Buscar

Aula de Fisiologia 20-02-2014

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FISIOLOGIA
Membrana e seu transporte
Transporte passivo – quando não envolve o consumo de energia do sistema, sendo utilizada apenas a energia cinética das moléculas; a movimentação dá-se a favor do gradiente de concentração.
Difusão - A difusão se dá quando a concentração interna de certa substância (soluto) é menor que a externa, e as partículas tendem a entrar na célula. Quando a concentração interna é maior, as substâncias tendem a sair. A difusão pode ser auxiliada por enzimas permeáveis sendo classificada difusão facilitada. Quando não há ação de enzimas, é chamada difusão simples.
Osmose - No que se refere à osmose, quando a concentração externa de substâncias é maior que a interna, parte do líquido citoplasmático tende a sair fazendo com que a célula murche - plasmólise. Quando a concentração interna é maior, o líquido do meio externo tende a entrar na célula, dilatando-a - Turgência, entretanto existe ainda a situação em que a célula murcha e depois por motivos externos volta a obter sua quantidade normal de água, então esse fato é chamado de Deplasmolise, ou seja, uma plasmólise inversa. Neste caso, se a diferença de concentração for muito grande, pode acontecer que a célula estoure. As células que possuem vacúolos são mais resistentes à diferença de concentração, pois estas organelas, além de outras funções, agem retendo líquido.
Transporte ativo – quando o transporte das moléculas envolve a utilização de energia pelo sistema; no caso da célula viva, a energia utilizada é na forma de Adenosina trifosfato (ATP); a movimentação das substâncias dá-se contra a gradiente de concentração.
Transporte entre Vasos e Tecidos (Equação de Starling)
O transporte de substancia dos vasos para os tecidos (lados arterial) dos tecidos para os vasos (lado venoso) ocorrerá como resultante das somatórias de quatro forças que atuam simultaneamente de acordo com a hipótese de Starling:
F = (Pc - Pi) – (Rc - Ri) onde: R é o pi
F = Fluxo
Pc = Pressão Hidrostática Capilar
Pi = Pressão Hidrostática Intersticial 
Rc = Pressão Oncótica Capilar
Ri = Pressão Oncótica Intersticial

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes