Buscar

1° Prova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Pará
CCS-HUJBB
Departamento de Anatomia e Fisiologia Patológicas
Disciplina Anatomia Patológica
1ª Avaliação Data: Turma:
Aluno(a):
1. Marque F quando falso e V quando verdadeiro: (0,25pt cada)
( ) Na caquexia cancerosa, a via ubiquitina-proteassomo encontra-se intensificada, o que possivelmente explica a atrofia que acompanha este processo.
( ) Hipertofia significa aumento do órgão, tecido devido aumento de novas células.
( ) Os pacientes com Esôfago de Barret tem chances maiores de evolução para câncer de esôfago.
( ) Os processos de atrofia, hipertrofia, hiperplasia e metaplasia são sempre reversíveis
2. Correlacione(1pt)
A) Esôfago de Barret ( ) Hiperplasia fisiológica
B) Mama na gestação ( ) Displasia
C) Bócio ( ) Atrofia
D) Envelhecimento ( ) Metaplasia
E) Atofia celular ( ) Hiperplasia patológica.
3. Complete: (1 pt cada)
a) O fixador ideal para citologia é .................................. e para histologia é .............................. .
b) Os quatro aspectos das doenças que formam o cerne da patologia são: ..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................... .
c) A lesão celular resulta de anormalidades funcionais e bioquímicas em um ou mais componentes celulares essenciais. Os alvos mais importantes dos estímulos nocivos são:
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................... .
d) Lesão celular por radicais livres. Os efeitos dessas espécies reativas são amplos, mas três reações são particularmente relevantes para a lesão celular: ..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................... .
e) Dois padrões de lesão celular reversível podem ser reconhecidos à microscopia ótica: ........................................................................................................................................... .
f) As alterações nucleares de necrose são: picnose, carioréxis e cariólise. Uma vez as células necróticas tenham sofrido tais alterações, a massa dessas células pode apresentar diversos padrões morfológicos. Quando a desnaturação é o padrão primário se desenvolve a necrose de ............................... . Quando predomina a digestão enzimática, o resultado é a necrose de ............................ . Em circunstâncias especiais, pode ocorrer a necrose ................... ou a necrose ............................. .
g) Apesar de o clássico exemplo de apoptose ser a morte programada de células durante a embriogênese, ainda não sabemos o que desencadeia a apoptose nessa situação. Entretanto, como exemplos bem definidos de apoptose temos:........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................ .
h) O pigmento exógeno mais comum é .....................................................; a lipofuscina é .........................................................................................................................................................................................................................................................................................; hemossiderina é ........................................................................................................................................................................................................................................................................................ . Calcificação distrófica é ..........................................................................................................................................................................................................................................................................................
E calcificação metastática ........................................................................................................................................................................................................................................................................................ .

Outros materiais