Buscar

Relatório Laboratorio Quimica - Oxi-Redução

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�
Universidade Estácio de Sá
Campus Norte Shopping – Turno: Noite
Laboratório de
QUÍMICA GERAL
relatório nº 006
Transferência Eletrônica baseada no princípio da Oxi-Redução
Rafael Melo
Yuri Poncio
Weverson Farias
Brenno Castello
Filipe Niels
Outubro/2011
Resumo											 
 Foi elaborado um experimento que demonstra a transferência de elétrons, através do contato direto entre os reagentes em solução ou pela passagem dos elétrons intermediada por um condutor metálico; neste último caso, tratando-se de uma reação eletroquímica.
Introdução										 
 
A transferência eletrônica baseia-se no princípio da Oxi-Redução, onde Oxidação é a perda de elétrons por um átomo e redução é o ganho de elétrons por um átomo.
Para átomos metálicos a perda e ganho de elétrons é medida pelo potencial elétrico “E°” medido em volts. Todo o átomo que perde e ganha elétrons tem seu “E°”. Chama-se de transferência eletrônica ao fenômeno que ocorre quando colocamos em contato, pelo menos dois metais diferentes, em que se observa que o metal de maior E° transfere elétrons para o metal (íon metálico) de menor E°.
A variedade de reações químicas que envolvem oxidação-redução no cotidiano é surpreendente. Calculadoras, brinquedos, lâmpadas, rádios e muitos outros objetos eletroeletrônicos utilizam pilhas alcalinas para funcionarem. Outros processos como revelação fotográfica, fotossíntese, respiração, assim como os testes de glicose na urina ou de álcool no ar expirado são outros exemplos de reações que envolvem a transferência de elétrons.
 1- Materiais e Metodologia 							 
Para a realização do experimento, foram utilizados os seguintes materiais:
Palha de Aço Fina:
�
 A diferença entre uma palha de aço mais grossa e uma mais fina, está no processo de fabricação; o grau de ajuste das lâminas de corte é que define a espessura do fio resultante. Também influi o tipo de matéria prima a ser usado. Sua função é reduzir, com maior atrito, quantidades significantes de resíduos sobre as superfícies. 
Becker: 
Recipiente simples utilizado em laboratório. Eles são graduados, oferecendo medidas pouco precisas.
Pinça
: 
Todos os materiais descritos e relacionados são necessários para a realização do experimento. 
Metodologia Aplicada:
Foram separadas as lâminas de cobre (CU), Zinco (Zn), chumbo (Pb) e Ferro (Fe).
Com a utilização da palha de aço, foram removidos os resíduos de oxidação presentes nas lâminas dos materiais citados.
Em cada um dos 3 béqueres, foram colocadas soluções de:
Sulfato de Cobre – CuSO₄
Sulfato de Zinco – ZnSO₄
Nitrato de Chumbo – Pb(NO₃)₂
Cada uma das lâminas foram mergulhadas nos béqueres, conforme esquema abaixo, sendo posteriormente aguardados de 2 a 3 minutos, a ocorrência das reações. 
 
Cobre (Cu)
Chumbo (Pb)
Ferro (Fe)
Zinco (Zn)
2 - Resultados e Discussão							
 
 Utilizando o cobre com agente redutor, na substância CuSO4 foi observado que não houve a reação, pois não houve necessidade de troca por serem o mesmo elemento. Com o zinco e com o Fe+3 como agentes redutores houve reação. Repetiu-se o processo com o ZnSO4 e observou-se que na presença de cobre com agente redutor aparentemente não houve reação, pois o cobre é menos reativo que o zinco. Utilizando o zinco como agente redutor, não houve reação pois se trata do mesmo elemento.Utilizando o ferro como agente redutor aparentemente não ocorreu reação, pois o ferro é menos reativo que o zinco.
A reação é formada a partir de uma conversão de elétrons do átomo de zinco para o íon Cu2+. 
Na reação citada, cobre metálico é depositado na superfície do zinco e a cor azul do íon Cu2+ oculta-se quando é substituído pelo íons Zn+2 incolor. 
Conclusões e Referências Bibliográficas
Através das reações de Oxi-Redução analisamos que podemos formar novos compostos conforme a série de reatividade, podendo essa troca ser entre metais, sendo o de maior NOX reduzido e o de menor NOX oxidado; pode ocorrer também entre não metais em uma molécula.
Como nas reações de Oxi-Redução ocorre transferência de elétrons, para balanceá-las deve-se igualar o número de elétrons perdidos e recebidos. Essa variação de elétrons é, portanto a variação do NOX.
Referências bibliográficas:
SZPOGANICZ, Bruno; DEBACHER, Nilo A.; STADLER, Eduardo; Experiências de Química Geral; Florianópolis;UFSC, 2005.
ATKINS, Peter; JONES, Loretta; Princípios de Química: contestando a vida moderna e o meio ambiente; 3ª ed; porto Alegre: Bookman, 2006.
� PAGE \* MERGEFORMAT �1�

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais