Buscar

Resenha Crítica sobre o filme de Censo Furtado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RESENHA CRÍTICA-
FURTADO, Celso. Desenvolvimento e Subdesenvolvimento. ed ContraPonto, 2009. Cap. 4: Subdesenvolvimento. 
RESUMO DA OBRA
O desenvolvimentismo se está configurando como ideologia do desenvolvimento nacional, no sentido de que exige um processo de diferenciação nacional no quadro da economia mundial. Para desenvolver-se é necessário individualizar-se concomitantemente. [...] O subdesenvolvimento é, portanto, um processo histórico autônomo, e não uma etapa pela qual tenham, necessariamente, passado as economias que já alcançaram grau superior de desenvolvimento. 
 ESTRUTURA DA OBRA
No capítulo quatro do livro de Celso Furtado, o primeiro tópico disserta sobre os “Elementos de uma teoria do subdesenvolvimento”, onde o autor desenvolve o texto explicando o modelo clássico do desenvolvimento industrial. Desta forma, o mesmo explicita que o advento da industrialização, e consequentemente, o desenvolvimento foi a Revolução Industrial, que ocorreu no século XVIII, na Inglaterra. 
“Com efeito, o advento de uma economia industrial na Europa nos últimos decênios do século VXIII, ao provocar uma ruptura na economia mundial da época, representou uma mudança de natureza qualitativa, ao mesmo título da descoberta do fogo, da roda ou a do método experimental” (pg.148) 
Após explicar detalhadamente cada fase do desenvolvimento das econômicas capitalistas e como as mesmas se formaram Celso inicia um segundo tópico que fala sobre “As estruturas subdesenvolvidas”. O autor dividiu o subdesenvolvimento em três fases, onde a primeira correspondeu ao próprio desenvolvimento industrial dos países da Europa Ocidental; a segunda resultou na formação de núcleos industriais em países que apresentavam características semelhantes aos países europeus (Austrália, Canadá e Estados Unidos) e finalmente a terceira, provocou a formação de estruturas econômicas dependentes. 
CONTÉUDO DA OBRA 
“No mundo anterior à Revolução Industrial, o desenvolvimento econômico era, basicamente, um processo de aglutinação de pequenas unidades econômicas e de divisão geográfica do trabalho”. (pg. 148) “Desta forma, o dinamismo da Revolução Industrial, em sua primeira etapa, atuava pelo lado da oferta, concentrando-se atenção do empresário na grande tarefa de, por todos os meios, reduzir os custos”. (pg.150)
“Daí resulta que as técnicas de produção passam a constituir o ponto crucial de todo o sistema econômico. Superada a primeira fase do desenvolvimento, os fatores dinâmicos da econômica industrial começaram a operar, simultaneamente, do lado da oferta e da procura”. (pg.151) “[...] A íntima interdependência existente entre a evolução da tecnologia nos países industrializados e as condições históricas do seu desenvolvimento econômico”. (pg.161) 
“Esse desenvolvimento caracterizou-se pela desorganização da economia artesanal pré-capitalista e pela progressiva absorção dos fatores liberados em um nível mais alto de produtividade”. (pg.164) “Com efeito, numa substancial proporção, a massa de poupança que todos os anos a economia inglesa necessita de transformar em capacidade produtiva deriva de rendas provenientes de empresas localizadas em todas as partes do mundo. O deslocamento da fronteira econômica européia traduziu-se, quase sempre, na formação de economias híbridas em que um núcleo capitalista passava a coexistir, pacificamente com uma estrutura arcaica”. (pg.164)
ANALISE CRÍTICA 
A obra informa sobre a implantação do subdesenvolvimento, para autor o subdesenvolvimento é o subproduto do desenvolvimento, ou seja, é uma estrutura historicamente determinada pela evolução do capitalismo europeu. Para ele, os países subdesenvolvidos não estão fadados à dependência e ao atraso, pelo contrário, à medida que o subdesenvolvimento é uma formação histórica específica, ele é passível de ser superado. 
Contudo, a sua superação, depende diretamente da industrialização e do fortalecimento do mercado interno. Cabe pontuar o caminho que Furtado indica para as nações que se formaram muito depois de outras atingirem determinado patamar civilizacional chamadas de subdesenvolvidas. 
Talvez esta seja a maior contribuição que Furtado nos dá: as possibilidades de pensar a superação do subdesenvolvimento a partir do entendimento da realidade que estrutura o mesmo.

Outros materiais