Buscar

TRIBUNAL DO JÚRI

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
 DINÂMICA DO PROCEDIMENTO
I – PROCESSO –É um conjunto de atos, atos estes que, em andamento, seguem ritos processuais. Atos estes que têm procedimento.
II – TIPOS DE PROCEDIMENTOS:
Processo de Cognição ou Conhecimento: em que se busca o reconhecimento da ilicitude penal e sua autoria.
Processo de Execução: É aquele onde se esgota a atividade jurisdicional e culmina com a prolatação da sentença, aplicando-se, assim, a norma penal ao fato concreto no ato do cumprimento da sanção.
III – FASES DO PROCEDIMENTO:
Postulatória: É aquela fase em que, quem teve seu direito lesado, provoca a atividade jurisdicional do Estado
2. Probatória: É aquela fase em que as partes terão que apresentar ao juiz os meios necessários para convencê-lo da existência ou inexistência do que se pretendeu na relação jurídica processual.
3. Alegatória: A fase em que há o desenvolvimento da argumentação necessária a convencer o julgador da legitimidade da pretensão, baseado no que foi postulado e provado.
*
*
4. Decisória: É aquela fase em que o juiz decide sobre o fato, prolata a sentença.
 A partir da decisão há a execução que ocorre mesmo quando há absolvição. Ex Alguém foi preso em flagrante, o juiz absolve e manda soltá-lo.
IV- RITOS DO PROCEDIMENTO:
Procedimento Comum: Que se constitui do juiz singular
Procedimento Especial: Que envolve processo do Tribunal do Júri, para apuração dos crimes dolosos contra a vida tentados ou consumados; processo para a apuração de crimes de calúnia, injúria e difamação, de rito dos juizados especiais criminais; processo para apuração de crime praticado contra um funcionário público; processo de restauração de autos extraviados; processo para a aplicação de medida de segurança; processo de rito sumário. São processo de rito sumário os que apuram os crimes punidos com pena de detenção e os de prisão simples.
V – LETRAS USADAS NOS PROCESSOS E SEUS SIGNIFICADOS: Recebidos e Autuados
 R.A. Recebidos e Autuados- quando o juiz recebe os autos do inquérito policial.
 P.R.I. Publique-se, Registre-se e Intimie-se, ao término da sentença
*
*
 O TRIBUNAL DO JÚRI
I- CONCEITO : O Tribunal do Júri é uma das espécies de juizo colegiado, composto de sete juizes, investidos da função jurisdicional só enquanto ocorre o julgamento e po um juiz togado.
II – TIPOS DE TRIBUNAI:
Colegiado Homogêneo: Quando todos os integrantes do órgão pertencem a uma mesma categoria. Ex. Tribunal de Justiça do Estado
Colegiados Heterogêneos: Compostos de juizes togados e de juizes convocados , temporariamente, para a realização da função jurisdicional.
III - HISTÓRICO:
1. Construção ou instituição de origem inglesa e que apareceu ao mesmo tempo que apareceia o habeas corpus.
2. Apareceu para impedir que os juizes que eram empregados do rei e, portanto,
 subordinados ao absolutismo, pudessem vir a julgar cidadãos que só poderiam ter suas causas apreciadas por seus semelhantes.
3. Antes do direito inglês, encontra-se na forma clássica do direito romano ou na forma
 assemelhado ao T.doJúri, isto é, o acusado era julgado por cidadãos de comprovada
 idoneidade moral e que, na praça pública se reuniam, para à luz do sol, dizer da culpabilidade ou não de determinadas pessoas.
*
*
4. O Júri no Brasil:
Apareceu em 1822, logo após a proclamação da independência, nos casos de julgamento de crimes de imprensa.
B. Com a Constituição de 1824, surge o T.do Júri como garantia constitucional só no aspecto formal porque nunca foi posto em prática e analisava todas as questões criminais e civis.
Sempre apareceu como uma tradição do constitucionalismo brasileiro: Aparecia na Constituição de 1891,1934,1946,1967 e Emenda de 1969 e na Constituição de 1989, restrito ao julgamento dos crimes dolosos contra a vida.
Só na Constituição ditatorial de 1937, no Estado Novo de Getúlio Vargas, foi retirada a instituição do júri como garantia constitucional, passando a ser regulada pela Lei Ordinária.
A Emenda n. 1 de 1969, retirou do T.do Júri a soberania dos veredictos como garantia constitucional.de 1946
A atual Constituição traz de volta a soberania do veredicto, igualando-se ao C.P.Penal que está adaptado à Constituição .
IV - ARGUMENTOS FAVORÁVEIS AO T.DO JÚRI:
Ele é a maior demonstração de democracia. 
Levando-se em conta a soberania dos veredictos, os jurados, investidos que são da função de julgar, eles têm plena liberdade para firmar seu convencimento. No júri
*
*
os jurados não decidem por livre convencimento e sim por íntima convicção, porque eles não são obrigados a justificarem ou fundamentarem suas decisões.
3. O júri tem soberania. O que dá realce à instituição do júri é a possibilidade de que o júri decide além das provas trazidas para os autos porque ele é pleno. O conceito de justiça que os jurados trazem para os julgamentos, não é aquele circunscrito à prova mas, aquele que deve brotar do consenso do próprio meio social.
4. Nada impede a permanência da instituição do júri mesmo que os jurados desconheçam questões de direito, os jurados decidem questões de fato.
5. O T.do Júri permite a de cada caso em toda a sua individualidade. 
V – ARGUMENTOS DESFAVORÁVEIS AO TRIBUNAL DO JÚRI:
O júri não é característico de democracia. Há paises que vivem em regime democrático e não têm T.do Júri e há paises que vivem regimes ditatoriais e possuem o T.do Júri.
São inseparáveis no julgamento a apreciação de questões de fato da questão de direito, porque no momento em que os jurados respondem se o agente repeliu injusta agressão, o conceito de injusta agressão é, puramente, jurídico.
*
*
3. Da mesma forma que os juizes têm vícios de julgamento, os jurados também têm os seus, e transportam para o julgamento aquelas experiências que viveram há algum tempo.
4. Ao jurados são ignorantes.
5. O júri falha na aplicação do direito porque o jurado se impressiona com a díalética ou com a retórica dos advogados.
6. Falta honestidade aos jurados.
7. Jurados são pessoas aversas ao direito são contadores, enfermeiros, que não têm conhecimento de direito.
VI – TIPOS DE TRIBUNAL DO JÚRI:
1. Clássico: Os jurados são proibidos de se comunicarem e decidem, apenas, questões
de fato.
2. Escabinado: Os juizes decidem questões de fato e de direito. Há comunicação dos jurados entre si.
3.Assessorado: Levando-se em conta o desconhecimento do direito por parte dos jurados, são designados dois assessores, para atuarem perante eles, sem poder de voto mas, que vão esclarecer as questões jurídicas ou as dúvidas de direito que os jurados possam ter.
4. A Escola Positiva apregoava o julgamento técnico: o acusado deveria ser julgado por uma equipe de especialistas, isto é, médicos, sociólogos, estudantes de direito- corpo de jurados formado por técnicos. 
*
*
VII – DECISÕES NO PROCESSO DE TRIBUNAL DO JÚRI:
1.Pronúncia:
Conceito: É a decisão do juiz de inferior instância em que ele reconhece a existência da materialidade da infração e de elementos de autoria determinando que o acusado seja julgado pelo Tribunal do Júri.
O que declara o juiz na decisão de pronúncia? 
 - O dispositivo legal em cuja sanção julgar incurso o acusado
Recomenda-o na prisão em que se achar.
2. Impronúncia: 
A. Conceito: É a decisão prolatada pelo juiz em que ele reconhece ou a inexistência do crime ou a inexistência de indícios suficientes de autoria, determinando o arquivamento do processo.
B. A decisão de impronúncia não transita em julgado, a qualquer tempo, desde que haja novas provas, poderá ser o acusado pronunciado, salvo quando ocorre a prescrição.
3. Absolvição Liminar ou Sumária:
Conceito: Ocorre quando o juiz reconhece que houve crime, reconhece a autoria do crime, mas reconhece que o acusado agiu dentro das excludentes de criminalidade.
B. Esta decisão tranca a ação e transita em julgado e depois de esgotado o prazo de
recurso não é mais possível de ser retificada.
C- Desclassificação do Delito-Quando as provas dos autos que aquele crime não é da 
Competência do Tribunal do Júri.
*
*
VIII- De todas as decisões cabe recurso:
Da Decisão de Pronúncia- Recurso em Sentido Estrito
Da Decisão de Impronúncia- Recurso em Sentido Estrito
Da Absolvição Sumária ou Liminar-Apelação
IX – Despronúncia – É a impronúncia proferida em segunda instância
X- COMPOSIÇÃO DO TRIBUNAL DO JÚRI:
O juiz presidente do T.do Júri – Juiz Togado
O Ministério Público
A Defesa
O Conselho de Sentença formado por 7 jurados
 O Corpo de Jurados é composto por 25 jurados, desses 25, 15 têm que estar presentes na abertura da sessão do Tribunal do Júri e, ao final, 7 serão sorteados para comporem o Conselho de Sentença.
inesxistênc
*
a
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas Recentes