Buscar

Modelo notícia BII (3)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
ABC AUTISMO, APLICATIVO QUE AUXILIA O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E JOVENS COM TRANSTORNOS EVASIVOS.
SAMARA CÂNDIDA CRUZ, RU - 1827015. 
Polo: Centro Universitário Internacional, UNINTER - Coronel Fabriciano/ MG.
Data: 03/09/2017. 
 
Fonte: https://www.reab.me/aplicativo-abc-autismo-tarefas-baseadas-na-metodologia-teacch/
O mundo e suas constantes evoluções tecnológicas, trás aos deficientes e pessoas com algum tipo de transtorno uma forma de entrada na sociedade atual, sendo que, auxilia na promoção de uma rotina cada vez mais rápida, prática e eficiente à vida de cada um deles. Diante de inúmeros aparelhos móveis e o grande número de aplicativos voltados para as necessidades de inclusão social, temos que destacar o avanço dos universitários do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), que se empenharam no desenvolvimento de um software voltado às necessidades de crianças e jovens com autismo ou déficits de atenção.
O Aplicativo ABC Autismo pode ser encontrado na loja de aplicativos da empresa Google, a Play Store, e sua instalação é gratuita, sendo que já possui mais de 40 mil downloads desde sua criação no ano de 2013. Os estudantes usaram como base para a criação do aplicativo, a premissa de um programa desenvolvido nos Estados Unidos durante os primeiros testes sobre o autismo e suas transformações, sendo também uma forma de avaliar suas complexidades. 
O autismo, também caracterizado por Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um distúrbio neurológico observado a partir da interação social, na dificuldade do processo de alfabetização, no comprometimento verbal e não verbal, dentro dos patrões de comportamento repetitivos e com um repertório curto de sua rotina. Tais características podem ser observadas nos primeiros meses após o nascimento e serem notadas no decorrer do desenvolvimento das crianças. 
A aquisição do programa foi um avanço para o tratamento e educação de crianças com autismo ou déficits de atenção. O aplicativo se destaca como uma ótima opção de auxilio para o letramento de crianças e jovens com dificuldades no processo de alfabetização.
A estrutura do aplicativo se divide em quatro níveis de dificuldade, que são adotadas a partir do estímulo das habilidades do jogador, tais como, adaptações e diferenciação nas fases de letramento infantil, incluindo também nas fases introdutórias do jogo, formas de se adaptar ao aplicativo, essas mesmas tem forma de incentivo à aprendizagem para a criança, pois é o primeiro contato com o programa. Os quatro níveis são divididos em 40 fases, sendo que no decorrer das fases, são coletadas 120 estrelas como forma de estímulos ao jogador.

Outros materiais