Buscar

Av1 e Av2 Anatomia Palpatória

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Teste de Conhecimento Anatomia Palpatória
Para nos auxiliar na palpação de um músculo, devemos solicitar um movimento do tipo_______________ para melhor sensibilidade e identificação da estrutura.
	
	isométrico
Em toda a superfície da pele existem receptores especializados para detectarem estímulos provenientes do meio externo, tais como, os quimiorreceptores, ligados ao olfato e paladar; os fotorreceptores, ligados à visão; as terminações livres; os termorreceptores, ligados à temperatura; e os mecanorreceptores, ligados ao tato e pressão. Na anatomia palpatória já que utilizamos a todo o momento o toque para reconhecer uma estrutura ou fazer uma avaliação, os mecanorreceptores são primordiais, e são encontrados na epiderme e derme. Dentro das características estudadas sobres os receptores de tato podemos afirmar:
	
	Os Corpúsculos de Meissner, localizados em grande quantidade nas pontas dos dedos, são responsáveis pelo tato e sensíveis as vibrações.
Para palparmos uma região com considerável volume adiposo, devemos proceder com a palpação__________________, acompanhada de um melhor posicionamento a favor da gravidade.
	
	lenta e gradativa
Para palpar a tensão das fibras descendentes do músculo trapézio deve-se solicitar ao indivíduo o movimento de:
	
	Elevação da escápula
Músculos antebraquiais palmares são apoiarmos a região tenar de uma de nossas mãos sobre o epicôndilo medial do úmero e deixarmos apontados os dedos em direção ao punho, teremos de radial para ulnar, correspondendo ao polegar: o pronador redondo, ao indicador: flexor radial do carpo, ao terceiro dedo: o palmar longo, ao quarto dedo: o flexor superficial dos dedos e o quinto dedo: o flexor ulnar do carpo. Todos esses músculos têm origem no epicôndilo medial do úmero, por intermédio de um tendão comum. Sobre este tema, marque a alternativa que melhor representa a palpação do músculo Flexor Superficial dos Dedos
	
	Paciente sentado, cotovelo fletido a 90° e apoiado na maca, antebraço supinado. Fisio - sentado, de frente para o paciente, com uma das mãos segurando a mão do paciente só que segurando os dedos. O terapeuta irá resistir à flexão das interfalangeanas proximais, mantendo as distais estendidas. A tensão dos flexores superficiais poderá ser sentida pela polpa dos 2° e 3° dedos do terapeuta, que estarão localizados medialmente ao palmar longo. 
Músculos do Braço são Córaco braquial, bíceps braquial, braquial, tríceps braquial. Marque a alternativa correta que corresponde a melhor estratégia para palpação do músculo Bíceps Braquial.
	
	Paciente sentado, cotovelo fletido, antebraço apoiado na mão do terapeuta, em posição neutra. Fisio - em pé, de frente para o paciente, com uma de suas mãos sustentando o antebraço do paciente. O terapeuta resistirá aos movimentos simultâneos de supinação e de flexão do cotovelo realizados pelo paciente. O bíceps ficará bem proeminente e o terapeuta poderá palpar o ventre muscular de suas duas porções.
Pode-se citar como músculos do ombro deltóide, subescapular, supra-espihoso, infra-espinhoso, redondo menor, redondo maior. A melhor estratégia para palpação do músculo Redondo Maior é:
	
	Posição do paciente e terapeuta semelhante à palpação anterior. O terapeuta localizará seu dedo sensitivo na borda lateral da escapula próximo ao ângulo inferior e pedirá ao paciente que execute rotação medial de úmero. Com sua mão sensitiva palpará o redondo maior, logo acima do grande dorsal, aproximadamente a dois dedos transversos do ângulo inferior da escápula.
Músculos que ligam o Membro Superior, Cintura Escapular à Coluna Vertebral: Trapézio, grande dorsal. rombóide maior, rombóide menor, levantador da escápula. Marque a alternativa correta que corresponde a melhor estratégia para palpação do músculo trapézio.
	
	Palpação global do trapézio - fibras superiores, médias e inferiores. Paciente em pé ou sentado de costas para o terapeuta. Fisio - pede ao paciente para elevar os braços simultaneamente, atingindo aproximadamente 100° de abdução da articulação do ombro e de forma concomitante deve realizar um esforço de adução escapular, os cotovelos deverão estar flexionados.
Qual o ligamento que será palpado entre o epicôndilo medial e olécrano?
	
	Ligamento colateral medial
O músculo braquial é palpável na região inferior do braço, lateralmente e medialmente ao biceps braquial, aproximadamente a um dedo e meio transverso, acima da articulação do cotovelo. Marque a alternativa correta que representa a melhor estratégia durante a palpação deste músculo.
	
	Paciente - sentado com o cotovelo ligeiramente fletido e apoiado na maca sobre um travesseiro, antebraço pronado e também apoiado. Fisio - em pé de frente para o paciente. O terapeuta posicionará uma de suas mãos na região distal do antebraço do paciente próximo ao punho. Com a outra mão posicionará a polpa de seus dedos a aproximadamente um dedo e meio transverso, acima da articulação do cotovelo, da seguinte maneira: a) 2° dedo lateralmente ao bíceps braquial, 3° dedo medialmente ao bíceps braquial; b) pedirá ao paciente um pequeno esforço para realizar a flexão do cotovelo que será resistida pelo terapeuta com uma de suas mãos; a contração do braquial será percebida pelos dedos do terapeuta.
Músculos antebraquiais palmares são apoiarmos a região tenar de uma de nossas mãos sobre o epicôndilo medial do úmero e deixarmos apontados os dedos em direção ao punho, teremos de radial para ulnar, correspondendo ao polegar: o pronador redondo, ao indicador: flexor radial do carpo, ao terceiro dedo: o palmar longo, ao quarto dedo: o flexor superficial dos dedos e o quinto dedo: o flexor ulnar do carpo. Todos esses músculos têm origem no epicôndilo medial do úmero, por intermédio de um tendão comum. Sobre este tema, marque a alternativa que melhor representa a palpação do músculo Flexor Radial do Carpo.
	
	
	Paciente sentado, cotovelo fletido a 90° e apoiado na maca, antebraço supinado. Fisio - sentado, de frente para o paciente, com uma das mãos segurando a mão do paciente. O terapeuta pedirá ao paciente que execute os movimentos simultâneos de flexão do punho e desvio radial, que serão resistidos pelo terapeuta. O tendão do flexor radial do carpo ficará proeminente próximo ao punho, lateralmente ao palmar longo
Para a palpação do músculo romboide maior, a posição mais adequada para o paciente adotar em relação ao fisioterapeuta, a ação muscular pedida e o local de palpação respectivamente são:
	
	de costas / adução escapular / borda medial da escapula próximo ao ângulo inferior 
Para melhor palpação do músculo bíceps braquial devemos solicitar:
	
	Flexão de cotovelo e supinação
A primeira costela é facilmente palpável e devemos avaliar a região quando o paciente apresenta uma dor cervical que se irradia para o membro superior. Onde é possível palpar o corpo da primeira costela?
	
	Palpá-la acima e atrás do corpo clavicular.
O sulco do nervo ulnar pode ser palpado entre quais estruturas:
	
	Entre o epicôndilo medial e o olécrano
Paciente sentado ou em pé, de frente para o terapeuta com o braço fletido e ligeiramente abduzido a aproximadamente 90 graus. O terapeuta requisita o movimento de adução horizontal e resiste a esse movimento procurando palpar, anteriormente, o músculo:
	
	peitoral maior
Na palpação da clavícula, quando estamos de frente para o paciente, podemos sentir 2 curvas sucessivas de medial para lateral. Sabemos também que ela se articula respectivamente, medialmente e lateralmente com __________ e ___________:
	
	convexidade anterior e concavidade anterior / esterno e acrômio. 
A escápula é um osso plano, posicionada sobre o gradil costal e sobre quais costelas?
	
	Entre a segunda e a sétima costelas
Tânia, 47 anos de idade, relata dor durante a elevação do braço. Quais estruturas podem estar envolvidas?
	
	bursa subacromial e o tendão do m. supraespinhal 
Paciente em pé com braçosao longo do corpo, fisioterapeuta localiza a espinha da escápula, palpa imediatamente acima dela e solicita para o paciente elevar o ombro contra a resistência imposta na mão homolateral. Qual estrutura esta sendo palpada?
	
	
	Músculo trapézio fibras superiores.
A palpação do nervo ulnar se dá entre as seguintes estruturas: 
epicôndilo medial do úmero e olecrano
A palpação do músculo subescapular se faz com o dedo sensitivo apoiado na __________ e requisita-se ao paciente o movimento de ______________ do úmero:
	
	região axilar / rotação medial
Uma dona de casa dona de casa foi encaminhada ao fisioterapia apresentando dor na região medial do cotovelo direito durante os afazeres domésticos, principalmente ao torcer a roupa durante o processo de lavagem. Indique os músculos superficiais e a estrutura óssea na qual eles estão inseridos no cotovelo que apresentam dor a palpação.
	
	Epicôndilo medial, músculo pronador redondo, músculo flexor radial do carpo, músculo palmar longo e músculo flexor ulnar do carpo.
Marque a resposta correta na qual constam alguns músculos que estão envolvidos na epicondilite lateral e que podem ser palpados na face dorsal do antebraço.
	
	
	extensor radial longo do carpo e extensor radial curto do carpo 
Um jogador de tênis foi encaminhado ao setor de fisioterapia apresentando dor na região lateral do cotovelo direito devido esforço realizado em uma partida. Indique os músculos superficiais e a estrutura óssea na qual eles estão inseridos no cotovelo, que apresentam dor à palpação.
	
	Epicôndilo lateral, músculos braquiorradial, extensor radial longo do carpo, extensor comum dos dedos, extensor ulnar do carpo.
Carmem, 45 anos, é encaminhada para avaliação fisioterapêutica com quadro de cervicodorsalgia. O fisioterapeuta a avalia e no decorrer da avaliação solicita que Carmem fique sentada, braço em rotação medial com o antebraço apoiado nas costas e requisita a ação de adução da escápula para palpar no 1/3 inferior de seu bordo medial da escápula o músculo:
	
	
	romboide maior 
O tendão do músculo peitoral menor pode ser palpado na região __________________________, solicitando a ação de ____________________ .
	
	
	do processo coracóide.....depressão do ombro
O pulso periférico pode ser monitorado pela palpação em vários locais do corpo. As artérias superficiais localizadas sobre uma superfície óssea são mais fáceis de palpar e denominam-se pontos de pulso. Indique com precisão a localização do pulso braquial.
	
	Face medial da cavidade antecubital entre o bíceps e o tríceps braquial.
Sabe-se que o plexo braquial emerge desde a vértebra cervical C4 até a vértebra torácica T1 e atravessa alguns músculos anteriores às vértebras cervicais. Consegue-se localizá-lo solicitando ao paciente uma rotação e lateroflexão contralateral da cabeça e é sentido um cordão cilíndrico posteriormente ao ventre muscular do músculo esternocleidomastoideo e acima da clavícula. Quais são esses músculos profundos que se situam nessa região junto ao plexo braquial.?
	
	Músculos escaleno médio e escaleno anterior 
Ana, 20 anos de idade, estuda comunicação social. Relata esta sentindo dor na mão (E) e dormência nos dedos da mão (E). Você decide palpar os nervos ulnar, mediano e radial durante o seu trajeto no braço. Marque a opção correta.
	
	entre os músculos bíceps e tríceps braquial medialmente 
Paciente em decúbito dorsal e examinador ao lado. Com uma das mãos deve sustentar o braço do paciente em abdução. Com o 2º e 3º dedos na face medial do braço (sulco existente entre os mm. bíceps e tríceps) se percebe o pulso da artéria braquial. A partir desse ponto, o examinador deverá deslizar seu dedo sensitivo superiormente até encontrar um "cordão rígido" no sentido superior para encontrar:
	
	Nervo mediano 
Ao deslizar os dedos da mão entre o tórax e a escápula, palpando-a em sua face anterior e solicitar uma rotação interna de ombro, o terapeuta estará sentindo:
	
	m. sub-escapular
Ao examinar um paciente com síndrome do impacto do ombro, devemos levar em consideração o seguinte quadro clínico: dor é a maior queixa relatada pelos pacientes e geralmente e de início insidioso e de longa duração com períodos de remissão e piora. O local típico da dor é na face lateral do ombro, podendo ir para cotovelo e região posterior do ombro. Nesse tipo de patologia a musculatura do manguito rotador deve ser avaliada com cuidado, sendo a palpação uma técnica importante na avaliação cinesiofuncional do fisioterapeuta. Para realizar a palpação do músculo infraespinhal utilizamos a seguinte técnica:
	
	Paciente em posição ortoestática ou sentado. O examinador colocará sua mão sensitiva na fossa infraespinal de medial para lateral, logo abaixo da porção posterior do deltóide. Com a outra mão posicionada no 1/3 proximal do antebraço do paciente, irá resistir à rotação lateral do braço.
Na região anterior do punho palpa-se dois nervos muito importantes para o membro superior. O primeiro se situa medialmente a face anterior do punho e o segundo situa-se na face anterior ao punho. Quais são esses nervos respectivamente?
	
	
	Nervo Ulnar, Nervo Mediano
Para melhor palpação das fibras claviculares do músculo peitoral maior, é solicitado ao paciente:
	
	Adução horizontal do ombro
Paciente com queixas de dor no ombro procurou o serviço de fisioterapia para avalição. Quando o terapueta palpou uma pequena depressão entre o tubérculo maior e o tubérculo menor do úmero o paciente relatou dor, assim como ao movimento de supinação de antebraço de maneira resistida. De acordo com a região anatômica e ao movimento desencadeador de dor, qual estrutura é o provável foco de dor do paciente?
	
	Tendão da cabeça longa do bíceps
Após uma entorse por inversão o paciente relatou dor a palpação na região anterior do maléolo lateral. Qual o ligamento está sendo palpado?
	
	Ligamento talofibular anterior
José, 20 anos de idade, estuda ciências da computação. Relata estar sentindo perda de forma na mão (E) e dormência no 5˚ dedo da mão (E). Você decide palpar o nervo ulnar durante o seu trajeto. Cite qual das opções abaixo faz parte do trajeto do nervo ulnar.
	
	entre o olécrano e o epicôndilo medial 
Como devemos proceder para palparmos o tubérculo do escafóide na mão do paciente?
	
	Localizo a prega de extensão de punho e deslizo o dedo sensitivo para distal seguindo o lado radial.
O tendão do músculo tríceps braquial é palpado em qual região?
	
	Na fossa do olécrano 
Um paciente procura um fisioterapeuta para realizar uma avaliação cinesiofuncional com a seguinte história clínica: paciente do sexo masculino, 50 anos, com dor na região lateral do cotovelo direito há 1 ano. Paciente refere ter dor durante prática de tênis. Passou por tratamento fisioterápico com fases de melhora no período. Hipótese diagnóstica: epicondilite lateral. Exame solicitado: ressonância magnética do cotovelo, com o seguinte resultado: tendinopatia crônica do comum dos extensores (epicondilite lateral), com ruptura parcial da porção mais anterior do tendão, lesão parcial/crônica do ligamento colateral lateral, ruptura parcial da porção proximal do m. extensor dos dedos, pequeno derrame articular. Durante a avaliação, o fisioterapeuta deve realizar a palpação da região do epicôndilo lateral com a seguinte técnica:
	
	Paciente sentado com apoio da maca. O examinador, com o dedo sensitivo na região de cotovelo lateralmente, irá localizar uma proeminência óssea.
Qual estrutura muscular pode ser palpada na concavidade póstero-medial da clavícula?
	
	Cabeça clavicular do m. esternocleidomastoide
O Tubérculo Maior do Úmero é palpado:
	
	Lateralmente em relação ao tubérculo menor;
Na região posterior do cotovelo conseguimos palpar o tendão do músculo tríceps braquial indo em direção a sua fixação distal que se encontra no(a):
	
	
	Olécrano
O fisioterapeutaem sua avaliação resolve palpar estruturas na escápula do paciente. Pode-se afirmar que ele conseguirá palpar:
	
	Ângulo inferior, borda lateral ou axilar, borda medial ou vertebral, ângulo superior, espinha da escápula, acrômio e processo coracóide. 
Qual estrutura tendinosa está localizada no sulco intertubercular do úmero?
	
	Tendão da cabeça longa do m. bíceps braquial
É denominado como músculo longo e fusiforme localizado medialmente ao músculo pronador redondo. No meio do antebraço seu ventre muscular é substituído por um tendão longo e achatado se tornando um cordão à medida que se aproxima do punho onde é facilmente palpado. Para atingir sua inserção, seu tendão segue através de um canal do retináculo dos flexores. Este músculo realiza flexão e abdução (desvio radial) da mão sendo testado com a face posterior do antebraço e a mão encostada numa mesa contra uma resistência. Qual é o músculo abordado?
	
	Flexor radial do carpo
Os músculos do ombro são deltóide, subescapular, supra-espinhoso, infra-espinhoso, redondo menor, redondo maior. Marque a alternativa correta que corresponde a melhor estratégia para palpação do músculo Subescapular.
	
	Paciente em pé, tronco flexionado à frente, braço pendente, em posição neutra ou em DD, com o braço em flexão e ligeira abdução pelo terapeuta. Fisio - ao lado e atrás do paciente ou à frente do paciente. O terapeuta colocará a polpa de seus dedos na região axilar, à frente do músculo grande dorsal, na direção da superfície costal da escápula, e dorsalmente ao peitoral maior. O paciente fará um movimento de rotação medial do braço, o que evidenciará a tensão do subescapular que será percebida pelos dedos do terapeuta. 
Para a palpação do músculo romboide maior, a posição mais adequada para o paciente adotar em relação ao fisioterapeuta, a ação muscular pedida e o local de palpação respectivamente são:
	
	de costas / adução escapular / borda medial da escapula próximo ao ângulo inferior 
Músculos antebraquiais palmares são apoiarmos a região tenar de uma de nossas mãos sobre o epicôndilo medial do úmero e deixarmos apontados os dedos em direção ao punho, teremos de radial para ulnar, correspondendo ao polegar: o pronador redondo, ao indicador: flexor radial do carpo, ao terceiro dedo: o palmar longo, ao quarto dedo: o flexor superficial dos dedos e o quinto dedo: o flexor ulnar do carpo. Todos esses músculos têm origem no epicôndilo medial do úmero, por intermédio de um tendão comum. Sobre este tema, marque a alternativa que melhor representa a palpação do músculo Flexor Radial do Carpo
	
	Paciente sentado, cotovelo fletido a 90° e apoiado na maca, antebraço supinado. Fisio - sentado, de frente para o paciente, com uma das mãos segurando a mão do paciente. O terapeuta pedirá ao paciente que execute os movimentos simultâneos de flexão do punho e desvio radial, que serão resistidos pelo terapeuta. O tendão do flexor radial do carpo ficará proeminente próximo ao punho, lateralmente ao palmar longo.

Outros materiais