Buscar

Questionário Anatomia do Sistema Respiratório

Prévia do material em texto

RESUMO ANATOMIA RESPIRATÓRIO
1) Quais as funções do sistema respiratório?
R: Fornece oxigênio para a circulação sanguínea e remove o gás carbônico, possibilita a produção de som ou vocalização quando o ar expirado passa através das pregas vocais, auxilia na compressão abdominal durante a micção, defecação e o parto.
2) Como é dividido o sistema respiratório funcionalmente?
R: Em termos funcionais, o sistema respiratório é dividido em uma parte condutora, que inclui todas as estruturas que transportam o ar para os alvéolos pulmonares.
E uma parte respiratória, que consiste nos alvéolos pulmonares: as unidades
funcionais do sist. respiratório, onde há as trocas gasosas entre o ar e o sangue.
3) Defina vias aéreas:
R: As vias aéreas servem para transportar ar para as estruturas respiratórias dos
pulmões. As vias aéreas estão revestidas com vários tipos de epitélios que limpam, aquecem e umedecem o ar.
4) Defina nariz:
R: O nariz inclui uma porção externa q se projeta na face e uma cavidade nasal interna para a passagem de ar. A porção externa do nariz é sustentada por um par de ossos nasais q formam o dorso e cartilagens flexíveis.
5) O que é septo nasal?
R: O septo nasal divide a cavidade nasal em duas metades laterais. Cada metade é chamada de fossa nasal. Cada fossa nasal se abre anteriormente através das narinas, e comunica-se posteriormente com a parte nasal da faringe pelo coano. O vestíbulo do nariz é a porção anterior expandida da fossa nasal.
6) Como é formado o teto da cavidade nasal? E o soalho?
R: O teto da cavidade nasal é formado anteriormente pelo osso frontal e por um par de ossos nasais, medialmente pela lâmina cribriforme do osso etmóide, e posteriormente pelo osso esfenóide. Os ossos palatino e maxila formam o soalho da cavidade.
7) Como são formadas as paredes laterais da cavidade nasal?
R: Nas paredes laterais da cavidade nasal encontram-se três saliências ósseas, as conchas nasais superior, média e inferior. As partes das vias aéreas entre as conchas chamam-se meatos nasais. Células caliciformes muco-secretoras estão presentes no epitélio da cavidade nasal em grande abundância.
8) Quais as funções do nariz?
R: O epitélio nasal serve para umedecer e limpar o ar inspirado. É altamente vascularizado e cobre uma extensa área de superfície. Isso é importante para aquecer o ar, mas também torna o ser humano suscetível a sangramentos no nariz. Os pelos nasais chamados de vibrissas se estendem a partir das narinas, filtram
macropartículas q em caso contrário poderiam ser inaladas. O epitélio olfatório na porção medial da cavidade nasal relaciona-se com o órgão sensorial do cheiro. A cavidade nasal interfere na voz funcionando como uma câmara de ressonância.
9) Defina seios paranasais:
R: Pares de espaços aéreos em certos ossos do crânio são chamados de seios paranasais. Esses seios são denominados de acordo com os ossos nos quais eles se encontram, assim, temos: seios maxilar, frontal, esfenoidal e células etmoidais (etmoidal). Cada seio comunica-se, via ductos de drenagem, com o interior da cavidade nasal.
10) Quais as funções dos seios paranasais?
R: Os seios paranasais podem ajudar a aquecer e umedecer o ar inspirado. Também são responsáveis por um pouco de ressonância de som, mas sobretudo, eles contribuem para a diminuição do peso do crânio enquanto fornecem resistência
estrutural.
11) Defina faringe:
R: Comumente chamada de garganta, a faringe tem funções respiratória e digestora. Conecta as cavidades nasais com a laringe do sist. respiratório e a cavidade oral
com o esôfago do sistema digestório. No interior da faringe estão alguns pares de órgãos linfáticos: as tonsilas. Também funciona com câmara de ressonância de som.
12) Como é dividida a faringe?
R: Nasofaringe Serve apenas como passagem para o ar, porque está localizada acima do ponto da entrada de alimentos no corpo. Está localizada atrás da cavidade
nasal e acima do palato mole. Uma úvula palatina pende da porção mediana do palato mole.
 Orofaringe porção média da faringe entre o palato mole e o nível que passa pelo osso hioide. Alimentos e líquidos deglutidos e ar inalado passam por ela. 
 Parte laríngea porção inferior da laringe, estende-se do osso hioide até a laringe, e é na parte inferior da parte laríngea da faringe q os sist. respiratório e digestório se separam.
13) Defina Laringe:
R: Continuação da porção condutora do sist. respiratório. Conecta a parte laríngea da faringe à traqueia. Sua função principal é impedir que o alimento ou líquidos entrem na traqueia e nos pulmões durante a deglutição, e permitir a passagem de ar durante a respiração. Seu papel secundário é a produção de sons. A laringe tem forma triangular e é composta por um arcabouço envolvendo cartilagens. A maior das cartilagens ímpares é a cartilagem tireoidea. Uma proeminência na cartilagem tireoidea é chamada comumente de “pomo de Adão”.
14) O que é a epiglote?
R: A epiglote tem um arcabouço de cartilagem hialina chamada cartilagem epiglótica. A epiglote está localizada atrás da raiz da língua onde ajuda a fechar a glote, ou abrir a laringe, durante a deglutição.
15) Diferencie pregas vocais de pregas vestibulares:
R: Pregas vocais vibram para produzir sons. Se as pregas vocais estão tensas, a vibração causa um som mais alto. Menos tensão nas pregas vocais produz sons mais baixos.
 Pregas vestibulares dão suporte às pregas vocais e produzem muco que mantém as pregas umedecidas.
16) Defina traqueia:
R: Tubular, semi-rígido, liga a laringe ao brônquio principal (primário). Localizada diante do esôfago, possui uma série de cartilagens hialinas em forma de C que dão sustentação a traqueia, essas cartilagens asseguram que a via aérea sempre permanecerá aberta. A traqueia divide-se para formar os brônquios principais direito e esquerdo. Essa junção é reforçada pela carina (cartilagem).
17) Defina arvore bronquial:
R: Composta de uma série de tubos respiratórios que se ramificam progressivamente em tubos mais estreitos que se estendem no interior dos pulmões. A traqueia se bifurca em brônquios principais dir. e esq. (primários) atrás do manúbrio do esterno. O brônquio principal divide-se nos pulmões para formar os brônquios lobares (secundários) e brônquios segmentares (terciários). A árvore bronquial continua se ramificando em túbulos cada vez menores: os bronquíolos. 
18) Como ocorre o ataque de asma?
R: Durante um ataque de asma, há um espasmo dos músculos lisos nos bronquíolos respiratórios. Como não há cartilagem nesse local, a passagem de ar é constringida.
19) Defina ductos alveolares:
R: Os ductos alveolares se abrem nos alvéolos pulmonares invaginando-se ao longo de suas extensões. Sacos alveolares são agrupamentos de alvéolos pulmonares. Os ductos alveolares, alvéolos pulmonares e sacos alveolares compõem a porção respiratória dos pulmões. As trocas de gases ocorrem através das paredes dos minúsculos alvéolos pulmonares. Essas minúsculas estruturas correspondem às unidades funcionais do sistema respiratório.
20) Defina alvéolos pulmonares:
R: Cada alvéolo pulmonar possui dois tipos de células alveolares: tipo I e tipo II. As do tipo II secretam uma substância chamada surfactante, q reduz a tendência dos alvéolos pulmonares se colapsarem. Os alvéolos pulmonares geralmente estão agrupados em cachos, nos sacos alveolares. Essas unidades compõem a maioria da massa dos pulmões.
21) Defina pulmões:
R: Órgãos pares, grandes e esponjosos, situados no interior da caixa torácica. Cada pulmão se estende do diafragma a um ponto logo acima da clavícula, limitados
pelas costelas na frente e atrás. Os pulmões são separados um do outro pelo coração e outras estruturas do mediastino. Todas as estruturas após os brônquios principais estão contidas nos pulmões.
22) Quais as 4 faces dos pulmões? Descreva-as.
R: Face mediastinal em contato com o mediastino, região medial, contém uma fenda, o hilo, onde vasos, nervos e brônquios passam.
 Faceinferior base do pulmão, sobre o diafragma.
 Face superior ápice do pulmão, estende-se acima do nível da clavícula.
 Face costal em contato com as costelas.
23) Quais as principais diferenças entre os pulmões?
R: O pulmão esquerdo é um pouco menor que o direito, tem uma impressão cardíaca em sua face mediastinal para acomodar o coração. É subdividido em dois lobos: superior e inferior. Já o pulmão direito é subdividido em três lobos: superior, médio e inferior.
24) O que são pleuras?
R: São membranas serosas que envolvem os pulmões e revestem a cavidade torácica. A pleura visceral adere à superfície externa do pulmão e a pleura parietal reveste as paredes torácicas e a superfície torácica do diafragma.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes