Buscar

Fundamento das Ciências Sociais - Caso Concreto 06 - ok

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão discursiva: 
Leia o caso concreto e responda as questões propostas: 
Jovens roubam e agridem doméstica e afirmam que a confundiram com prostituta RIO - A empregada doméstica Sirley Dias de Carvalho Pinto, de 32 anos, teve a bolsa roubada e foi espancada por cinco jovens moradores de condomínios de classe média da Barra da Tijuca, na madrugada de sábado. Os golpes foram todos direcionados à sua cabeça. Presos por policiais da 16ª. DP (Barra), três dos rapazes — o estudante de administração Felippe de Macedo Nery Neto, de 20 anos, o técnico de informática Leonardo Andrade, de 19, e o estudante de gastronomia Júlio Junqueira, de 21 — confessaram o crime e serão levados para a Polinter. Como justificativa para o que fizeram, alegaram ter confundido a vítima com uma prostituta. (Publicada em 24/06/2007 às em O Globo On Line). 
1 – Utilizando como base de análise a perspectiva teórica de Durkheim e as discussões em sala de aula, como podemos interpretar o comportamento individual e em grupo dos jovens mostrados abaixo? 
Resposta Correta: Este comportamento foi descrito como “fato social” que é experimentado pelo individuo como realidade preexistente e independente. Suas características são: Coerção Social, Generalidade e Fatos Exteriores ao Individuo. Aqui, a que mais se adequa é a Coerção Social que pode ser legal ou moral. A legal é aquela prevista em lei e a moral provém da própria sociedade. Fica nítida a presença do racismo neste caso.
2 – A partir da perspectiva sociológica de Durkheim, como pode ser analisado o ato cometido por estes jovens? Nessa perspectiva, a transgressão da juventude pode ser considerada um dado natural? 
Resposta Correta: O ato foi a Coerção Social - fato social patológico. Não podemos considera-la normal mesmo vendo-a de forma frequente no jornal.
Questão de múltipla escolha: 
Segundo Durkheim, em Educação e Sociedade, “todo o sistema de representação que mantém em nós a idéia e sentimento da lei, da disciplina interna ou externa, é instituído pela sociedade.” Conforme a teoria desse autor assinale a alternativa correta. 
A) Apesar de sua natureza social, o fim da educação é individual. 
B) A educação não possui natureza social, antagonizando indivíduo e sociedade. 
C) A educação tem por objetivo suscitar o individualismo a fim de conservar a ordem. 
D) Cabe à educação constituir no homem a capacidade de vida moral e social. 
E) A educação visa inculcar nas classes populares a ideologia da classe dominante.
Resposta Correta: (D)

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes