Buscar

Autoavaliação Unidade 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

��
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Atividades de autoavaliação
Curso: Gestão Financeira
Matéria: Ciência e Pesquisa
Professor: CAROLINA BITHENCOURT RUBIN
Nome do aluno: Carmem Lúcia Bandeira
Data: 07.03.2014
1)	A palavra conhecimento pressupõe, necessariamente, a existência de uma relação entre dois polos: de um lado o sujeito e de outro o objeto. Nessa relação, quem é sujeito e quem é o objeto? Depois de responder a esta questão, destaque um exemplo no campo de atuação profissional de seu curso para cada um dos polos apontados. 
Sujeito é todo aquele com capacidade e interesse em aprender, conhecer objetos.
Objeto é tudo aquilo que está disponível para ser estudado, compreendido e aprendido.
Na relação sujeito e objeto um está intimamente relacionado ao outro, pois não existe sujeito sem o objeto e vice e versa.
Profissionalmente, sujeito é o próprio gestor financeiro, aquele que adentra nos processos, objeto, para conhecer e analisar todos os detalhes e registros existentes na empresa. Findados os estudos, se dedicará a elaboração de planos e projetos para racionalização e possíveis correções, objetivando a melhoria do desempenho da empresa.
2)	De acordo com as situações apresentadas a seguir, identifique e escreva no espaço reservado o tipo de conhecimento correspondente (no caso, se é popular, artístico, religioso, científico ou filosófico). 
a)	O uso sistemático da razão, como forma de superação da mera intuição e do argumento de autoridade, constitui o campo de atuação deste tipo de conhecimento. Por isso, a utilização da razão tenta bloquear a interferência dos sentimentos. 
Conhecimento Filosófico
b)	Este conhecimento surge do estudo sistemático da realidade, a partir de um método específico, através de procedimentos tecnicamente planejados e testados. 
Conhecimento Científico
c)	A experiência do sujeito – “eu vi” – ou o relato da experiência de outrem:
– “me disseram” – é condição suficiente para garanti-los como o critério de verdade, visto que as explicações deste tipo de conhecimento são sempre resultantes da experiência individual. 
Conhecimento de senso comum ou popular
d)	Este conhecimento se constitui em forma especulativa de ver o mundo, a partir do exercício do pensamento. 
Conhecimento Filosófico
e)	O conteúdo deste conhecimento se forma a partir da experiência que se vive no dia a dia, preocupando-se comumente com problemas mais imediatos e rotineiros. 
Conhecimento de senso comum ou popular
f)	A base deste conhecimento está situada na crença em seres divinos, que se revelam como os únicos capazes de conduzir o destino das pessoas comuns. 
Conhecimento Religioso ou Teológico
3)	Por que, na sua opinião, em nossa sociedade não existe um único tipo de conhecimento, sendo necessário recorrermos comumente aos conhecimentos popular, científico, filosófico, artístico ou religioso para resolvermos certos problemas que afligem o nosso cotidiano? 
A origem de cada situação possui características individuais exigindo coerência de princípios, uma análise sob a ótica das formas de conhecimento podem fornecer melhores subsídios para uma tomada decisão, e em muitos casos optar pela mesclagem das opiniões é o ideal melhor solução e sempre permite uma correção quando necessário.
4)	Assinale correto ou incorreto de acordo com o sentido de cada afirmativa relacionada a seguir: 
a)	O conhecimento para ser conhecimento precisa nos levar ao entendimento da realidade. Por isso, ele se classifica em vários tipos, desde o popular até o artístico. 
( X ) Correto ( ) Incorreto
b)	O conhecimento é a tomada de consciência de um mundo vivido pelo homem. Assim, no conhecimento coexistem dois polos: o sujeito que conhece e o objeto que é conhecido. 
( X ) Correto ( ) Incorreto 
c)	Entre os tipos de conhecimento não existe um grau de hierarquia, pois todos eles são formas de se entender a realidade e, por isso, funcionam socialmente. 
( X ) Correto ( ) Incorreto
Ciência e Pesquisa Unidade 1

Outros materiais