Buscar

3. Avaliação Final (Discursiva) Individual e sem Consulta (378683) Técnicas de Gestão (EMD01)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (378683) - Técnicas de Gestão (EMD01)
Prova: 5368680
QUESTÃO:
1. A prática dos 5S tem produzido consequências visíveis no aumento da autoestima, no respeito ao semelhante, no respeito ao meio ambiente e no crescimento pessoal. Uma maior aproximação entre as pessoas tem sido incentivada por meio da melhoria do relacionamento de privilégios que impedem o esforço coletivo em prol de objetivos comuns. O programa só não se consolida quando é mal implantado e isto ocorre porque algumas empresas entendem que o processo por si só resolverá todos os problemas, não investindo no desenvolvimento das pessoas. A denominação 5S é devida às cinco atividades sequenciais e cíclicas iniciadas pela letra “S”, quando nomeadas em japonês. Que traduções possíveis possuem os 5S (Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke)? Cite três possibilidades para cada termo.
RESPOSTA ESPERADA: 
SEIRI: descarte, utilização, liberação da área, organização, ou seleção.
SEITON: arrumação, ordenação, arrumação ou sistematização.
SEISO: limpeza, inspeção ou zelo.
SEIKETSU: saúde, bem-estar, padronização, asseio ou aperfeiçoamento.
SHITSUKE: disciplina, autodisciplina, autocontrole ou educação.
QUESTÃO:
2. A partir de 1930, temos o aparecimento da teoria das relações humanas, que, no seu desenvolvimento, passou por duas etapas. Inicialmente, fez-se a análise do trabalho e a adaptação do trabalhador ao trabalho, seguido da adaptação do trabalho ao trabalhador. A teoria das relações humanas, ou Escola Humanística da Administração, surgiu nos EUA (berço da democracia) e foi marcada por alguns fatos. Descreva os fatos que marcaram o surgimento desta teoria.
RESPOSTA ESPERADA: 
Dentre os fatores que marcaram o surgimento da teoria das relações humanas, estão liberar-se dos conceitos da teoria clássica para se adequar aos padrões de vida do povo; o desenvolvimento das ciências humanas, que visavam demonstrar a inadequação dos princípios da teoria clássica, principalmente a psicologia; as ideias da filosofia pragmática de John Dewey e da psicologia dinâmica de Kurt Lewin e
as contribuições obtidas com a experiência de Hawthorne, que colocaram em xeque os principais postulados da teoria clássica.

Outros materiais