Buscar

AV3 FILOSOFIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO Filosofia
Escolha 4 questões:
Explique e critique o iluminismo kantiano e a sua relação com a saída da minoridade.
- Kant tem a ideia iluminista  da existência de possibilidade de o homem seguir por sua própria razão, sem deixar enganar pelas crenças religiosas, tradições e opiniões alheias. Ilustração seria "a saída do homem de sua menoridade", ou seja, um momento em que o ser humano se torna consciente da força e inteligência para fundamentar a sua própria maneira de agir, sem a doutrina ou tutela de outrem. Kant determina a causa dessa menoridade como a falta de decisão, de coragem do próprio sujeito. A menoridade é por culpa do próprio sujeito minimizado que se deixa abater pela preguiça, o comodismo e a covardia que são cada vez mais comuns até mesmo nos dias atuais, revelando que Kant constrói uma ideia, mesmo cerca de 230 anos atrás, bastante atual. Essa situação cômoda e minoritária ainda é facilitada pela existência de pessoas, tutores que se utilizam do comodismo da maioria para lucrar cada vez mais, determinando como devem agir, falar, comer e enfim como devem viver.
De que modo Hegel relaciona liberdade e história em seus momentos positivos e negativos
- No percurso do que Hegel chama de história filosófica, em virtude da concretização da razão, ele percebe os grandes momentos em que o Espírito Absoluto, com sua qualidade intrínseca ou fim em si mesmo que é a liberdade, lutou para superar a si mesmo num movimento contínuo e progressivo. Esses momentos são especiais porque revelam o que há de potencial em cada ato do ser humano. Enquanto ser dotado de vontade e paixões particulares, buscando atingir seus interesses próprios, os homens vão, através desses momentos, superando e suprimindo as suas necessidades imediatas. Mas o fim de cada ação particular contém também um objetivo geral, segundo Hegel. E quando uma ação se une à outra e a partir de um indivíduo é expressa, carrega em si toda a realização e transformação necessárias em cada época. Um indivíduo comum tem suas necessidades imediatas, seus interesses próprios, suas paixões, etc. Visa, portanto, em cada ato voluntário, suprimir tais necessidades, interesses e paixões. E embora seus atos particulares contenham potencialmente o que há de universal, eles não conseguem ou mesmo não querem realizá-los, ficando satisfeitos com o que conquistaram para si. Já os grandes indivíduos históricos universais, homens que compreenderam seu tempo, aproveitaram a oportunidade, contrapuseram-se e superaram as leis e os direitos estabelecidos vigentes em sua época.
O que significa despertar pela angústia, conforme Heidgger?
- Segundo Heidegger a angústia é, dentre todos os sentimentos e modos de existência humana, aquela que pode reconduzir o homem ao encontro de sua totalidade como ser e juntar os pedaços a que é reduzido pela imersão na monotonia e na diferenciação da vida cotidiana. A angustia faria o homem elevar-se da traição cometida contra si mesmo, quando se deixa dominar pelas mesquinharias do dia a dia, até o autoconhecimento em sua dimensão mais profunda. Ele afirma haver duas soluções quando isso ocorre ou o homem foge para a vida cotidiana, ou supera a angustia, manifestando seu poder de transcendência sobre o mundo e sobre si mesmo. 
5) Qual a proposta dos filósofos contratualistas para amenizar a guerra de todos os contra todos?
 - Hobbes foi o primeiro dos contratualistas a falar do contrato social, diz que a necessidade do contrato se dá pelo fato de o homem, no estado de natureza, ser belicoso e instaurar a guerra de todos contra todos. Já Locke fala que o pacto social se faz necessário quando não há, no estado de natureza, certeza da regularidade da defesa e da punição. Rousseau, diferente dos outros dois contratualistas, diz que a associação entre os homens não se deu por um pacto social, mas sim por uma questão de sobrevivência.

Outros materiais