Buscar

CONAMA Conselho Nacional do Meio Ambiente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONAMA é o Conselho Nacional do Meio Ambiente, órgão consultivo e deliberativo do Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA, criado pela Política Nacional do Meio Ambiente.
Ele não é um lugar físico, mas sim um ambiente vivido por reuniões como as Câmeras Técnicas, Grupo de Trabalho e as Plenárias, as quais se reúnem os conselheiros.
O conselho pode produzir diversos ATOS.
Por meio desse dispositivo são estabelecidas normas, critérios e padrões relativos ao controle e à manutenção da qualidade do meio ambiente, como vista ao uso racional dos recursos naturais.
O processo se inicia mediante proposta de seus Conselheiros, que segue para se analisado pelo Ministério do Meio Ambiente - MMA e entidades vinculadas (IBAMA, SFB, ANA e ICMBIO).
O Conama e o órgão consultivo e deliberativo do sistema nacional do meio ambiente sisnama foram instituídos pela lei 6.938/81, que dispões sore a politica nacional do meio ambiente, regulamentada pelo decreto 99.274/90.
O Conama e estratégico e essencial para a implementação da politica nacional do meio ambiente e do sistema Nacional do meio ambiente, e tem o importante papel de promover a conciliação necessária entre os diferentes setores das sociedades com o eu caráter democrático e sua composição representativa.
O CONAMA é composto por Plenário, CIPAM, Grupos Assessores, Câmaras Técnicas e Grupos de Trabalho. O Conselho é presidido pelo Ministro do Meio Ambiente e sua Secretaria Executiva é exercida pelo Secretário-Executivo do MMA.
O Conselho é um colegiado representativo de cinco setores, a saber: órgãos federais, estaduais e municipais, setor empresarial e sociedade civil
Órgãos Regulamentadores
O Ministério de Meio Ambiente, como órgão superior tem a atribuição geral do controle, gerenciamento e fiscalização das questões ambientais. 
A este ministério estão ligados: O CONAMA e o IBAMA, que atuam a nível nacional além de suas ramificações a nível estadual e municipal (veja organograma). 
No artigo 7 antes de ser revogado fala sobre a criação do Conama onde diz: e criado o conselho nacional do meio ambiente o Conama, cuja composição, organização, competência e funcionamento serão estabelecidos, em regulamento pelo poder executivo.
O artigo 7 foi revogado pela lei 8.028/90 no artigo 60 onde foi revogada varias leis e artigos , dizendo que foi revogada por ser disposições contrarias.

Outros materiais