas também de outro tipo de comida que sacia a “fome da alma”. Trata-se mesmo tipo de comida?
Resposta Correta: Não. Trata-se de uma forma diferente de necessidade, uma forma de saciar os anseios do ser humano que não é apenas pelo alimento propriamente dito. É a felicidade de compartilhar um momento com quem se ama, de sair de casa sem medo do que poderá acontecer, de ter um bom atendimento à saúde quando necessário, de ver a sociedade convivendo em harmonia.
2- A partir desta visão faça um quadro comparativo que mostre a diferença entre ciências sociais e ciências naturais. 
Resposta Correta: Ciências Sociais: os fenômenos são complexos; as percepções são variadas; o resultado não pode ser obtido em laboratório; é aplicado para produzir modificações no comportamento das pessoas; seu método é subjetivo; os fatos sociais são irreproduzíveis em condições controladas.
Ciências Naturais: os fenômenos são simples; podem ser reproduzidos facilmente em laboratório, pois são isoláveis, recorrentes e sincrônicos; dois pesquisadores podem chegar à mesma conclusão; lida tanto com a realidade como com as interpretações que são feitas dela; seu método é objetivo.
Questão de múltipla escolha: 
1. Considere as afirmativas a seguir: 
I – A matéria prima da “Ciência Natural” não pode ser isolada em laboratório, pois é de natureza extremamente complexa. 
II – O cientista social desenvolve hipóteses e as testa em laboratório, não exercendo sobre seu objeto nenhuma interferência. 
III – Nas ciências naturais, a prova ou teste de uma dada teoria pode ser feita por dois observadores situados em locais diversos que chegarão a resultados iguais. 
IV – As ciências sociais lidam com realidades e “verdades” dinâmicas em diferentes contextos temporais e regionais. 
São corretas as seguintes afirmativas:
A) I e I 
B) II e IV 
C) III e IV 
D) I e III 
E) II e IV
Resposta Correta: (C)

Outros materiais