Buscar

Apol Tecnologias Aplicadas e Recursos Naturais Nota 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Apol Nota 100
Questão 1/5 - Prática Profissional: Tecnologias Aplicadas e Análise de Conservação dos Recursos Naturais
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Como uma fratura exposta da sociedade, o desastre revelou como a Região Serrana apresentava problemas crônicos de construções inadequadas em áreas de riscos (margens de rios e encostas), drenagem de águas, acúmulo de lixo nas encostas e desmatamentos, além da urbanização não planejada e a falta de terrenos próprios para moradias seguras, contribuindo para aumentar a vulnerabilidade socioambiental e convertê-la em desastre [...].” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACHADO DE FREITAS, C.; CARVALHO, M. L.; XIMENES, E. F.; ARRAES, E. F.; GOMES, J. O. Vulnerabilidade socioambiental, redução de riscos de desastres e construção da resiliência-lições do terremoto no Haiti e das chuvas fortes na Região Serrana, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, n. 6, 1578-1585, 2012. p. 1581.
Considerando as informações e os conteúdos do livro-base Conservação dos recursos naturais e sustentabilidade: um enfoque geográfico sobre desastres associados às tecnologias e aos riscos naturais, assinale a alternativa correta sobre inundação:
	
	A
	As populações urbanas não são atingidas pela inundação, uma vez que ocorrem majoritariamente em áreas rurais.
	
	B
	No Brasil, os casos de inundação ocorrem em sua maioria na região Nordeste.
	
	C
	O maior número de perdas em vidas humanas causados por conta de inundações no Brasil é na região Nordeste.
	
	D
	Uma área que apresenta registros de inundações é considerada uma área de alto risco – quando não há registros, pode-se considerar uma área com risco nulo.
	
	E
	A ocorrência de inundações é independente da variabilidade climática.
Questão 2/5 - Prática Profissional: Tecnologias Aplicadas e Análise de Conservação dos Recursos Naturais
Considere a seguinte afirmação: 
“Em síntese, a vulnerabilidade socioambiental resulta de estruturas socioeconômicas que produzem simultaneamente condições de vida precárias e ambientes deteriorados, se expressando também como menor capacidade de redução de riscos e baixa resiliência”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACHADO DE FREITAS, C.; CARVALHO, M. L.; XIMENES, E. F.; ARRAES, E. F.; GOMES, J. O. Vulnerabilidade socioambiental, redução de riscos de desastres e construção da resiliência lições do terremoto no Haiti e das chuvas fortes na Região Serrana, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, n. 6, 1578-1585, 2012. p. 1579. 
Conforme os conteúdos do livro-base Conservação dos recursos naturais e sustentabilidade: um enfoque geográfico sobre vulnerabilidade, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada uma das categorias de uso da palavra vulnerabilidade:
1. Vulnerabilidade como risco do lugar
2. Vulnerabilidade como resposta moderada
3. Vulnerabilidade como condições preexistentes
(  ) São identificadas as fontes de perigo, dando destaque à distribuição das condições de risco como configuração de ocupação humana de determinada zona de perigo.
(  ) Considera-se a construção social da vulnerabilidade, como condição enraizada em processos sociais, econômicos e culturais, que podem incidir sobre a capacidade de uma sociedade ou indivíduo em lidar com desastres.
(   ) Caracteriza-se por reunir elementos de duas categorias, combinando riscos biofísicos e resposta social em determinada área.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	1 – 3 – 2
	
	B
	1 – 2 – 3
	
	C
	3 – 1 – 2
	
	D
	2 – 1 – 3
	
	E
	3 – 2 – 1
Questão 3/5 - Prática Profissional: Tecnologias Aplicadas e Análise de Conservação dos Recursos Naturais
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“As geotecnologias são compostas por soluções em hardware, software e peopleware que juntos constituem poderosas ferramentas para tomada de decisões. Dentre as geotecnologias, podemos destacar: sistemas de informação geográfica, cartografia digital, sensoriamento remoto, sistema de posicionamento global e a topografia”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSA, R. Geotecnologias na geografia aplicada. Revista do Departamento de Geografia, v. 16, p. 81-90, 2011. p. 81. 
Considerando as informações e os conteúdos do livro-base Conservação dos recursos naturais e sustentabilidade: um enfoque geográfico sobre o conceito de geotecnologias, analise as assertivas a seguir:
I. As geotecnologias referem-se à conjuntos de métodos e técnicas utilizados para análise, exploração e conservação dos recursos naturais.
II. Com a evolução da tecnologia na sociedade moderna, as geotecnologias estão cada vez mais acessíveis.
III. As geotecnologias englobam diversas áreas específicas do conhecimento, como a cartografia digital e o sensoriamento remoto. 
É(São) correta(s) apenas a(s) afirmação(ões):
	
	A
	I e II
	
	B
	II e III
	
	C
	I e III
	
	D
	I
	
	E
	I, II e III
Questão 4/5 - Prática Profissional: Tecnologias Aplicadas e Análise de Conservação dos Recursos Naturais
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Além disso, a expressão ‘desenvolvimento sustentável’ não adverte somente dos danos causados por poluição e erosão do ambiente físico de um lado e da pobreza do outro, como se fossem dois fenômenos independentes. O tipo ‘benigno’ de desenvolvimento desejável propõe uma conciliação entre o desenvolvimento e o crescimento econômico, sendo, simultaneamente, sensível à dimensão social, ambientalmente prudente e economicamente viável”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VECCHIATTI, K. Três fases rumo ao desenvolvimento sustentável: do reducionismo à valorização da cultura. São Paulo em Perspectiva, v. 18, n. 3, p. 90-95, 2004. p. 91. 
Considerando as informações e os conteúdos do livro-base Conservação dos recursos naturais e sustentabilidade: um enfoque geográfico sobre a definição de desenvolvimento sustentável, assinale a alternativa correta:
	
	A
	O desenvolvimento sustentável advém de qualquer ação que possa alterar o meio ambiente de forma negativa.
	
	B
	Os recursos ambientais considerados não renováveis são aqueles que dependem do tempo geológico para sua formação.
	
	C
	O reflorestamento ambiental com espécies nativas não pode ser considerado um impacto ambiental benéfico.
	
	D
	A escassez de recursos naturais, como a falta de água potável, impulsionou a criação de conceitos e temas como o desenvolvimento sustentável.
	
	E
	O desenvolvimento sustentável pode ser entendido como um elemento da natureza que esteja sendo usado pelo homem.
Questão 5/5 - Prática Profissional: Tecnologias Aplicadas e Análise de Conservação dos Recursos Naturais
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“[...] construiu-se igualmente um aparato jurídico amplo que compreende, entre outros, a Política Nacional de Meio Ambiente, de 1981, que deu origem ao Conselho Nacional de Meio Ambiente – CONA-MA – e ao Sistema Nacional de Meio Ambiente – SISNA-MA; a Política Nacional de Recursos Hídricos, de 1997, a Lei de Crimes Ambientais de 1998, a Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA, de 1999, a Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC, de 2000, o Estatuto das Cidades, de 2001, e a recente Lei de Resíduos Sólidos, sancionada em 2010”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DA COSTA LIMA, G. F. A institucionalização das políticas e da gestão ambiental no Brasil: avanços, obstáculos e contradições. Desenvolvimento e meio ambiente, v. 23, p. 121-132, 2011. p. 124. 
Considerando os conteúdos do livro-base Conservação dos recursos naturais e sustentabilidade: um enfoque geográfico sobre políticas ambientais, é correto afirmar que as políticas regulatórias:
	
	A
	são aquelas realizadas por intermédio de OrganizaçõesNão Governamentais (ONGs).
	
	B
	são aquelas responsáveis por campanhas para o saneamento básico.
	
	C
	tem como principal objetivo influenciar o comportamento da sociedade para com o meio ambiente por meio de campanhas.
	
	D
	normatizam e regulamentam o uso dos recursos naturais por meio de leis e decretos específicos.
	
	E
	podem ser implementadas por meio de inciativas estatais e não estatais.

Outros materiais