Buscar

TRABALHO GESTÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Vivian Rodrigues e Inglid Porto 
IDENTIFICAÇÃO
 O colégio Centro Educacional Espaço do Aprender, tem sede em Santa Rosa, na Rua Benício de Souza n° 924, cep: 2739400, tel:(21)2729-6362. CNPJ 20.272.000/0002-33.
 A escola funciona em horário integral de 7hrs às 19hrs e atende alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental. Oferece Inglês (Escola Bilíngue).
OBJETIVO
 A escola tem como objetivo a educação. Garantir condições para que todos os alunos desenvolvam suas capacidades e aprendam os conteúdos necessários para a vida em sociedade.
AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO
 A escola Centro Educacional Espaço do Aprender, foi autorizada a funcionar pela Secretária de Educação de Niterói, através da publicação no diário oficial do estado do Rio de Janeiro em 15 de dezembro de 2013 (processo 200/0016/01000-00).
ALUNOS E COMUNIDADE
 Os alunos da escola são de classe média, onde os pais possuem uma boa renda familiar.
 A região onde a escola está situada é predominantemente voltada para residências, ruas asfaltadas, boa rede de água e esgoto.
ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E TÉCNICA
 A escola centro educacional Espaço do Aprender tem a seguinte estrutura administrativa:
 
▪ Direção: É o núcleo executivo que organiza, executa e controla todas as atividades no âmbito da unidade escolar.
▪ Secretária: Setor da escola responsável pelas funções destinadas a manter os registros, os arquivos de documentação dos alunos e dos funcionários, além de comunicados e expedições para apoiar o desenvolvimento do processo escolar,dando valor legal a toda documentação expedida com aval do Secretário responsável e da Direção da escola.
▪ Nutricionista: É responsável por organizar cardápios para que as crianças tenham uma alimentação saudável.
▪ Coordenação Pedagógica: Acompanha o trabalho pedagógico e estimula os professores. É preciso percepção e sensibilidade para identificar as necessidades dos alunos e professores.
 
▪ Corpo Docente: O professor tem o papel de ensinar as seus alunos a pensar, a questionar e a aprender a ler a nossa realidade, para que possam construir opiniões próprias. 
 O Gestor escolar tem de se conscientizar de que sozinho, não pode administrar uma escola. O caminho é a descentralização, isto é, o compartilhamento de responsabilidades com alunos, pais, professores e funcionários.
ORGANIZAÇÃO FÍSICA
A escola de Ensino Fundamental (1° ano ao 5° ano) possui:
▪ Sala de leitura
▪ Laboratório de informática
▪ Área para educação física e recreação
▪ Brinquedoteca
▪ Refeitório
▪ Banheiros
▪ Secretaria
▪ Sala de coordenação
▪ Salas de aula
▪ Sala dos professores
▪ Sala de artes
▪ Sala da direção
 
 
SALA DE LEITURA
INFORMÁTICA
ÁREA DE RECREAÇÃO E ED. FÍSICA
BRINQUEDOTECA
REFEITÓRIO
BANHEIRO
SECRETARIA
SALA DA COORDENAÇÃO
SALA DE AULA
SALA DOS PROFESSORES
SALA DE ARTES
SALA DA DIRETORA
CONSELHO DE CLASSE
 
 Serão efetuadas reuniões do conselho de classe, para discussão do processo educativo dos alunos e avaliação do rendimento escolar.
 O conselho da escola Centro Educacional Espaço do Aprender é formado pelo Diretor, Coordenador Pedagógico e Professores. Tem como finalidade tratar de assuntos ligados ao funcionamento pedagógico e administrativo escolar.
OBJETIVO DO CURSO
▪ O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
▪ A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
▪ O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e da tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
▪ O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem tem em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA
 O Ensino Fundamental possui 200 dias letivos de efetivo trabalho escolar no ano, não incluindo Reuniões Pedagógicas.
ORGANIZAÇÃO E COMPOSIÇÃO CURRICULARES
▪ Base Nacional Comum
- Língua portuguesa
- Matemática
- História
- Geografia
- Ciências
- Artes
- Educação Física
▪ Parte Diversificada
- Informática
- Música
- Educação Ambiental
▪ Aulas Extracurriculares
- Ballet
- Futsal
- Capoeira
- Natação
- Ginástica Rítmica
- Inglês
AVALIAÇÃO
 A avaliação é uma atividade constante em todo trabalho planejado. É a constatação da correspondência entre a proposta de trabalho e a sua consecução.
▪ Objetivos da avaliação:
-Acompanhar e verificar o desempenho e a aprendizagem dos conhecimentos.
-Verificar se o aluno transfere conhecimento na resolução de situações nova.
▪ Instrumentos de avaliação:
-Todo o trabalho realizado com o aluno é em potencial um instrumento de avaliação.
-Provas, trabalhos de pesquisa, listas de exercícios, frequência, entre outros, devem avaliar os conteúdos e habilidades de forma clara e inteligível.
▪ Recuperação
-São realizadas no decorrer dos períodos letivos, através de atividades escolares suplementares e provas. 
▪ Retenção
-Os alunos que não apresentarem assiduidade compatível no mínimo 75% do total de dias letivos.
-Os alunos que apresentarem rendimento escolar inferior ao conceito REGULAR em cada componente curricular.
PROPOSTA PEDAGÓGICA
 Na escola Centro Educacional Espaço do Aprender, o conhecimento vem da investigação do mundo, esse lugar plural e cheios de estímulos que não vem dividido em especialidades. Nosso aluno pensa o mundo fora da caixa, com uma compreensão global e integrada do que se aprende na escola.
 Nossa proposta esta fundamentada nas concepções construtivista/interacionista do desenvolvimento. Através da pedagogia dos projetos, realizamos um trabalho interdisciplinar que abrange as diversas áreas do conhecimento, levando a criança a perceber as relações entre elas. As atividades são planejadas a partir dos fundamentos teóricos de Paulo Freire, Jean Piaget, Emília Ferreiro, Frenet e Vygotsky.. As aulas exploram os alunos em todas as suas habilidades, é o que se chama de formação integral. 
 
 Para nós educar é investir na aprendizagem com sentido, construí-la a partir da vivência do mundo da criança. Aprender nessa escola tem muito de curiosidade e criatividade. Do 1° ao 5° ano nós pensamos no seu filho o tempo inteiro.
 Turmas de até 20 alunos, o Ensino Fundamental conjuga o estimulo á criatividade a uma maior preocupação com os conteúdos disciplinares. Os alunos têm, como parte das aulas regulares, Educação Nutricional e Ambiental, Informática e Inglês. Visitas periódicas a museus e centros culturais dão oportunidades múltiplas de aprendizado, que não se restringe aos muros da escola. Assim o princípio da formação integral enxerga a criança em todas as necessidades, contemplando os aspectos cognitivo, afetivo e social. 
 Currículo: do 1° ao 5 ° ano 
 
Horários:
Manhã – 7h30 ás 12h30
Tarde – 13h ás 18h
Integral – 7h ás 19h
 
 FIM!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais