Buscar

Sistema Respiratório respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Sistema Respiratório 
É o processo pelo qual o organismo vivo troca oxigênio e dióxido de carbono com o seu meio ambiente.
O trato respiratório superior é formado por órgãos localizados fora da caixa torácica: nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traquéia. O trato respiratório inferior consiste em órgãos localizados na cavidade torácica: parte inferior da traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões. As camadas das pleuras e os músculos que formam a cavidade torácica também fazem parte do trato respiratório inferior.
Os pulmões são dois órgãos esponjosos situados no interior da cavidade torácica, são responsáveis por uma função vital que é a troca de gases entre o ar e o sangue. As moléculas de ambos os gases atravessam a membrana alveolocapilar nos dois sentidos, graças a uma léi elementar de difusão passando do compartimento no qual se encontram mais concentrados para aquele em que se encontram menos concentrados.
O epiglote é muito importante pois quando nos alimentamos ele se afasta para abrir a passagem do alimento e quando respiramos abre a passagem do ar.
Os pulmões são dois órgãos localizados no interior da cavidade torácica, revestidos externamente por uma membrana denominada pleura. A pleura reveste a cavidade torácica internamente (pleura parietal) e os pulmões externamente (pleura visceral). Tais membranas são continuas no hilo do pulmão. Entre elas, existe um espaço virtual denominado de espaço pleural, onde a pressão é negativa. Nesse espaço existe pequena quantidade de líquido pleural que diminui o atrito durante os movimentos pulmonares, podendo estar aumentando em condições patológicas.
As principais diferenças entre o pulmão direito e o esquerdo:
O pulmão direito tem três lobos (superior, médio e inferior), o esquerdo somente dois; (superior e inferior).
O pulmão direito é maior e mais pesado do que o esquerdo, mas é mais curto e mais largo, porque a cúpula direita do diafragma é mais alta e o coração e o pericárdio projetam-se para a esquerda;
A borda anterior do pulmão direito é retilínea, enquanto a do pulmão esquerdo tem uma profunda incisura cardíaca.
O ar inicia o seu caminho através das fossas nasais, as quais são duas cavidades paralelas que começa nas narinas e tem o seu fim na faringe, são separadas por uma parede cartilaginosa chamada de septo nasal. Em seu interior existem outras cavidades denominadas de cornetos nasais, que tem a finalidade de fazer com que o ar passe pelos turbilhoes, as denominadas conchas nasais, que são revestidas por células produtoras de muco e células ciliadas, que por sua vez tem a função de umedecer, filtrar e aquecer o ar, preparando-o para a troca gasosa ou hematose. É no teto das fossas nasais que se localizam as células sensoriais responsáveis pelo sentido do olfato.
Das fossas nasais, o ar segue seu caminho para a faringe, o qual é um órgão com forma de um canal presente tanto no sistema respiratório quanto no digestório, e se comunica com a boca e as fossas nasais. O ar inspirado pelas narinas ou pela boca necessariamente passa pela faringe antes de chegar à laringe. Já a laringe é um tubo que é sustentado por peças de cartilagem articuladas encontrada na região superior do pescoço, sendo assim a continuação da faringe. A saliência denominada de pomo-de-adão ou mais conhecida como gogó que aparece no pescoço, faz parte de uma das peças cartilaginosas da laringe. A glote (entrada da laringe) possui uma espécie de lingüeta de cartilagem, chamada de epiglote, que tem a função de uma válvula, sendo que durante a ingestão de alimentos a laringe sobre e fecha a sua entrada através da epiglote, isso faz com que seja evitada a entrada de alimentos nas vias respiratórias. É durante a passagem de ar na laringe que é possível realizar a emissão de sons, ou melhor, é devido a presença das pregas vocais.
Após passar pela laringe, o ar segue caminho pela traquéia, a qual é um tubo composto por anéis de cartilagem com diâmetro de aproximadamente 1,5 centímetros por 10 a 12 centímetros de comprimento. Em sua região inferior há uma bifurcação, ou seja, separa-se em dois ramos, originando-se nos brônquios, os quais se penetram nos pulmões. O seu epitélio de revestimento é muco-ciliar e tem a função de aderir às partículas de poeira e as bactérias presentes no ar que são expelidas para fora posteriormente. Neste ponto, o ar chega aos pulmões, os quais são órgãos esponjosos com 25 centímetros aproximadamente, envolvidos por uma membrana serosa chama de pleura.
Inspiração: O ar entra pelas fossas nasais, passando pelos pulmões e sai por meio da contração do diafragma. Ao se contrair, o diafragma se abaixa e com o movimento dos músculos intercostais, aumenta o voluma da caixa torácica, fazendo a pressão interna diminuir e se tornar menos que a pressão atmosférica. Com isso o ar penetra nos pulmões.
Expiração: O diafragma e os músculos intercostais relaxam-se o que reduz o volume torácico e impura para fora o ar utilizado.
Mesma pergunta da 8ª questão
A epiglote é uma saliência amarelada cartilaginosa, que se encontra no início da laringe. Ela se parece com uma espécie de lâmina que se encontra na parte traseira da língua, que serve para fechar a ligação da faringe com a glote, evitando assim que o sistema respiratório se ligue ao sistema digestivo. Ela funciona como uma espécie de válvula da laringe.
A função da epiglote é evitar que alimentos e bebidas entrem na via respiratória; ela se abre quando engolimos algo, permitindo que os alimentos que ingerimos passem com segurança para o sistema digestório. A falha desta abertura resulta em engasgamento.

Outros materiais