Buscar

Questões de Ética em Saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�
	 1a Questão (Ref.: 200801591781)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Mariah é uma mulher que vive na Arábia. Ela é casada com Farid e se apaixonou por ele quando tinha 15 anos. Foi a primeira esposa de Farid. Cinco anos se passaram e agora Mariah está sofrendo muito porque Farid se casou mais três vezes, tendo agora quatro esposas. Ela sente ciúmes do marido e reclama que ele não lhe dá atenção como antes. Mas Farid não concorda com isso, pois divide seu tempo entre as quatro. Mariah pensa em se separar de Farid alegando bigamia. Mas isto não é possível no seu país, porque lá as leis são diferentes. Isto significa que:
	
	
	O ato moral provocado por um ser humano real e contextualizado historicamente, não deve ser avaliado sob o código moral que vigora na sociedade em que vive.
	 
	O ato moral provocado por um ser humano real e contextualizado historicamente, deve ser avaliado sob o código moral que vigora na sociedade em que vive.
	
	O ato moral provocado por um ser humano real e contextualizado historicamente, deve ser avaliado sob o código moral que vigora na sociedade ocidental.
	
	O ato moral provocado por um ser humano real e contextualizado historicamente, deve ser avaliado sob o código moral que vigora em todas as sociedades simultaneamente.
	
	O ato moral provocado por um ser humano real e contextualizado historicamente, deve ser avaliado sob o código moral que vigora na sociedade americana.
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 200801594660)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Patrícia vem sentindo fortes dores de cabeça e tonturas. Não consegue mais dirigir e precisa da ajuda do marido para se locomover. Ela foi ao médico e este lhe solicitou um exame de ressonância magnética e uma tomografia computadorizada, mas patrícia não possui plano de saúde. Então recorreu ao serviço público de saúde. Como ela mora no interior, sua cidade só tem um hospital e este não possui aparelhos que façam tais exames. Ela foi para a capital com eu marido. Chegando ao hospital da cidade, recebeu a notícia que não poderia fazer os exames porque os aparelhos estavam quebrados. Como estes exames são muito caros nas clínicas particulares, Patrícia não pode fazer os exames. O tempo está passando e ela se sente cada vez pior. Dentro das definições éticas, os remédios, tratamentos e operações que não podem ser obtidos sem gasto excessivo, dor ou inconveniente ou que, se usados, não ofereceriam uma razoável esperança em beneficiar alguém são representativos dos:
	
	
	meios de comunicação de massa
	
	meios ordinários
	
	meios publicitários
	 
	meios extraordinários
	 
	meios políticos
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 200801630167)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O evento constituído por um tribunal militar internacional que efetuou os julgamentos dos primeiros criminosos de guerra, incluindo médicos, ocorrido entre 1945 e 1946, na Alemanha, denomina-se:
	
	
	Linguagem de Hitler
	
	Evento de Guerra
	
	Avaliação de Casos
	
	Determinação Jurídica
	 
	Julgamento de Nuremberg
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 200801630178)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No que tange ao tema de tranplantes de órgãos e tecidos, o princípio através do qual se preserva o direito do indivíduo em decidir qual a informação que quer manter em anonimato, denomina-se:
	
	 
	Princípio da confidencialidade
	
	Princípio da bondade
	
	Princípio da arguição
	
	Princípio da divisão
	
	Princípio de Castel
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 200801717487)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As questões éticas envolvidas nos procedimentos ligados à reprodução humana abarcam uma série de aspectos, mas seu conceito básico é:
	
	 
	O objetivo da reprodução é a geração da vida.
	
	O objetivo da reprodução é escolha de material genético para fins de beleza.
	
	O objetivo da reprodução é o aborto.
	
	O objetivo da reprodução é a destruição de gametas.
	
	O objetivo da reprodução é a barriga de aluguel.
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 200801630097)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Maura é uma estudiosa de Filosofia. Ela acredita na busca pela felicidade, na investigação das características do bem e da perfeição humana. Maura se afina com o modelo de ética proposto por:
	
	
	Sofistas
	
	Heráclito
	 
	Aristóteles
	 
	Platão
	
	Demócrito
	
	�
	 7a Questão (Ref.: 200801594657)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Maria está com problemas de saúde e precisa amputar o seu pé. Ela acha que as pessoas são donas de seus corpos e não acredita que uma pessoa pode dispor de seus membros corporais ou funções somente até o ponto que isto é saudavelmente requerido. Os médicos não concordam com Maria e disseram-lhe que vão amputar-lhe o pé, mesmo que ela não concorde, pois caso contrário, ela poderá falecer. Isto é feito quando é necessário para o próprio bem da pessoa como um todo, assegurar a própria existência, ou remover áreas danificadas que não podem ser evitadas ou consertadas. Esta situação está dentro do princípio da totalidade na bioética. Isto é representativo de que:
	
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece simplesmente que a parte não existe em função do todo. Portanto, não podemos legitimamente sacrificar a parte do corpo se for necessário preservar a saúde de todo o corpo.
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece que se a pessoa desejar pode sacrificar seu corpo e morrer.
	 
	o princípio da totalidade na bioética estabelece simplesmente que a parte existe em função do todo. Portanto, podemos legitimamente sacrificar a parte do corpo se for necessário preservar a saúde de todo o corpo.
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece que todos são donos de seus corpo e podem fazer com ele o que bem entenderem.
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece que os médicos são donos dos corpos dos pacientes e podem fazer com eles o que bem entenderem.
	
	�
	 8a Questão (Ref.: 200801594667)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em consequência dos abusos criminosos promovidos por experimentações nazistas no decorrer da segunda grande guerra e do subsequente julgamento de Nuremberg, foi elaborado em 1947, o Código de Nuremberg. Objetivando eliminar futuros episódios semelhantes aos praticados pelos nazistas, o código de Nuremberg surge como um importante marco na história da ética envolvida em pesquisas médicas. Em síntese, ele determinava que deveria haver consentimento prévio e voluntário de todos os sujeitos envolvidos em pesquisas e para garantir que não haveria indução à participação, os sujeitos deveriam receber informações sobre riscos, objetivos e procedimentos experimentais. Determinava também que:
	
	
	toda pesquisa deveria apresentar a impossibilidade de resultados não alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e exigia a realização de experimentos sempre posteriores em animais.
	 
	toda pesquisa deveria apresentar a possibilidade de resultados não alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e exigia a realização de experimentos anteriores em animais.
	
	a realização de toda pesquisa com experimentos em animais deveriam ser feitas com leões.
	
	nenhuma pesquisa deveria apresentar a possibilidade de resultados não alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e não exigia a realização de experimentos anteriores em animais.
	
	toda pesquisa deveria apresentar somente a possibilidade de resultados alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e refutava a realização de experimentos anteriores em animais.
	
	�
	 9a Questão (Ref.: 200801630173)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Um homem de 46 anos acabou de passar por uma delicada cirurgia de transplante de córneas. Ele se sente bem fisicamente, mas psiquicamente sente-se culpado, pois a irmã do doador, apesar dele ter deixado sua vontade de ser doador de órgãos por escrito em cartório e de toda afamília também decidir por isso, não se conforma e tem aborrecido o recém operado diariamente e quer as córneas do irmão de volta. Correlacionando o caso com os elementos críticos no conceito de dignidade da vida humana, ressalta-se a:
	
	
	Direito ao tecido de terceiros
	 
	Intangibilidade corporal
	 
	Determinação judicial
	
	Desintegração física
	
	Fantasia de cura
	
	�
	 10a Questão (Ref.: 200801630180)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As novas tecnologias têm sido aplicadas em relação às alternativas de manipulação genética, no desenvolvimento de técnicas de transplantes e também nos aspectos relacionados à fertilização e reprodução humana. Elas estão diretamente relacionadas à:
	
	
	Intervenção Animal
	
	Saúde Bovina
	 
	Saúde Coletiva
	
	Doença Mental
	
	Aquecimento Global

Outros materiais