Buscar

Histologia Veterinaria (Sistema Reprodutor Feminino)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sistema reprodutor feminino
Composto por dois ovários, tubas uterinas, cérvice, útero, vagina e vulva. 
Os ovários constituem a região onde ocorre a foliculogenese e apresenta-se dividido em córtex e medula, sendo que no córtex estão presentes os folículos em diferentes estágios de desenvolvimento: folículo primordial contém um epitélio pavimentoso simples que circunda um oócito primordial. Folículo primário muda o epitélio para cubico simples. Folículo secundário surge outra camada epitelial formando assim um epitélio estratificado que circunda um ovócito, surge também as células da granulosa e a zona pelúcida. Folículo terciário, último estágio de desenvolvimento no qual apresenta duas camadas de células epiteliais bem desenvolvidas, a teca externa e a teca interna, uma zona pelúcida bem visível, células das granulosa, um espaço chamado de antro folicular, uma área de células circundando o oócito denominada de corona radiada e o cúmulos ooforo ligando esse oócito ao restante do folículo. A medula fica centralmente na maioria das espécies e apresenta numerosos vasos sanguíneos, linfáticos e terminações nervosas. No equino é o inverso e há a fossa de ovulação.
 Após o folículo se romper ele segue para as tubas uterinas e então é captado pelo infundíbulo por meio de projeções destas chamadas fimbrias que captam o ovócito e leva por meio de movimentações ciliadas e contrateis para a ampola para ser fecundado e depois até o útero para ocorrer o desenvolvimento do feto. As tubas uterinas são divididas em infundíbulo, ampola e istmo. O infundíbulo é a porção mais próxima do ovário e possui projeções chamadas de fimbrias que captam o ovócito. Possui epitélio colunar simples na maioria das espécies, mas pseudoestratificado na porca e na vaca. É predominantemente ciliado, possui uma submucosa de tecido conjuntivo frouxo envolta sobre uma túnica muscular com duas camadas de musculo liso, uma longitudinal externa e outra circular interna, revestida externamente por epitélio pavimentoso simples. É na tuba uterina que ocorre a capacitação, ou seja, a maturação do espermatozoide para fecundar o ovócito. Em seguida esse ovócito segue para a ampola por meio de movimentos ciliados, onde será fertilizado. Possui epitélio semelhante ao anterior com pregas. O istmo é a última porção da tuba uterina e possui um epitélio colunar simples ou pseudoestratificado, com pregas menos perceptíveis e uma túnica muscular mais desenvolvida a medida que se aproxima do útero, essa túnica apresenta uma lamina serosa de tecido conjuntivo frouxo e um epitélio pavimentoso simples. 
Após o ovócito já ter sido fecundado nas tubas, este segue para o utero que macroscopicamente é constituído por cornos uterinos, corpo e colo do utero ou cervice. As duas primeiras porções apresentam três camadas. A mais interna é a endometrial, composta por tecido conjuntivo frouxo, inúmeros vasos sanguíneos formando um plexo venoso, glândulas endometriais e epitelio colunar simples na maioria das especies, exceto nos ruminantes e suinos que é pseudoestratificado. A camada intermediaria é o miométrio composta por duas camadas de musculatura lisa dispostas em uma camada longitudinal externa e uma circular interna. Apresenta ainda glandulas endometriais e vasos sanguineos. A camada mais externa é o perimetrio composto por tecido conjuntivo frouxo, revestido externamente por epitelio pavimentoso simples. 
A cervice é a última parte do utero e possui epitelio com celulas secretoras de muco, principalmente caliciformes, uma submucosa de tecido conjuntivo denso não modelado e apresenta pregas revestidas por epitelio colunar simples. 
A vagina constitui o segmento no qual é responsável pela receptividade do orgão reprodutor masculino e em algumas especies por captar o semen. Possui epitelio pavimentoso estratificado não queratinizado, submucosa de tecido conjuntivo frouxo a denso sem glandulas, mas com tecido linfoide e uma tunica muscular contendo duas camadas de musculo liso, uma circular interna e uma longitudinal externa, sendo que na cadela e na porca há a presença de uma terceira camada longitudinal interna. Por último temos a vulva que é dividida em labios, vestibulo e o clitóris. Os lábios apresentam pelos, glândulas sebáceas, bem como tecido conjuntivo frouxo a denso. O vestíbulo é revestido por um epitelio pavimentoso estratificado não queratinizado, com numeroso vaso sanguineos formando plexos venosos e um tecido cavernoso eretil. Nos felinos e ruminantes esse epitelio é lubrificado pela secreção das glandulas vestibulares maiores. O último componente é o clitóris, orgão homologo ao penis do macho, possui tecido conjuntivo denso envolvendo um corpo cavernoso clitoriano e um involucro prepucial de tecido epitelial pavimentoso estratificado não queratinizado.

Outros materiais