Buscar

Av1 e Av2 de Fisioterapia da Familia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Teste de Conhecimento Fisioterapia da Família
Para o controle da AIDS, da Dengue ou da Doença de Chagas, é adequado propor ações multissetoriais, pois fatores externos às ações de saúde, como educação, saneamento, desmatamento entre outros, são determinantes para a redução da incidência das doenças evidentes. O princípio organizativo do Sistema Único de Saúde a que o texto acima se refere é:
	
	Intersetorialidade
Numa visita da Fisioterapia ao domicílio foi constatado a existência de uma idosa , a qual é responsável pelo cuidado de cinco netos, de idades entre 12 anos e 1 ano. A filha trabalha como doméstica , ficando fora da casa durante toda a semana. Após levar para a reunião da equipe a situação da família foi acordado a inclusão da idosa no grupo do idoso, o qual possui objetivos de prevenir quedas e promover uma integração social entre os idosos. De acordo com o texto acima assinale a alternativa correta em relação ao nível de atenção à saúde o qual a ação está inserida.
	
	Nível primário
A Constituição Federal de 1988 deu um importante passo na garantia do direito à saúde com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS). Sobre os princípios que norteiam o SUS, assinale a alternativa correta:
	
	Acesso universal, ou seja, todo cidadão tem direito de ser atendido, de forma gratuita, nos serviços públicos de saúde.
Assinale a alternativa que corresponda ao princípio da equidade:
	
	Terá prioridade ao acesso aquele que necessita mais, de acordo com a complexidade do caso e da situação socioeconômica do sujeito.
Em 24 de Janeiro de 1924 surge a ____________________, por intermédio da Lei Eloi Chaves, a qual determinava que os trabalhadores que contribuíssem com as ______________________ teriam o privilégio de assistência médicas para eles e seus familiares. Assinale a alternativa que contém os termos que preenchem corretamente as lacunas do texto.
	
	Previdência Social / Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAPs);
Movimento articulado ao longo dos anos 70 e 80 no Brasil, com o objetivo de reformulação do sistema de saúde brasileiro em grande crise. Preconizava a criação de um sistema único de saúde, acabando com o duplo comando do Ministério da Saúde e do INAMPS. Qual foi esse movimento?
	
	Reforma Sanitária
No Brasil, as rupturas dos saberes que envolvem o processo saúde e doença vêm ocorrendo de forma lenta e com diversas intensidades, em todos os níveis de complexidade, principalmente na atenção básica, por ser um campo em plena expansão e ao mesmo tempo em permanente construção. PORQUE Mudanças constantes na atenção a saúde são disparadas no cotidiano das práticas nos mais diferentes espaços e principalmente nos Núcleos de Apoio a Saúde da Família, dentre eles a Fisioterapia, que pela vivência no campo da reabilitação, em especial na média e alta complexidade, requer um (re)dimensionamento das suas práticas para atender a essa realidade atual.
	
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. 
Quais são os princípios doutrinários do SUS:
	
	Universalidade, Equidade e Integralidade
As necessidades da saúde da população são complexas e necessitam de um enfoque importante por parte das políticas de saúde. Com relação as ações e serviços de saúde do SUS podemos afirmar:
	
	Tem enfoque de promover ações descentralizadas e regionalizadas, com divisão, hierarquia e autonomia entre os entes federativos
A Constituição Federal estabeleceu um sistema único de saúde para melhorar a gestão dos recursos destinados 'a população.Nos termos da Lei Maior, uma das diretrizes desse sistema consiste no(a) :
	
	Descentralização,com direção única em cada esfera de governo
Hoje, na política que rege dentro do Sistema Único de Saúde, a transferência de verba para os Municípios e a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), o Município receberá mensalmente um valor para ser designado aos programas de saúde aos quais adere e que deve comprovar que está mantendo através de relatórios. Esse valor é referente a:
	
	PAB variável
São dispositivos da Lei 8.080/90, EXCETO:
	
	A iniciativa privada poderá participar do Sistema Único de Saúde (SUS) em caráter prioritário;
A comunidade ¿A¿, situada na zona rural, com condição de vida precária, não possui assistência à saúde, pois os seus trabalhadores vivem da produção própria e não contribuem para a previdência social. A Lei Orgânica da Saúde, Lei Nº 8.080, é incisiva nos seus princípios e diretrizes quando destaca: 1- A universalidade de acesso aos serviços de saúde em todo os níveis de assistência, portanto os moradores da comunidade ¿A¿ não precisam contribuir com o Estado para terem acesso aos serviços de saúde. 2- A igualdade de assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie seja a população urbana ou rural. 3- A participação da comunidade. São CORRETAS as afirmativas:
	
	1, 2 e 3. 
Referem-se às instâncias colegiadas municipais do Sistema Único de Saúde, previstas na Lei Federal 8.142/90 do Ministério da Saúde:
	
	Conferência Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde
Princípio do SUS que assegura ações e serviços de todos os níveis, de acordo com a complexidade que cada caso requeira, more o cidadão onde morar, sem privilégios e sem barreiras:
	
	Equidade. 
I - O PACS foi criado para garantir o acesso a serviços baseados na promoção de saúde e no fortalecimento do vínculo com a comunidade; 
II -O agente comunitário presta serviço ao Ministério da Saúde; 
III - Para ser agente comunitário é necessário residir na mesma área de atuação, ter o ensino fundamental e o curso de qualificação básica para formação de agente comunitário; 
IV - A remuneração do agente comunitário compete ao município; 
V - O agente comunitário realiza somente promoção de saúde. 
É correto apenas o que se afirma em: 
	
	III e IV
A Estratégia de Saúde da Família tem como uma das suas formas de atuação a promoção de saúde. Assinale a alternativa que contenha o exemplo correto de promoção de saúde.
	
	Programa de combate ao tabagismo em moradores de uma determinada comunidade.
O Núcleo de Apoio a Saúde da Família foi a forma encontrada para garantir a resolutividade e a continuidade do acesso. Marque a opção correta:
	
	A determinação do NASF 1, 2 e 3 está relacionada ao número de equipe da saúde da família que serão assistidas. 
Em relação ao histórico do sistema único de saúde, sabe-se que o programa de agentes comunitários de saúde surge em 1997 com o objetivo de:
	
	Concretizar a descentralização do SUS 
De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica, para a implantação de Equipes de Saúde da Família (ESF) é necessária a existência de equipe multiprofissional responsável por, no máximo, 4.000 habitantes. Considerando uma população de, aproximadamente, 336.000 habitantes, qual o número mínimo de ESF que o município deve implantar para atingir 100% de cobertura?
	
	84
Segundo a Lei Federal 8.142/90, para que os municípios recebam repasses de recursos, deverão contar com:
	
	Conselho Municipal de Saúde e Fundo Municipal de Saúde. 
O Pacto pela Saúde é um conjunto de reformas institucionais pactuados entre as três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), estabelecendo metas e compromissos para cada ente da Federação. Suas três dimensões são: saúde, defesa da vida e gestão do SUS. Assinale a alternativa correta a respeito desse assunto.
	
	A promoção da saúde e o fortalecimento da atenção básica são prioridades do Pacto em Defesa do 
Sobre a lei 8.080 de 19 de setembro de 1990, assinale a alternativa correta:
	
	Dispõe sobre as condições para a promoção, a proteção e a recuperação da saúde;
Por intermédio da Constituição Federal de 1988, foi assegurada legalmente a criação do SUS, que no artigo 198 estabelece seus alicerces. Assinale a alternativa que representa corretamente um dos alicerces do SUS:
	
	Participação comunitáriaAs disposições legais sobre Conselhos de Saúde e Conferências de Saúde estabelecem que suas organizações e normas de funcionamento deverão ser definidas através de: (Lei Federal nº. 8142/1990)
	
	Regimento próprio aprovado pelo respectivo Conselho
A Constituição de 1988 e as ¿Leis Orgânicas da Saúde¿ Lei nº. 8.080 de 19 de setembro de 1990 e Lei nº. 8.142 de 28 de dezembro de 1990, incorporaram grandes mudanças no sistema público de saúde, dando origem ao SUS com seus princípios:
	
	Universalidade, Eqüidade e Integralidade, 
São instâncias colegiadas do Sistema Único de Saúde previstas na Lei Federal 8.142/90:
	
	Conferência de Saúde e Conselho de Saúde

Outros materiais