Buscar

AD1 BOTÂNICA 1 2017.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aluna: Juliana Bruns Caridade 
Mat: 13114020121
Polo: Nova Iguaçu
Questão 1 (1,0): De acordo com a aula 1 (Botânica I – Modulo CEDERJ), supõe-se que a hipótese da vida ter se iniciado no mar é devida às condições físico-químicas que foram mantidas mais estáveis ao longo do tempo geológico, do que às condições do ambiente terrestre. Descreva adaptações estruturais, fisiológicas e reprodutivas que as plantas tiverem para conquistarem o ambiente terrestre. 
1 – A adaptação do ambiente aquático para o terrestre, necessitou de mudanças, tais como a aparição de vasos condutores de seiva e raízes, para a sustentação; produção de sementes envolto em frutos, que aumentaram a dispersão e proteção da semente; surgimento de cutículas cobrindo a epiderme das plantas, para evitar a perda de água; surgimento de estômato, esporos, proteção do embrião e capacidade do zigoto permanecer gametófito.
Questão 2 (1,0): Na aula 4 (Botânica I – Modulo CEDERJ) você aprendeu que os fungos possuem diversas formas de obtenção do alimento. De maneira geral como ocorre a nutrição dos fungos? Descreva este processo. 
2 – São heterotróficos, se alimentam principalmente de carboidratos, mas também se alimentam de água, vitaminas e minerais, ou seja, fontes orgânicas vivas ou mortas.
Para se alimentar, o fungo cresce sobre a fonte de alimento, lançando o micélio que libera enzimas digestivas, degradando as moléculas orgânicas, as hifas absorvem então, o produto da digestão.
Questão 3 (1,0): Ao longo da Aula 5 (Botânica I – Modulo CEDERJ) você estudou que a célula vegetal apresenta características que a diferencia da célula animal. Sendo assim, cite os principais componentes de uma célula vegetal que a torna diferente de uma célula animal e explique de forma sucinta a função de cada um desses componentes 
3 – As células vegetais, possuem diversas partes iguai as células animais, assim como também possuem estruturas diferenciadas como a parede que reveste externamente a membrana plasmática, parede esta, composta de celulose, que garante maior resistência a célula vegetal evitando ruptura pela entrada de água. Possuem plastos, que são organelas compostas por dupla membrana de DNA, cujo a função é armazenar fotossíntese; também possui vacúolos e glioxissoma, os vacúolos são membranas revestidas por tonoplastos, com suco celular no seu interior, que possui como função principal o equilíbrio osmótico e reserva de substância. Já os glioxissoma são fundamentais na germinação da semente e transformação de lipídio em glicídios. Plasmodesmos são canais responsáveis pela conexão citoplasmática entre células vizinhas 
Questão 4 (1,5): A partir do que você aprendeu na aula de Meristemas, Aula 6 (Botânica I – Modulo CEDERJ) responda as seguintes questões: 
a. Quais os principais tipos de meristemas encontrados no corpo da planta? 
a) Meristema primário ou apical e meristema secundário ou lateral, dividido em meristema de raiz, meristema caulinar, câmbio e felogênio
b. Os meristemas vão originar tecidos para determinadas funções. Explique as funções de dois tecidos de acordo com a sua localização e o meristema que o originou. 
b) Procâmbio e meristema fundamental, são originados do meristema primário. O procâmbio tem função de originar tecidos vasculares e o meristema fundamental, forma todos os tecidos primários do sistema fundamental e córtex.
c. Por que o meristema é importante para a planta?
c) Pela sua alta produtividade de células novas e especializadas.
Questão 5 (2,0): De acordo com o que você aprendeu sobre o sistema de revestimento responda: 
a) Quais as funções da epiderme? 
Proteção, pois é uma barreira que evita entrada e saída de substâncias do vegetal, evita perda de água pela transpiração, impede entrada de CO2 requerido na fotossíntese por difusão da atmosfera, dentro das folhas e caule.
b) Aponte as diferenças entre epiderme uniestratificada, múltipla e hipoderme 
b) Sua diferença, vem de suas origens. A uniestratificada é formada a partir de divisões anticlinais da protoderme E apresenta uma única camada de células epidérmicas. A epiderme múltipla originasse a partir da divisão celular protodérmica, e a hipoderme por diferenciação das células do meristema fundamental e apresenta várias camadas de células epidérmicas e é oriunda da divisão de células da protoderme 
c) Cite e explique a funcionalidade de todas as especializações da epiderme.
c) Tricomas: São estruturas semelhantes a pelos, que possuem como principal função, a proteção do vegetal e redução na velocidade de transpiração.
Litocistos: são células grandes, com cristal de carbonato de cálcio, que formam complexos pedestais de formato irregular.
Buliformes: Armazenam água por causa do seu grande tamanho, e também estão ligadas a locomoção da planta, no seu enrolar e desenrolar das folhas.
Estômatos: Responsável pela troca de gases e água com o meio.
Célula silicosa: Sílicas encrustada na parede celular.
Células suberosas: Células vivas, vacuolizadas e apresentam paredes suberificadas.
Papilas: Relacionado ao aspecto aveludado das pétalas; fazem importante papel na polinização e estão ligadas ao reconhecimento químico e a germinação dos grãos de pólen. 
Emergência: Semelhante aos tricomas, porém bem mais resistentes, fazem parte do sistema de revestimento e podem apresentar estômatos.
d) Qual a diferença entre epiderme e periderme?
d) Epiderme é o tecido de revestimento primário, originado da protoderme. Periderme é um tecido secundário de revestimento, que substitui a epiderme em caso de lesão ou crescimento acentuado do vegetal.
Questão 6 (1,0): Na aula 7 (Botânica I – Modulo CEDERJ) você aprendeu que o sistema fundamental é constituído por três tipos de tecido. Sabendo disso, identifique esses tecidos e descreva suas respectivas funções 
6 – Parênquima: Armazenamento de água
Colênquima: Sustentação das regiões jovens e/ou em crescimento no corpo da planta.
Esclerênquima: Tecido vegetal de sustentação da regiões adultas.
Questão 7 (1,5): Na aula 9 (Botânica I – Modulo CEDERJ) Com relação ao transporte de água nas plantas, o tecido que realiza essa função é o xilema. Sabemos que pode ocorrer a formação de bolhas de ar nos vasos condutores, o que impede o transporte. A respeito desse fenômeno responda: a) Cite o nome desse fenômeno. 
7 – a) Cavitação
Cite em qual tipo celular ocorre esse fenômeno. 
b) Xilema secundário. 
Explique como este fenômeno acontece e quais fatores implicam no ocorrido. 
c) É um fenômeno no qual entram bolhas de ar no xilema, criando assim uma descontinuidade que impede o transporte da seiva. Mas quando isto acontece, a planta tem mecanismos para resolver esse problema com o desvio da água para tracóides ou vasos adjacentes; as bolhas de ar podem ser eliminadas do xilema pela pressão ou então novos vasos ou tracóides que substituem os obstruídos.
Sabemos que o floema é um tecido complexo, formado por diferentes tipos celulares. Na aula 10 (Botânica I – Modulo CEDERJ) do módulo CEDERJ você conheceu a organização estrutural desse tecido e aprendeu sobre as funções de cada tipo celular. Sabendo disso, você deverá descrever sucintamente os tipos celulares abaixo a partir de suas funções e citando duas características anatômicas. - Células de transferência; - Células companheiras; - Fibras; - Células crivadas e elemento de tubo crivado; 
8 - Células de transferência: Apresenta modificações na sua parede, com diversas invaginações na parte interna e protuberâncias em direção ao citoplasma
Células companheiras: Possuem inúmeras pontoações e citoplasma denso.
Fibras: Podem ser gelatinosas ou septadas.
Células crivadas: Células muito longas com paredes terminais oblíquas
Elemento de tubo crivado: Células muito curtas com células crivadas

Outros materiais