Buscar

Questionário Sistema Respiratório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

SISTEMA RESPIRATÓRIO
1) Como é constituído o aparelho respiratório?
R: O aparelho respiratório é constituído pelos pulmões e um sistema de tubos que comunicam o parênquima pulmonar com o meio exterior. É divido em porção condutora e porção respiratória.
2) Como é constituída a porção condutora?
R: Compreende as fossas nasais, nasofaringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos. Além de possibilitar a entrada e a saída de ar, a porção condutora exerce as importantes funções de limpar, umedecer e aquecer o ar inspirado, para proteger o delicado revestimento dos alvéolos pulmonares.
3) Como é constituída a porção respiratória?
R: É constituída pelos bronquíolos respiratórios, duetos alveolares e alvéolos.
4) Descreva o que são alvéolos:
R: Os alvéolos são estruturas de paredes muito delgadas, que facilitam a troca do C02 do sangue pelo 02 do ar inspirado.
5) Como é formado o epitélio respiratório?
R: A maior parte da porção condutora é revestida por epitélio ciliado pseudoestratificado colunar com muitas células caliciformes, denominado epitélio respiratório. Também é formado 3 tipos celulares: células de sustentação, células basais e células olfatórias.
6) Defina fossas nasais:
R: São revestidas por mucosa com diferentes estruturas, segundo a região considerada. Distinguem-se nas fossas nasais três regiões: o vestíbulo, a área respiratória e a área olfatória.
7) Diferencie vestíbulo, área respiratória e área olfatória:
R: Vestíbulo porção mais anterior e dilatada das fossas nasais; sua mucosa é continuação da pele do nariz.
 Área respiratória compreende a maior parte das fossas nasais, a mucosa dessa região é recoberta por epitélio respiratório. 
 Área olfatória região situada na parte superior das fossas nasais, sendo responsável pela sensibilidade olfatória, essa área é revestida pelo epitélio olfatório. 
8) O que são vibrissas e quais suas funções?
R: São os pelos curtos existentes no vestíbulo constituem uma barreira à penetração de partículas grosseiras nas vias respiratórias.
9) Como é constituída a nasofaringe?
R: É a primeira parte da faringe, continuando caudalmente com a orofaringe, porção oral desse órgão. A nasofaringe, que é separada incompletamente da orofaringe pelo palato mole, é revestida por epitélio tipo respiratório.
10) O que é Laringe?
R: É um tubo de forma irregular que une a faringe à traqueia. Suas paredes contêm peças cartilaginosas irregulares, unidas entre si por tecido conjuntivo fibroelástico. As cartilagens mantêm o lúmen da laringe sempre aberto, garantindo a livre passagem do ar.
11) O que é epiglote?
R: A epiglote é um prolongamento que se estende da laringe na direção da faringe, apresentando urna face dorsal e uma face ventral.
12) Diferencie os dois tipos de cordas vocais:
R: Falsas cordas vocais a lâmina própria dessa região é frouxa e contém numerosas glândulas. 
 Cordas vocais verdadeiras apresentam um eixo de tecido conjuntivo muito elástico, ao qual se seguem, externamente, os músculos intrínsecos da laringe.
13) Defina Traqueia:
R: A traqueia é uma continuação da laringe e termina ramificando-se nos dois brônquios extrapulmonares e um tubo revestido internamente por epitélio do tipo respiratório, a lâmina própria é de tecido conjuntivo frouxo, rico em fibras elásticas. A traqueia ramifica-se originando dois brônquios que, após curto trajeto, entram nos pulmões através do hilo.
14) Defina brônquios:
R: A traqueia ramifica-se em dois brônquios: o direito e o esquerdo. Estes, por sua vez, apresentam estrutura altamente semelhante à da traqueia e recebem o nome de brônquios primários ou brônquios de primeira ordem. Estes últimos, apesar de apresentarem características anatômicas iguais às da traquéia, possuem diâmetro menor do que a mesma. Cada brônquio primário divide-se uma ou mais vezes para dar origem aos brônquios intrapulmonares, que podem ser considerados secundários ou terciários.
15) Defina bronquíolos:
R: Os bronquíolos são segmentos intralobulares, tendo diâmetro de l mm ou menos: não apresentam cartilagem, glândulas ou nódulos linfáticos. O epitélio, nas porções iniciais, é cilíndrico simples ciliado, passando a cúbico simples, ciliado ou não, na porção final.
16) Como são causadas as crises asmáticas?
R: As crises asmáticas são causadas principalmente pela contração da musculatura bronquiolar, com pequena participação da musculatura dos brônquios.
17) O que são células de Clara?
R: As células de Clara secretam proteínas que protegem o revestimento bronquiolar contra determinados poluentes do ar inspirado e contra inflamações.
18) O que são ductos alveolares?
R: À medida que a árvore respiratória se prolonga no parênquima pulmonar, aumenta o número de alvéolos que se abrem no bronquíolo respiratório, até que a parede passa a ser constituída apenas de alvéolos, e o tubo passa a ser chamado de ducto alveolar.
19) O que são alvéolos?
R: Os alvéolos são estruturas encontradas nos sacos alveolares, duetos alveolares e bronquíolos respiratórios; constin1em as últimas porções da árvore brônquica, sendo os responsáveis pela estrutura esponjosa do parênquima pulmonar.
20) Diferencie pneumócito I de pneumócito II:
R: Pneumócito tipo I tem núcleo achatado, fazendo uma ligeira saliência para o interior do alvéolo e sua principal função é constituir uma barreira de espessura mínima para possibilitar as trocas de gases e ao mesmo tempo impedir a passagem de líquido.
 Pneumócito tipo II são células arredondadas que ficam sempre sobre a membrana basal do epitélio alveolar, como parte desse epitélio e localizam-se entre os pneumócitos tipo I, com os quais formam desmossomos e junções unitivas.
21) O que são macrófagos alveolares?
R: Os macrófagos alveolares, também chamados de células de poeira, são encontrados no interior dos septos interalveolares e na superfície dos alvéolos. Os macrófagos alveolares localizados na camada surfatante que limpam a superfície do epitélio alveolar são transportados para a faringe, de onde são deglutidos.
22) Defina Pleura:
R: Pleura é a serosa que envolve o pulmão, sendo formada por dois folhetos, o parietal e o visceral, que são contínuos na região do hilo do pulmão.

Outros materiais