Buscar

atividade eng soft

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIFACS - Universidade Salvador
Disciplina: Engenharia de Software I
Professor: Gledston Carneiro da silva
Aluno: Lucas Vinicius de Jesus Moreira
Matricula: 312152011
ATIVIDADE II
01-Explique porque é apropriado considerar que o software é mais do que os programas que podem ser executados pelos os usuários finais dos sistemas?
Por que, o processo de criação do software compreende uma parte fundamental do projeto, sendo a etapa que determina o sucesso ou a falha do software.
02-Quais são as diferenças entre desenvolvimento de produto genéricos de software e o desenvolvimento de software sob encomenda? 
Software genérico – As especificações são gerais, criadas pelos criadores do software para atende uma maior gama de clientes, feitos para o mercado geral.
Software sob encomenda – Quem compra o software controla a especificação, feitos para um cliente específico e dificilmente pode-se implantar em outro ambiente.
03-quais são os quatros principais atributos que o software deve ter? Sugira quatro outros que as vezes podem ser significativos 
 Facilidade de Manutenção (Manutenibilidade), Confiança, Eficiência e Usabilidade, outros atributos como Portabilidade, boa relação custo-benefício, segurança e facilidade de integração com outros sistemas.
04-Qual a importância da conformidade com o aspecto o aspecto confiabilidade no desenvolvimento de sistemas de software?Dê exemplo de 02(dois) problemas relacionados a não conformidade com esse aspecto. 
A Importância de um software confiável e a garantia de que não cause quaisquer danos físicos ou econômicos no caso de falha no sistema
A não conformidade pode ocasionar:
 Perca de informações ou dados, ou ate mesmo informações erradas geradas pelo sistema
Danos físicos, em caso de falha em sistemas de tempo real.
05-Comente sobre a seguinte frase “Se você não atacar os riscos do projeto ativamente, então estes irão ativamente atacar você”.
Ao realizar a execução do projeto, os riscos envolvidos devem ser rapidamente sanados, assim evitando problemas como, quebra de prazo, aumenta de custo do projeto ate mesmo a falha no desenvolvimento do projeto.
06- Apresente 3 problemas encontrados no desenvolvimento de sistemas de software nos dias atuais e exemplifique.
Alta rotatividade de pessoal: As constantes trocas de pessoal dificultam em qualquer implantação de projetos ou métodos de desenvolvimento de software, pós demandasse tempo e recursos para treinamento de um novo colaborador.
Mudanças durante o desenvolvimento: Todos os projetos estão sujeitos a ter que modificar, remodelar todo ou grande parte do sistema durante o desenvolvimento. Isso porque o cliente, durante a análise de requisitos, não nos fornece tudo o que o sistema necessita, trazendo sempre novas ideias e pedindo modificações durante os processos pós-análise de requisitos. 
Transferir e compartilhar conhecimento: Muitas vezes os conhecimentos sobre o software e os métodos de desenvolvimento ficam a critérios de um único indivíduo, e caso seja ele seja desligado da empresa há uma grande dificuldade de passar o conhecimento adiante pois na grande maioria o conhecimento e passado através de treinamentos e via oral . 
07-Além dos desafios de heterogeneidade entrega rápida e confiança, identifique outros problemas e desafios que a engenharia de software provavelmente está enfrentando neste século.
Comunicação entre cliente e desenvolvedor: A falha na comunicação pode ocasionar a insatisfação do cliente no produto final ou ate mesmo o retrabalho do desenvolvedor.
Tempo: Grande dificuldade de seguir o cronograma previsto sem atropelar os prazos.
Qualidade: A falta de preocupação com qualidade em todas as etapas do projeto, somente dando importância no final, levando assim ao grande índice de retrabalho.

Outros materiais