Buscar

TDE cap 5 e 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina História do Pensamento Psicológico;
 TDE/Resenha
 (Livro Historia da Psicologia Moderna – Capitulo 5)
 Edward Bradford Titchener foi um psicólogo estruturalista interessado nos métodos wunditianos que foi para Leipzig para ter aula com Wundt. Ele efetuava pesquisas e testava em seus alunos de pós-graduação e eles aceitavam fazer esses experimentos em nome da ciência, esse teste consistia em relatar a sensação que sentiam ao praticar algo. Titchener estudava a sensibilade dos órgãos internos pedindo para que seus alunos engolissem um tubo de borracha e despejando agua quente ou fria, logo depois pedia para descreverem a sensação, ele também pedia aos seus alunos casados que anotassem no caderno a sensação e sentimentos que sentiam ao ter relação sexual. 
 Titchener dizia ser um fiel seguidor de Wundt, porém, mudou totalmente o sistema dele ao levar para os Estados Unidos. Ele apresentou o estruturalismo como método usado por ambos pois usavam a introspecção, mas o método dos dois eram diferentes. 
‘’Titchener se concentrava nos elementos ou conteúdos mentais, assim como na conexão mecânica mediante o processo da associação, mas descartava a doutrina da apercepçâo de Wundt. O seu enfoque estava nos elementos propriamente ditos e, em sua opinião, a principal tarefa da psicologia consistia na descoberta da natureza das experiências conscientes elementares.’’
 Em 1904, foi um grupo de psicólogos resolveram fazer uma reunião para debate e comparações de pesquisas fumando seus charutos, porém era proibido a entrada de mulheres pois achavam que elas eram muito frágeis. Mas isso não quer dizer que ele não as apoiavam, ele encorajava o progresso das mulheres na psicologia.
 (Capitulo 7)
 Herbert Spencer era um filosofo neurótico que foi contemplado por muitas pessoas, sua filosofia era a sobrevivência do mais apto.‘’A ideia de Spencer era que somente com a sobrevivência dos melhores a sociedade atingiria a perfeição.’’
 Princípios de psicologia
 William James foi um considerado o maior psicólogo norte-americano.‘’ De acordo com James, as subestruturas físicas da consciência formam uma parte básica da psicologia. A consciência deve ser analisada no seu ambiente natural, que é o físico do ser humano.’’
 Ele não apoiava os pensamentos de Wundt de que o consciente era o conjunto de elementos, acreditava que o consciente era só isso e mais nada. Os métodos de sua obra mostram a diferença entre estruturalismo e funcionalismo.
 James apoiava o pragmatisto que consistia em ‘’se funcionar é verdadeiro’’, que foi desenvolvido por Charles Sanders Peirce, matemático e filosofo amigo de James.

Outros materiais