inorganica experimental
2 pág.

inorganica experimental


DisciplinaQuímica Orgânica Experimental II213 materiais1.074 seguidores
Pré-visualização1 página
2) Química do cobre 1
-Preparação e propriedades do óxido cuproso
A) Foram pesados 2,53 g de CuSO4, dissolvidos em 15 ml de água destilada e adicionados 1,52g de glicose, em seguida a solução foi aquecida em banho-maria e após a dissolução total, adicionou-se 8ml de NaOH a 20 %, observando a mudando de coloração da solução que passou de azul claro a marrom avermelhado.
Após alguns minutos de aquecimento a solução ficou com uma coloração vermelho-tijolo e formou um precipitado vermelho de fundo.
B) Após a lavar e filtrar o precipitado, foi adicionada uma pequena quantidade do mesmo em um tubo de ensaio e em seguida adicionou-se 2,0ml de H2SO4 3,0M sobre agitação seguida de repouso, alguns minutos depois observamos que a solução apresentou coloração azu clara , e fundo marrom.
-Preparação do brometo cuproso
Em um tubo de ensaio, misturou-se 3ml de solução de CuSo4 1,0M com o mesmo volume de solução de NaBr 1,0 M, essa solução azulada foi então aquecida ficando levemente esverdeada, então foram adicionados alguns cristais de N2SO3 até o desaparecimento da coloração, a solução ficou incolor ,com um precipitado branco de fundo.
Resultados e discussão:
A preparação do óxido cuproso é obtida pela redução do sal de cobre(II) em meio alcalino na presença de um agente redutor(glicose).
Os carboidratos redutores possuem grupos aldeídos ou cetonas livres, sofrendo oxidação em soluções alcalinas de íons metálicos como o cobre. Os íons cúpricos (Cu++) são reduzidos pela carbonila dos carboidratos a íons cuprosos (Cu+) formando o óxido cuproso , que tem a cor vermelho-tijolo. A glicose é oxidada a ácido glicorônico, reduzindo os íons cúpricos a íons cuprosos. 
*Reação:
CuSo4(s) +C6H12O6 +5OH(aq) \u2192 CuO2(aq) + C6H11O7 + SO2 +3H2O(L)
-o Oxido de cobre reage com o ácido sulfúrico sendo reoxidado a cobre(II)
*Reação:
Cu2O(S) + H2SO4 \u2192 CuSO4(aq) + Cu(s) + H2O(l)
-Preparação do brometo cuproso
A solução é inicialmente azul devido a formação do complexo de cobre hexahidratado e ao ser aquecida passa a verde devido a formação do complexo bromato de cobre trihidratado ,após adição do Na2SO4, há a formação de um precipitado branco, que será o brometo cuproso.
Reações:
CuSO6 + H2O \u2192 [Cu(H2O)6]SO4 azul
[Cu(H2O)6] 2+ + NaBr \u2192(aquecimento) [Cu(H2O)3Br] 2+ verde
[Cu(H2O)Br]+ + SO3 - \u2192 CuBr (s) + H2O + Na2SO4 Branco