Buscar

Ficha de proteínas respondida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões sobre proteínas
1. O que são proteínas e quais são as suas funções?
 São polímeros de aminoácidos. Estrutural - colágeno, elastina, queratina; Reserva - alguns tecidos acumulam proteínas como reservas de aminoácidos ex. albumina, caseína; Transporte - Hb, ferritina, ...; Movimento - actina, miosina; Protetora - anticorpos, fibrinogênio, citocinas; Função catalítica – enzimas; Hormônios - insulina, prolactina, FSH,…
2. Indique como se distribuem os grupos polares e apolares na molécula de proteína quando em solução aquosa.
Os grupos polares se distribuem nas periferias da molécula e as apolares no centro.
3. O que você entende por estrutura primária de uma proteína? Que informações importantes ela nos fornece? 
Estrutura primária é simplesmente a sequência de aminoácidos. Um a modificação na estrutura primária pode afetar a conformação e a função da proteína.
4. O que é estrutura secundária de uma proteína? Que tipos de interações químicas estabilizam este tipo de estrutura? São estruturas regulares formadas por um padrão regular de pontes de hidrogênio entre os grupamentos peptídicos N- H e C=O dos aminoácidos. Hélices α e conformações β. 
5. Quais as características da α-hélice? O que a estabiliza?  A α-hélice é uma a hélice orientada para a direita, com as ligações peptídicas localizadas na parte interna e os radicais se estendendo para fora. Ela é estabilizada pela formação regular de pontes de H paralelas ao eixo da hélice. 
6. Quais as características estruturais da β-folha e da volta reversa? Duas ou mais fitas β conectadas por pontes de hidrogênio se reúnem formando as folhas. As voltas reversas conectam fitas de folhas β antiparalelas. 
 
7. O que é estrutura terciária? Quais são as forças que a mantêm? Estrutura tridimensional da proteína. Interação hidrofóbica entre os aminoácidos no interior. 
8. Por que alterações de pH destroem a estrutura terciária?  Porque quebra as pontes de H, ligações iônicas e pontes dissulfeto.
9. Quais as principais características estruturais das proteínas quaternárias?  Agregação de 2 ou mais cadeias polipeptídicas, cada cadeia individual é chamada de subunidade, as subunidades podem ser idênticas ou diferentes, na maioria dos casos, as subunidades são mantidas unidas por interações não covalentes.
10. O que são proteínas simples? E conjugada? Proteínas simples: por hidrólise liberam apenas aminoácidos. Proteínas conjugadas: por hidrólise liberam aminoácidos mais um radical não peptídico, denominado grupo prostético.
11. O que é desnaturação de uma proteína e como ela ocorre? Quebra de pontes de H, ligações iônicas e pontes dissulfeto. 
12. O que são proteínas fibrosas? E globulares? Proteínas Fibrosas: na sua maioria, elas são insolúveis nos solventes aquosos e possuem pesos moleculares muito elevados. Proteínas Globulares: São geralmente solúveis nos solventes aquosos e são mais ou menos esféricas.

Outros materiais