Buscar

1 O PRINCI PIO DE TUDO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O PRINCÍPIO DE TUDO........
Material elaborado pela Profa. Jane Limberger
1 A ESCOLHA DO TEMA...
O projeto de TFG deve obedecer a alguns critérios. São eles:
1.1 A ÁREA
O campo de atuação dos futuros formandos do curso de farmácia é bastante amplo, mas isso todos sabem... Você pode trabalhar em diversas áreas, que diferem muito entre si, e para tomar a decisão da maneira mais correta possível, é preciso conhecer todas as opções disponíveis. Isto deve ser feito durante toda a graduação, não apenas durante as aulas ministradas, mas também, e principalmente, durante os estágios, monitorias, projetos de pesquisa e extensão executados. 
Muitos acadêmicos questionam sobre o quanto um trabalho final é capaz de abrir e fechar as portas para a atuação profissional. Esta também deve ser uma preocupação, sim. Não há duvida de que quando você se propõe a atuar em determinada área, a elaboração do seu trabalho de conclusão voltado para esta atuação pode favorecer o processo de seleção em empresas, tanto para estágio quanto para atuação profissional. Claro que as demais áreas não serão fechadas, ainda mais se você se preocupou durante a faculdade em desenvolver atividades extracurriculares em outros campos de atuação. 
Somado a isso, a escolha da área é importante por que você vai trabalhar diretamente com o tema escolhido durante, no mínimo, um ano! As leituras sobre o tema vão ser constantes e o aprofundamento no assunto, obrigatório. Isto vai refletir no seu desempenho para a elaboração e apresentação do projeto, na coleta e discussão dos dados e também na redação e apresentação do artigo. Não há nada mais estimulante, tanto para o orientador quanto para a banca, do que ver os acadêmicos empolgados com o seu próprio trabalho, apresentando com desenvoltura e motivação o fruto do seu esforço.
1.2 O ASSUNTO OU TEMA 
Partindo do pressuposto que você escolheu a área de atuação baseado nas suas aptidões e preferências pessoais, a escolha do tema deverá seguir a mesma linha de raciocínio. 
Muitas vezes a escolha do tema pode ser fruto de uma necessidade ou curiosidade pessoal, ou seja, sobre um medicamento do qual já se tenha feito uso, de um problema de saúde enfrentado por familiar ou conhecido, de uma preocupação sobre determinado assunto. 
Outras vezes, a escolha do tema vai ser diretamente influenciada pelo orientador, que já possui trabalhos na linha de pesquisa escolhida e busca complementar resultados para a obtenção de boas publicações. 
Geralmente o tema escolhido é bastante abrangente, e deve ser delimitado para facilitar o raciocínio do pesquisador quanto aos objetivos a serem traçados, bem como às metodologias a serem utilizadas. Quanto mais específico o tema escolhido, maior será a facilidade na elaboração do projeto de TFG. 
1.3 VIABILIDADE DO PROJETO
Neste quesito, alguns aspectos devem ser considerados: O primeiro – existe tempo suficiente para a execução das atividades propostas pelo projeto Lembre-se de que o tempo previsto para os ensaios ou pesquisas de campo deve obedecer a um cronograma, mas contratempos acontecem... Reagentes que custam a chegar, liberação dos locais para execução das atividades, dificuldade na busca das fontes, aparelhos que dão problema, enfim, todos estes fatores devem ser considerados para que não ocorram atrasos. Assim, vale a velha máxima: “Não deixe para a última hora”. Evite o stress da correria do final do semestre, quando todos os compromissos parecem acontecer no mesmo dia!
	Outro fator a se considerar é a estrutura para a execução das atividades. Existe um local propício para a coleta dos dados Existem equipamentos Os reagentes e matérias primas estão disponíveis ou precisam ser adquiridos O custo com os reagentes ou matérias primas é viável O local está disponível ou sobrecarregado Lembre-se de que muitas vezes vários projetos podem ser semelhantes e utilizar a mesma área física ou ainda, necessitar equipamentos utilizados em atividades rotineiras de laboratórios de pesquisa e prestação de serviço. Novamente, a recomendação é: “Não deixe para a última hora”. Agende-se! 
1.4 IMPORTÂNCIA DO PROJETO 
Um dos principais objetivos do pesquisador, além de ampliar seus próprios conhecimentos, é publicar os resultados das suas pesquisas e obter reconhecimento pelo seu trabalho.	Desta forma, a escolha do tema deve contemplar um assunto ou uma abordagem de interesse para a sociedade ou para a comunidade científica. 
É comum observar bancas de trabalhos de conclusão, tanto de graduação quanto mestrado e doutorado, questionarem o concluinte quanto à importância do seu trabalho, ou então, em que o trabalho vai melhorar o mundo em que vivemos... Pergunta difícil, não 
1.5 A ESCOLHA DO ORIENTADOR 
Decidido o tema, a escolha do orientador torna-se facilitada. É recomendável dar preferência ao orientador que já tenha trabalhos na área escolhida, pois isto favorecerá a viabilidade do projeto, tanto para execução das atividades quanto para a busca de fontes e discussão dos resultados. Cada orientador possui uma metodologia e um ritmo de trabalho, e o orientando deve se adaptar a ela. Não é a toa que dizemos que o orientando acaba se parecendo com o orientador!

Outros materiais

Perguntas Recentes