Buscar

gestao de beneficios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0522_AV_201506799541 » GESTÃO DE BENEFÍCIOS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	PAULO RAIMUNDO GARCIA DE OLIVEIRA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 7,0    Nota de Partic.: 1,5   Av. Parcial 1,5  Data: 02/09/2017 10:06:36
	
	 1a Questão (Ref.: 201507711816)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A previdência privada é complementar à previdência pública e, por conseguinte, é uma aposentadoria que não está adstrita ao INSS-Instituto Nacional do Seguro Social. Diante disto, qual é a finalidade da previdência privada?
		
	
Resposta: A previdencia privada tem como objetivo dar ao seu beneficiario uma tranquilidade financeira na sua velhice,devolvendo a ele integralmente ou em parcelas previamente definidas os valores depositados ao longo dos anos na mesma, e corrigido monetariamente.
	
Gabarito: A previdência privada é uma forma de poupança de longo prazo para evitar que a pessoa na aposentadoria sofra uma redução muito grande de sua renda. Por sua vez, qualquer pessoa que receba mais do que o teto de benefício da Previdência Social (INSS) deve se preocupar em formar uma poupança, seja através da previdência privada ou de recursos administrados por sua própria conta.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201507759890)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	O financiamento de imóveis é um dos mais complexos e onerosos benefícios que uma organização poderia ter, é praticamente inviável e igualmente incomum ser praticado. Porém, as empresas podem ajudar aos colaboradores fazendo convênios com lojas de material de construção. Que vantagens poderia proporcionar com este convênio?
		
	
Resposta: Em relação a loja com o empregado poderiam ser juros menores, parcelamentos mais longos, garantia de crédito. Ja em relação ao empregado empresa, geraria mais responsabilidade com a empresa, diminuição do absenteísmo , gratidão, e uma maior segurança e comodidade para a familia do empregado.
	
Gabarito: As vantagens estão no fato de que o trabalhador possa realizar as necessárias melhorias habitacionais, como transformar em alvenaria (ainda que parcialmente) um imóvel de madeira. Ou pintar, ampliar, reformar sua residência.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201507478464)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Abraham Harold Maslow, nos idos de 1943, promulgou a teoria da motivação humana baseada na Hierarquia das Necessidades Humanas. A doutrina desse emérito referencial teórico, diz que o comportamento das pessoas está associado a um processo de satisfação de suas necessidades e por sua vez, afirma que a satisfação das necessidades humanas é temporal. Em face do exposto, quais são as hierarquias das necessidades preconizadas pelo emérito referencial teórico, tendo como base que as necessidades dos níveis mais baixos têm de ser atendidas para que o ser humano almeje os níveis superiores?
		
	
	Sociológica, segurança, sociais, estima e autorrealização.
	 
	Fisiológica, segurança, sociais, estima e autorrealização.
	
	Biológica, segurança, sociais, estima e autorrealização.
	
	Fisiológica, reconhecimento, sociais, estima e autorrealização.
	
	Biológica, segurança, sociais, satisfação e autorrealização.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201507592751)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O benefício do Caixa Eletrônico também deve ser considerado de caráter supletivo, proporcionando aos trabalhadores certas comodidades, identifique a única opção que NÃO pode ser atendida por essa modalidade de benefício.
		
	 
	Sustar cheques.
	
	Fazer saques.
	
	Realizar pagamentos de contas.
	
	Informações sobre saldo bancário.
	
	Fazer transferências de valores.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201507121034)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O adiantamento quinzenal é uma forma que as empresas, que trabalham com empregados de baixa renda, garantir que seus empregados não fiquem desprovidos de dinheiro por um tempo longo. Qual a falha que o RH comete com relação a esse benefício?
		
	
	Não fazer propaganda desse benefício
	
	Não fazer adiantamento semanal, que seria um prazo menor
	 
	Não considerar o adiantamento quinzenal como benefício
	
	Obriga a empresa a gerar duas folhas e isso aumenta o seu custo
	
	Não fazer pagamentos diários; assim o empregado teria dinheiro todos os dias
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201507527307)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Fatores que afetam o custo da Assistência médica:
		
	
	Faixa etária dos Recursos Humanos. Sinistralidade . Uso ou não da Co participação. Tipo de atividade profissional e localização da empresa.
	
	Tipo de atividade profissional e localização da empresa. Inflação. ramo de atividade da organização
	 
	Faixa etária dos Recursos Humanos. Participação de agregados no plano. U so ou não da Co participação. Tipo de atividade profissional e localização da empresa.
	
	Faixa etária dos Recursos Humanos. Sinistralidade . Uso ou não da Co participação. Tipo de atividade profissional e localização da empresa. Inflação.
	
	Participação de agregados no plano. Uso ou não da Co participação. Tipo de atividade profissional e localização da empresa.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201507127210)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A empresa Alfa decidiu buscar a certificação de qualidade para aumentar sua competitividade no mercado em que atua. Para tanto, estabeleceu prazo de dezoito meses para obtenção da certificação. A certificação ISO 9001 trabalha com procedimentos estabelecidos para cada atividade que afeta o produto/serviço. Assim, a empresa deve definir seus procedimentos que irão compor o manual da qualidade e servirão de orientação e treinamento de todos os empregados envolvidos na produção. O RH detectou que 20% dos empregados envolvidos na produção não tinham o ensino fundamental e 10% não tinham o ensino médio. O RH da empresa identificou que os empregados deveriam ser capaz de ler e entender os procedimentos da empresa e, como esses procedimentos sempre sofrerão melhorias/mudanças, não bastaria adestrar as pessoas e que a estratégia escolhida não deveria afetar a motivação dos empregados. Escolha, entre as opções a seguir, a estratégia o RH deveria adotar para atender às necessidades da empresa e não desmotivar os empregados?
		
	
	Substituir os empregados que não tem ensino fundamental, que demandaria mais tempo, e prover o ensino médio a quem não tem
	 
	Prover ensino fundamental e médio para esses empregados, acompanhando a evolução dos mesmos. Comunicar que os empregados que não apresentarem a evolução programada para cada semestre serão substituídos
	
	Comunicar aos empregados que os que não tiverem a escolaridade de ensino médio em dezoito meses serão desligados da empresa e deixar que cada um busque sua qualificação
	
	Convencer a diretoria a desistir da sua estratégia de certificação ISO 9001, pois existem empregados sem o nível de escolaridade necessária atuando na produção e seria necessário demiti-los e isso iria afetar o clima e a motivação dos empregados
	
	Substituir imediatamente os empregados que não tem o ensino fundamental e ensino médio e resolver o problema
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201507607609)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	As organizações adotam inúmeras estratégias para atrair e reter os melhores profissionais e, algumas oferecem uma carteira de benefícios que abrange todos os seus empregados e os seus dependentes e, dentre as facilidades e vantagens são colocados à disposição da força de trabalho a previdência privada, seguro de vida em grupo e pessoal e a cooperativa de crédito mútuo e assistência médica e etc. Com base nestas condições identifique qual das opções abaixo NÃO é uma alternativa utilizada pelas empresas:
		
	
	Pagamento as lojas de material de construção através de descontos na folha de pagamento.
	
	Conceder empréstimos especiais aos empregados, com valores maiores e com maior prazo, para pagamentode material de construção e serviços.
	 
	Por sua vez, um benefício inerente à habitação, ainda, mais sofisticado diz respeito ao financiamento para compra de imóveis, ou a construção de moradias para os empregados.
	 
	Liberação do FGTS para que o trabalhador possa adquirir seu imóvel pelo sistema de habitação.
	
	Celebração de convênios com lojas de material de construção que permitam aos funcionários descontos nas compras de materiais de construção
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201507571991)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Se contarmos o tempo dispendido pelas pessoas no trajeto casa-trabalho-casa, somando-se às horas de trabalho, as pessoas tem tido pouquíssimo tempo para o lazer. Então, as empresas com moderna gestão de pessoas que percebem isto tem investido em momentos de lazer para os seus colaboradores. Dentre as alternativas abaixo, qual a que mais se aproxima dos objetivos que a empresa tem ao gerar lazer para as pessoas no ambiente de trabalho?
		
	
	Festas de comemoração da empresa onde todos podem beber e extravasar um pouquinho.
	
	Criar um festival de concurso de talentos quaisquer, só para descontrair.
	 
	A Ginástica Laboral, para que todos relaxem sua musculatura, diminuam a tensão corporal e tenham um bom momento de integração durante o exercício físico
	
	Criação de um Grêmio, para que todos fiquem desestressados, até porque manter um grêmio não dá trabalho nenhum.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201507589105)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	São características do vale-transporte:
I.  Não possui natureza salarial. 
II. Tem como beneficiários os trabalhadores em geral e os servidores públicos federais. 
III.Incorpora-se à remuneração. 
IV. É considerado para efeito de pagamento da gratificação de Natal. 
V. Não incide sobre o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.  
 
Analise as alternativas acima e escolha uma das opções abaixo:
		
	
	Apenas as alternativas III e V estão corretas.
	 
	Apenas as alternativas I, II e V estão corretas.
	
	Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas.
	
	Apenas as alternativas II e III estão corretas.
	
	Apenas as alternativas I, IV e V estão corretas

Outros materiais