Buscar

Fisiologia - Estudo dirigido sobre transporte de membrana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo dirigido sobre transporte de membrana
Explique com suas palavras por que a bicamada lipídica que compõe a membrana plasmática permite a passagem de moléculas apolares, pequenas e sem cargas iônicas com mais facilidade do que moléculas polares, grandes e com cargas iônicas?
Na situação abaixo uma membrana permeável somente ao soluto separa duas soluções. Aponte para qual das soluções o Na+ irá deslocar-se. Explique.
 
Para reidratar pacientes com diarréia, indica-se soro caseiro que contém sal de cozinha (uma colher de chá) e uma colher de sopa de açúcar, ambos diluído em 1 litro de água potável. Explique por que dessa forma a reidratação é mais eficiente do que se tivesse somente o açúcar ou somente o Na+.
Calcule quantos ml de solução é preciso retirar de uma solução de NaCl (2 M)para se fazer 30 ml de solução de NaCl (600mM).
Estudo dirigido sobre Potencial de repouso e potencial de ação
Em que consiste a despolarização e repolarização da membrana
O que é potencial de ação de um neurônio?
O que é potencial de repouso de um neurônio?
Explique que processos iônicos produzem o potencial de ação de um neurônio.
TETRODOTOXINA (TTX) é uma neurotoxina encontrada nas glândulas do baiacu, um peixe muito apreciado na culinária japonesa. A TTX bloqueia especificamente os canais de Na+, e é responsável por vários casos de envenenamentos fatais. Relacione esse envenenamento com o potencial de ação nas células nervosas. 
 Baiacu

Outros materiais