Buscar

DIREITO CONSTITUCIONAL I AVALIANDO APRENDIZADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO CONSTITUCIONAL I
	Simulado: CCJ0019_SM_201608035621 V.1 
	Aluno(a): LUIZ MARLON RODRIGUES
	Matrícula: 201608035621
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 04/09/2017 16:18:42 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201608814771)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Adv. Petrobras/CESGRARIO - 2008) Maria é brasileira, funcionária do Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobras, e casada com João, também brasileiro. Foi enviada grávida à Itália, juntamente com sua equipe de trabalho, para tratar de assuntos profissionais do interesse da Petrobras. Ao chegar a Roma, Maria teve complicações na gravidez e deu à luz prematuramente a seu filho Mário, que sobrevive. De acordo com as disposições constitucionais relativas a direitos da nacionalidade, esse filho de João e Maria será:
		
	
	d) brasileiro naturalizado.
	
	a) apátrida.
	
	b) estrangeiro.
	 
	c) brasileiro nato.
	
	italiano, podendo optar pela nacionalidade brasileira após a maioridade.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608120697)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analisando as normas Constitucionais, José Afonso da Silva estabeleceu a classificação clássica das normas constitucionais. Assim, é correto afirmar:
		
	 
	As normas de eficácia limitada são aquelas que não necessitam de legislação infraconstitucional para produzir seus efeitos integralmente.
	 
	As normas constitucionais não têm aptidão para produzir efeitos no mundo material, necessitando de uma legislação infraconstitucional para sua regulamentação.
	 
	As normas de eficácia contida são aquelas que produzem efeitos imediatamente, mas podem ser restringidas pela legislação infraconstitucional.
	 
	Normas de eficácia plena são aquelas que necessitam de uma legislação infraconstitucional para produzirem todos os seus efeitos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608120110)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Eudes dos Capixabas, comerciário, mudou-se para o interior de Roraima, onde sensibilizou-se com a pobreza da população local, que não tinha atendimento médico nem as mínimas condições de saúde. Assim, como estudou até o segundo ano de medicina, começou a dar atendimento médico à população. Tomando conhecimento do que se passava, o MP ofereceu denúncia por exercício irregular da profissão, alegando que o direito fundamental estabelecido no art. 5º XIII da CRFB foi regulamentado por lei específica e que a atividade de Eudes não está de acordo com esta lei. Com base na classificação das normas constitucionais de José Afonso da Silva, é correto afirmar:
		
	 
	C. Trata-se de norma de eficácia limitada, portanto, produzirá seus efeitos totalmente, mas poderá ser restringida por legislação infraconstitucional;
	 
	B. Trata-se de norma de eficácia contida, portanto, produzirá seus efeitos somente quando for editada uma legislação infraconstitucional;
	 
	A. Trata-se de norma de eficácia plena, portanto, produzirá todos os seus efeitos não podendo ser restringida por legislação infraconstitucional;
	 
	D. Trata-se de norma de eficácia contida, portanto, produzirá seus efeitos, mas poderá ser restringida pela legislação infraconstitucional.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608814080)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(DEFENSORIA PÚBLICA/MA ¿ FCC/2009) Relativamente à possibilidade de extradição de indivíduos sujeitos a investigação ou processo criminal perante autoridades estrangeiras, a Constituição da República prevê que o estrangeiro que se encontrar em território nacional (0,5)
		
	
	d) poderá ser extraditado, no caso de prática de crime comum, desde que a condenação seja anterior à sua entrada no país.
	
	a) não será extraditado em hipótese alguma.
	
	e) não poderá ser extraditado, exceto nas hipóteses de cometimento dos crimes de racismo ou tortura.
	 
	b) não será extraditado na hipótese de cometimento de crime político ou de opinião.
	
	c) será extraditado apenas na hipótese de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608712776)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O princípio da assistência jurídica integral e gratuita constitui-se em garantia fundamental de caráter processual que assegura a assistência jurídica integral e gratuita aos hipossuficientes, bem como a gratuidade das despesas processuais. Segundo orientação jurisprudencial perfilhada pelo Supremo Tribunal Federal, referida garantia constitucional poderá ser empregada pelo jurisdicionado quando:
		
	
	comprovar, mediante provas documentais, a insuficiência de recursos.
	
	recolher as custas processuais para, após a comprovação do recolhimento, apreciar a situação de hipossuficiência declarada pelo jurisdicionado.
	
	após comprovar, mediante declaração do imposto de renda, a insuficiência de recursos.
	
	após a instrução do processo, o juiz verificar que realmente o jurisdicionado se apresenta como pessoa hipossuficiente.
	 
	mediante simples declaração de hipossuficiência do jurisdicionado de que não está em condições de pagar as custas do processo e os honorários advocatícios de sucumbência, sem prejuízo próprio ao sustento próprio ou de sua família.

Outros materiais