Buscar

remuneração estratégica.

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0528_AV_201506799541 » REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	LEONARDO CAMPINHA DOS SANTOS
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 3,0    Nota de Partic.: 0,5   Av. Parcial 1  Data: 02/09/2017 11:07:26
	O aproveitamento da Avaliação Parcial será considerado apenas para as provas com nota maior ou igual a 4,0.
	
	 1a Questão (Ref.: 201507757959)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Um componente importante do sistema de remuneração estratégica é a Remuneração por Competências. Como este mecanismo pode ajudar na estratégia da empresa:
		
	
Resposta: Amplia a capacidade de captação e de retenção de empregados em posições de gestão. Nesse caso, as faixas amplas teriam como propósito motivar as lideranças e oferecer a elas uma premiação por resultados.
	
Gabarito:
O aluno deverá argumentar que este mecanismo vincula a remuneração à aquisição das competências vitais para o funcionamento e aperfeiçoamento da empresa.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201507758004)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A mudança Organizacional é uma característica fundamental dos tempos modernos. Como um programa de remuneração pode apoiar estas transformações?
		
	
Resposta: Dando oportunidades de melhoria, entre as quais o alargamento das faixas salariais ou, em outras palavras, o aumento da amplitude das faixas de salários para cada cargo ou grupo de cargos
	
Gabarito:
O aluno poderá  argumentar que dentro do sistema de mudança planejada, o sistema de recompensas tem o papel de apoiar e sustentar a transformação no processo organizacional. Logo que a empresa esteja caminhando na direção certa, com sua estratégia redefinida, tendo em vista a revisão da estrutura e a reavaliação do estilo gerencial, de forma apropriada, o sistema de recompensas é então empregado para completar um ciclo do programa, articulando a remuneração ao desempenho organizacional.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201507452452)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Praticar várias formas de remuneração alinhadas ao resultado da organização é uma forma atualizada de incentivar o desempenho dos recursos humanos de uma empresa. Qual dos itens relacionados não está em conformidade como conceito de remuneração estratégica?
		
	
	Remuneração por competências
	
	Remuneração por habilidades
	
	Salário indireto
	
	Remuneração Funcional
	 
	Horas extras
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201507040017)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Para Picarelli Filho e Wood Jr, autores do livro REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA (2004), os programas ou modelos de remuneração funcional são aqueles em que o salário é determinado pelo cargo (p.49-50). Dentro da referida abordagem são observadas oportunidades de melhoria, entre as quais o alargamento das faixas salariais ou, em outras palavras, o aumento da amplitude das faixas de salários para cada cargo ou grupo de cargos (p.55-56). Tal mudança teria como propósito:
		
	 
	Ampliar a capacidade de captação e de retenção de empregados em posições de gestão. Nesse caso, as faixas amplas teriam como propósito motivar as lideranças e oferecer a elas uma premiação por resultados.
	
	Reduzir a disparidade interna entre os salários, tanto dos níveis operacionais, quanto dos níveis de gerenciamento e de supervisão.
	
	Assegurar a motivação dos empregados das áreas de produção e de engenharia, áreas normalmente responsáveis pelas operações da empresa.
	 
	Dotar a organização de maior flexibilidade na administração dos salários e carreiras, principalmente por permitir movimentações horizontais (dentro de um mesmo cargo) sem que existam promoções de cargo ou de nível hierárquico.
	
	Garantir status aos gestores, uma vez que as faixas amplas permitem que os salários cresçam mais rapidamente, dentro e fora da organização.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201507013452)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A expressão REMUNERAÇÃO POR HABILIDADE normalmente é usada para caracterizar determinada abordagem que foge ao modelo considerado tradicional de estruturação de um plano de cargos e salários (PCS). Os salários, dentro do contexto da remuneração por habilidade, são definidos a partir de premissas distintas daquelas adotadas usualmente. Qual, entre as opções a seguir, melhor se relaciona com um plano ou programa de remuneração por habilidade?
		
	 
	A remuneração por habilidade está normalmente focada nas atividades de liderança, cujas funções tendem a ser diversificadas;
	
	Cargos de liderança são ocupados normalmente por pessoas que exercem funções de comando. Tais funções se ajustam perfeitamente à chamada remuneração por habilidade;
	 
	A remuneração por habilidade está focada em cargos ou funções da área operacional, cujas atividades são normalmente rotineiras e padronizadas;
	
	Normalmente a remuneração por habilidade se aplica às funções técnicas e profissionais vinculadas ao campo da engenharia e da arquitetura;
	
	Atividades rotineiras, padronizadas e de liderança normalmente são as preferidas para a adoção de um programa ou plano de remuneração por habilidade;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201507879495)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Como podemos classificar as competências, quando usamos um modelo de remuneração baseado nelas?
Assinale a resposta certa
		
	
	Competências Organizacionais - Competências Genéricas
	
	Competências Gerenciais - Competências Organizacionais
	 
	Competências Gerenciais - Competências Técnicas ou específicas
	
	Competências Técnicas ou Específicas - Competências Organizacionais
	
	Nível Hierárquico ou por Espaço Ocupacional - Competências Técnicas ou Específicas
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201507502255)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um funcionário ao ser admitido é informado sobre as seguintes condições de concessão dos benefícios: O conjunto de benefícios é igual para todos os funcionários da empresa. O contexto descrito corresponde a qual forma de concessão de benefícios?
		
	
	Escolha livre
	
	Flexibilização parcial
	 
	Tradicional
	
	Modular
	
	Menu de opções
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201507503773)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O Sistema de Remuneração Variável de Curto Prazo está relacionado ao atingimento de resultados em um determinado período. Nesse caso qual o período que deve ser aplicado:
		
	 
	É limitado pelo ano fiscal
	 
	É limitado pelo período de 5 anos
	
	É Limitado pelo período de 2 anos
	
	Não existe limite para sua aplicação
	
	É limitado em até 6 meses
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201506946862)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A motivação é um tema normalmente associado às ações de Recursos Humanos. O referido termo aparece com certa frequência em textos que envolvem discussões sobre salário, recompensas e reconhecimento no contexto da gestão de Pessoas. Dentro do que foi apresentado em nossas aulas teletransmitidas, é importante, no entanto, salientar que:
		
	
	Existem fatores motivacionais que podem ser padronizados e, nesse contexto, compreendidos de forma universal. Premiações, por exemplo, são motivadores que alavancam o desempenho e a satisfação das pessoas, independentemente do contexto;
	
	Alguns fatores são comuns e capazes de motivar um amplo conjunto de pessoas. O dinheiro é um motivador natural - também chamado de motivador universal, independentemente das atividades desenvolvidas pelas pessoas.
	
	Cada indivíduo possui suas motivações definidas e integradas à sua personalidade. Cabe ao gestor e à organização compreenderem essas motivações e usá-las a seu favor. As motivações acessórias não se alteram ao longo do tempo.
	
	Não existem fatores motivacionais que sejam universais ou acessórios. Eles variam de empresa para empresa e de indivíduo para indivíduo. Em uma mesma pessoa, no entanto, esses fatores não se alteram ao longo da vida;Não existem fatores motivacionais que sejam universais. Eles variam de país para país, de organização para organização; de cultura para cultura. Eles também variam de indivíduo para indivíduo; mesmo para um indivíduo, os fatores motivacionais variam ou podem variar ao longo do tempo;
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201507124370)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A COPESUL - Companhia Petroquímica do Sul, que é a central de matérias-primas do polo petroquímico de Triunfo no Rio grande do Sul, em seu processo de desenvolvimento de recursos humanos, promoveu mudanças em seu sistema de remuneração, conforme destacado por Picarelli Filho e Wood Jr. Qual a mudança observada em determinado momento?
		
	 
	Substituição do sistema de remuneração funcional por um sistema de remuneração por habilidades
	 
	Substituição do sistema de remuneração por habilidades por um sistema de remuneração por competências
	
	Substituição do sistema de remuneração por habilidades por um sistema de remuneração funcional
	
	Substituição do sistema de remuneração por competências por um sistema de remuneração por habilidades
	
	Substituição do sistema de remuneração funcional por um sistema de remuneração por competências

Outros materiais