Buscar

ARTRÓPODES- moscas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ARTRÓPODES
Moscas
Disciplina: Parasitologia
Jhoseph Pontes
Fernanda Florentino
Glaceane Pereira
Isaias Rodrigues
MORFOLOGIA
A fêmea depois de fecundada, põe ovos que evoluem para larvas no meio externo.
As formas larvárias dependendo da espécie alimentam-se de matéria orgânica em decomposição, tecido vivo, lixo, fezes, cadáveres.
No fim do período larvário, abandonam o hospedeiro e caem no solo, onde se enterram para pupar.
CICLO DE VIDA
A pupa permanece imóvel, consumindo as reservas nutritivas acumuladas no período larvário.
Desenvolve uma profunda reorganização estrutural que resultará o inseto adulto.
Os adultos são em geral, seres de vida livre.
CICLO DE VIDA
CICLO DE VIDA
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Díptera
 Sub-ordem: Brachycera
 Infra-ordem: Muscomorpha
 Família Muscidae
 Família Sarcophagidae
 Família Calliphoridae
 Família Cuterebridae
MOSCAS
Família Muscidae
Muscidae é uma família de moscas composta por quase 4000 espécies descritas em mais de 100 gêneros. O segmento apical das suas antenas é plumoso e a sua porção basal é lisa.
Musca domestica
Família Muscidae
Nesta família encontramos dípteros de tamanho médio, em geral de cor escura, com pequenos ornamentos no mesonoto e abdome, possuindo calípteras desenvolvidas, hipopleura sem cerdas, apresentando peças bucais lambedouras ou picadoras, sendo machos e fêmeas dicóptios, porém as fêmeas apresentam maior afastamento entre os olhos. Esta família ésubdividida em duas subfamílias, conforme o aspecto do aparelho bucal:
Muscinae: moscas com aparelho bucal lambedor; apresenta numerosas espécies como Muscina stabulans e Musca domestica.
Stomoxydinae: mosca com aparelho bucal picador-sugador; nela encontramos as espécies importantes: Stomoxys calcitrans, Neivamyia lutzi, Haematobia irritans e Glossina palpalis.
Família Sarcophagidae
Bercaea haemorrhoidalis (zona urbana)
Compreende moscas grandes, com reflexos metálicos, cerdas pouco desenvolvidas e peças bucais rudimentares. O Berne nada mais é que o parasitismo cutâneo pela larva de Dermatobia hominis, a espécie mais importante da família, do ponto de vista medico.
Família Cuterebridae
Cochliomyia macerallia - desenvolve-se em tecido morto. É muito confundida com a seguinte.
Cochliomyia hominivorax - desenvolve-se em tecido vivo. Varejeira.
Família Calliphoridae
As Calliphoridae constitui uma família de moscas. com grande importância econômica, dado seu hábito saprófago. Elas utilizam-se de substratos orgânicos em putrefação como carcaças de animais e fezes (inclusive humanas) como meio proteico ou para oviposição, sendo deste modo os principais vetores de agentes patogênicos como protozoários, ovos de helmintos, bactérias e vírus, sendo, por outro lado, úteis nas investigações criminalísticas na entomologia forense atuando como dados para a estimava do Intervalo Pós Morte (IPM) de um cadáver encontrado (Cochliomyia macerallia). Algumas moscas da família Calliphoridae como a espécie Cochliomyia hominivorax pode ser causadora de miíase primária em animais e humanos.
Família Calliphoridae
miíase
A miíase é uma infecção de pele causada por larvas de moscas que são depositadas em tecidos cutâneos necrosados ou não.  O hospedeiro das larvas pode ser qualquer vertebrado, até mesmo o ser humano.
Mais frequente em países tropicais e subtropicais, como os da América Central, América do Sul, África e componentes das Ilhas do Caribe, a doença acaba afetando mais as pessoas dos países subdesenvolvidos na maioria das vezes, por não terem o devido saneamento básico e as condições básicas de higiene. Mas é importante ter em mente que qualquer pessoa que não tome os devidos cuidados de prevenção ou de tratamento também está vulnerável a contrair a doença.
Miíase primária
Miíase primária ou furunculóide
Na miíase primária, os ovos da mosca são depositados sobre a pele sadia e, quando eclodem, as larvas invadem os tecidos subcutâneos do hospedeiro. Popularmente, as larvas da miíase primária são conhecidas como berne.
Miíase secundária
Miíase secundária 
Neste tipo de miíase, os ovos da mosca são depositados em feridas abertas e suas larvas se alimentam desse tecido já necrosado. Popularmente, essas larvas são conhecidas como bicheira.
Miíase acidental ou pseudomiíase
Miíase acidental ou pseudomiíase
Menos comum de acontecer em humanos, a miíase acidental acontece quando alguém ingere um alimento que esteja infectado com larvas de moscas, o que pode gerar distúrbios graves consequentemente.
Quais são as causas da Miíase 
Miíase primária 
A miíase primária é causada pelas larvas das seguintes moscas:
- Dermatobia hominis, a mosca varejeira;
- Callitroga americana.
Os ovos dessas espécies eclodem em 24 horas e as suas larvas se desenvolvem em áreas cutâneas sadias do hospedeiro, conforme dito anteriormente.
Miíase secundária 
A miíase secundária é causada pelas larvas da mosca pertencente a seguinte espécie:
- Cochliomyia hominivorax.
Essa espécie de mosca normalmente “ataca” as feridas abertas do hospedeiro ou em suas cavidades, como nariz, orelha, olho e boca.
Miíase acidental 
Esse tipo de miíase acontece raramente, porém pode ser causada por 4 tipos diferentes de larvas:
- Stratyomidae (Hermetia illuscens);
- Syrphidae;
- Muscidae;
- Tephritidae (bicho de goiaba).
Tratamento da Miíase 
Tratamento da miíase primária 
Para essa miíase, é normal que o médico expulse a larva de seu corpo expremendo o nódulo ou, como a maioria das vezes, alargando um pouco o orifício para a retirada do hospedeiro com uma pinça.
Feito isso, antissépticosou antibióticos tópicos são aplicados sobre a ferida para protegê-la de eventuais lesões posteriores.
Tratamento da miíase secundária 
O tratamento desse tipo depende muito do local e da extensão da cavidade formada pelas larvas. O que o médico normalmente faz é prescrever um medicamento via oral (geralmente o Ivermectina) para que os bichos morram e, assim, serem retirados do corpo do hospedeiro.
A limpeza e os cuidados da ferida da miíase secundária, após a retirada das larvas, são iguais aos da primária.
MOSCAS E TRATAMENTO LARVAL
Larvas de Califorídeos são usadas no tratamento das feridas, em casos de osteomelite crônica, tumores necrosados, membros amputados e úlceras crônicas.
A técnica foi adotada pois as bactérias desenvolveram resistência a muitos antibióticos.
As larvas agem por : remoção mecânica de bactérias, destruição das bactérias no intestino das larvas e alcalinização do meio devido a liberação de Cálcio, que inibe a proliferação bacteriana.
MOSCAS E TRATAMENTO LARVAL
ANTES
DEPOIS
MOSCAS E ENTOMOLOGIA FORENCE
É a aplicação do estudo dos insetos e outros artrópodes para uso legal.
Envolve crimes suicídios ou mortes acidentais.
Tem o intuito de se determinar o intervalo pós-morte, bem como as circunstâncias durante e após o óbito, como a maneira e causa da morte e possíveis movimentos sofridos pelo cadáver. 
MOSCAS E ENTOMOLOGIA FORENSE
As famílias importantes nesse processo são a Calliphoridae e Sarcophagidae, pois são mais abundantes e se desenvolvem em cadáveres.
Também podem ser utilizados na detecção de drogas lícitas ou ilícitas, presentes no corpo, tais como estimulantes e/ou depressivos do SNC.
AGRADECIDOS!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais