Buscar

AULA7e8 DT (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
DIREITO DO TRABALHO I
CIÊNCIAS DAS HUMANIDADES
DIREITO
2017/1
Prof. Leonardo Sanguanini
UNOESC/JOA 11.940
OAB/SC 27.416
*
*
SALÁRIO: contraprestação devida ao empregado pela prestação de serviços, em decorrência do contrato de trabalho.
REMUNERAÇÃO: soma do salário contratual com outras vantagens percebidas na vigência do contrato de trabalho: VALOR FIXO + VALOR VARIÁVEL.
SALÁRIO X REMUNERAÇÃO
*
*
Salário mínimo legal (art. 7º, inc. IV da CF/88, art. 76 e 118 da CLT): patamar mínimo a ser pago a um empregado no mercado de trabalho do país.
	
	Art. 76 - Salário mínimo é a contraprestação mínima devida e paga diretamente pelo empregador a todo trabalhador, inclusive ao trabalhador rural, sem distinção de sexo, por dia normal de serviço, e capaz de satisfazer, em determinada época e região do País, as suas necessidades normais de alimentação, habitação, vestuário, higiene e transporte.
ESPÉCIES DE SALÁRIO
*
*
Salário profissional: mínimo a ser pago a um empregado no contexto de determinada profissão.
Salário-normativo: piso salarial: parâmetro salarial mais baixo que se pode pagar a um empregado no contexto de determinada categoria profissional (mesmo ramo ou segmento profissional).
Salário Regional: mínimo recebido em determinada região.
	- Fundamentação: Lei Complementar n°. 103/2000: Autorização dos Estados para instituição.
	
*
*
Constituição Federal, art. 7º, IV:
	IV – salário mínimo, fixado em Lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim.
Lei Complementar n°. 103/2000:
	Artigo 1º. Os Estados e o Distrito Federal ficam autorizados a instituir, mediante lei de iniciativa do Poder Executivo, o piso salarial de que trata o inciso V do art. 7o da Constituição Federal para os empregados que não tenham piso salarial definido em lei federal, convenção ou acordo coletivo de trabalho.
*
*
CONFLITO DE COMPETÊNCIA LEGISLATIVA OU DE VALORES?
	1. Devemos verificar se o empregado pertence à determinada categoria, sobre a qual exista instrumento normativo (acordo coletivo ou convenção) vigente. 
	2. Não existindo instrumento normativo, aí se aplica o piso salarial criado por lei estadual.
	3. A norma coletiva deve sempre prevalecer, mesmo que o piso salarial definido em Acordo ou Convenção Coletivos seja inferior ao piso estadual, até porque o artigo 1º da Lei Complementar 103/2000 prevê a existência de norma coletiva, excluindo a aplicação da lei estadual.
*
*
	Art. 461 - Sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, nacionalidade ou idade.
	§ 1º - Trabalho de igual valor, para os fins deste Capítulo, será o que for feito com igual produtividade e com a mesma perfeição técnica, entre pessoas cuja diferença de tempo de serviço não for superior a 2 (dois) anos.
	§ 2º - Os dispositivos deste artigo não prevalecerão quando o empregador tiver pessoal organizado em quadro de carreira, hipótese em que as promoções deverão obedecer aos critérios de antigüidade e merecimento.
	
	Art. 458 - Além do pagamento em dinheiro, compreende-se no salário, para todos os efeitos legais, a alimentação, habitação, vestuário ou outras prestações "in natura" que a empresa, por fôrça do contrato ou do costume, fornecer habitualmente ao empregado. Em caso algum será permitido o pagamento com bebidas alcoólicas ou drogas nocivas. 
	§ 1º Os valôres atribuídos às prestações "in natura" deverão ser justos e razoáveis, não podendo exceder, em cada caso, os dos percentuais das parcelas componentes do salário-mínimo (arts. 81 e 82).
*
*
Art. 457 - Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber.
	§ 1º - Integram o salário não só a importância fixa estipulada, como também as comissões, percentagens, gratificações ajustadas, diárias para viagens e abonos pagos pelo empregador.
	§ 2º - Não se incluem nos salários as ajudas de custo, assim como as diárias para viagem que não excedam de 50% (cinqüenta por cento) do salário percebido pelo empregado.
	§ 3º - Considera-se gorjeta não só a importância espontaneamente dada pelo cliente ao empregado, como também aquela que for cobrada pela empresa ao cliente, como adicional nas contas, a qualquer título, e destinada a distribuição aos empregados. 
REMUNERAÇÃO
*
*
DESCONTO SALARIAL: art. 462 da CLT;
Pagamento;
Depósito;
TÓPICOS GERAIS	
*
*
FUNDAMENTAÇÃO: LEI Nº. 11.788/2008.
CONCEITO: Estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante.
FINALIDADE: O estágio tem por finalidade o aprendizado do estudante de competências próprias da atividade profissional e a contextualização curricular, na busca do seu desenvolvimento para a vida cidadã e para o trabalho.
MODALIDADES: OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO.
ESTAGIÁRIO
*
*
JORNADA DE ESTÁGIO:
INTERVALOS: Utilização comparativa – CLT.
PRAZO CONTRATUAL: Máximo de 02 anos, sem limite de prorrogação via aditivo contratual.
Prazo não aplicado para os portadores de deficiência.
*
*
PARTICULARIDADES:
Salário ou Bolsa de Estágio: Quando e com que valor?
Auxílio-transporte?
Férias ou Recesso?
Atividades de Risco e adicionais?
Seguro de vida?
Previdência social?
Anotação em CTPS?
Regras de Rescisão contratual?
*
*
	Acórdão-5ªC RO 0001767-31.2013.5.12.0011 - NULIDADE DO CONTRATO DE ESTÁGIO. RECONHECIMENTO DO VÍNCULO DE EMPREGO. A validade do contrato de estágio pressupõe a associação das atividades desenvolvidas com a formação teórica do curso do aluno, bem como o preenchimento de requisitos formais. Demonstrado que o suposto estagiários exercia função de empregada típica do réu. Assim, reconhecer o vínculo de emprego é medida que se impõe, em respeito ao princípio da primazia da realidade e também para preservar tanto o instituto do estágio (de relevante função educacional e social), como o próprio ordenamento jurídico trabalhista, que se ressente quando postos de trabalho são suprimidos pela utilização de trabalhadores precários.
*
*
FUNDAMENTAÇÃO: LEI Nº. 9.608/2008.
CONCEITO: Considera-se serviço voluntário a atividade não remunerada, prestada por pessoa física à entidade pública de qualquer natureza, ou à instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos: 
	a) cívicos; 
	b) culturais; 
	c) educacionais; 
	d) científicos; e 
	e) recreativos ou de assistência social.
OBSERVAÇÃO: 
	- Obrigatoriedade de TERMO DE ADESÃO.
	- Pagamento: ressarcimento de despesas. 
SERVIÇO VOLUNTÁRIO
*
*
	
	CLT, Art. 2º - Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço.
	§ 1º - Equiparam-se ao empregador, para os efeitos exclusivos da relação de emprego, os profissionais liberais, as instituições de beneficência, as associações recreativas ou outras instituições sem fins lucrativos, que admitirem trabalhadores como empregados.
	§ 2º - Sempre que uma ou mais empresas, tendo, embora, cada uma delas, personalidade jurídica própria, estiverem sob a direção, controle ou administração de outra, constituindo grupo industrial, comercial ou de qualquer outra atividade econômica, serão, para os efeitos da relação de emprego, solidariamente responsáveis a empresa principal e cada uma das subordinadas.
RELAÇÃO DE EMPREGO
CONCEITO DE EMPREGADOR
*
*
PODER DE DIREÇÃO OU
PODER DIRETIVO;
PODER DE REGULAMENTAÇÃO;
PODER DE FISCALIZAÇÃO;
PODER DISCIPLINAR.
CARACTERÍSTICAS	
*
*
Para o Direito do Trabalho, Grupo Econômico é “a figura resultante da vinculação justrabalhista que se forma entre dois ou mais entes favorecidos direta ou indiretamente pelo mesmo contrato de trabalho, em decorrência de existir entre esses entes laços de direção ou coordenação em face de atividades industriais, comerciais, financeiras, agroindustriais ou de qualquer outra natureza econômica”.
CLT - Art.2º. (...)
	§2° Sempre que uma ou mais empresas, tendo, embora, cada uma delas, personalidade jurídica própria, estiverem sob a direção, controle ou administração de outra, constituindo grupo industrial, comercial ou de qualquer outra atividade econômica, serão, para os efeitos da relação de emprego, solidariamente responsáveis a empresa principal e cada uma das subordinadas.”
GRUPO ECONÔMICO
*
*
CARACTERIZAÇÃO: Deriva do exame de três elementos: 
	1. abrangência objetiva do grupo;
	2. abrangência subjetiva;
	3. Nexo relacional entre as empresas.
	1. Integração interempresarial:(CLT - §2º, art.2º):
	“estiverem sob a direção, controle ou administração de outra, constituindo grupo industrial, comercial ou de qualquer outra atividade econômica”.
	2. Pessoas Jurídicas de finalidade lucrativa.
	3. Relação de coordenação entre as diversas empresas sem que exista uma em posição predominante – Hierarquia entre elas.
*
*
Acórdão- RO 0003634-57.2011.5.12.0002
	GRUPO ECONÔMICO. CONFIGURAÇÃO. Os requisitos para a configuração do grupo econômico são: a) a existência de mais de uma sociedade empresária; b) personalidade jurídica própria; c) interesse integrado na atividade econômica organizada e d) direção ou coordenação por uma das sociedades, caracterizada como principal, do interesse econômico comum.
	[…]	
	Para o Direito do Trabalho, sempre que uma ou mais sociedades empresariais, apesar de terem personalidade jurídica própria (o que significa cada uma ter a inscrição do seu ato constitutivo no respectivo registro), estiverem sob a direção, controle ou administração de uma delas, constituindo grupo de qualquer atividade econômica, são consideradas solidárias.
*
*
O surgimento da figura do GRUPO ECONÔMICO teve como finalidade proteger a garantia dos créditos trabalhistas em favor do empregado. 
Responsabilidade passiva:
 	Responde integralmente pelos créditos trabalhistas oriundos de contratos de emprego.
RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais