Buscar

Resumo Prova psicanalise

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Slide1
Experiência clinica de winnicott
Inúmeros casos clínicos mostraram que crianças que se tornaram doente, seja neuróticos, psicóticos, psicossomáticos ou anti-sociais, revelavam dificuldades no seu desenvolvimento emocional na infância, mesmo como bebês . Crianças hipersensíveis paranóides podiam ate ter começado a ficar assim nas primeiras semanas ou dias de vida. Quando veio a tratar crianças pela psicanálise confirmou a origem das neuroses no complexo de Édipo, mas mesmo assim sabia que as dificuldades começavam antes.
Influencia Kleniana	
Segundo o próprio Winnicott afirmava, Milanie Klein considerava a analise da criança exatamente como a analise de adultos.
Achava valiosa a experiência do conjunto de brinquedos no setting, já que eram facilmente manipulados e se uniam a imaginação da criança de modo especial. Ela tinha um modo de tornar a realidade psíquica interna muito real, pois para ela o brincar era uma projeção psíquica da criança, a partir dos conteúdos localizados dentro do self e no corpo.
Deste modo havia uma conexão intima entre os mecanismos mentais de introjeção (self) e a função de comer (corpo).
A projeção tinha relação com as funções corporais que eram excretoras (saliva, suor,fezes,gritar...)
O material de analise ou tinha que ver com as relações objetais da criança ou com os mecanismos de introjeção e projeção.
-Então, Winnicott percebia que a base das ansiedades estava relacionada com impulsos pré- genitais (diferente do Édipo)
- No caso do neurótico o material pré-genital era regressivo e a dinâmica pertencia ao período dos 4 anos, mas por outro lado em muitos casos, havia doença e uma organização de defesas pertencentes a períodos anteriores da vida da criança.
- A abordagem de Klein possibilitou Winnicott trabalhar com os conflitos e ansiedades infantis e defesas primitivas, fosse o paciente criança ou adulto, e gradualmente ter esclarecimentos sobre a teoria da reação depressiva e sobre alguns estados caracterizados por expectativas persecutórias (Depressões, delírios de perseguição).
Ele também percebeu a importância da compreensão da posição depressiva em seus pacientes e afirmava que clinicamente, chegar a esta posição envolve ter o paciente deprimido e estar deprimido é uma conquista e implica em alto grau de integração pessoal e uma aceitação da responsabilidade por toda a destrutividade que esta ligada a viver, á vida instintiva e á raiva a frustração .
A chegada a esse estagio esta associada com as idéias de restituição e reparação, e na verdade o ser humano não pode aceitar as idéias destrutivas e agressivas em sua própria natureza sem a experiência da reparação, e por isso a presença continuada do objeto de amor é necessária nesse estagio, já que só assim há uma oportunidade de reparação;
Para Winnicott esta foi a mais importante contribuição de Klein e se iguala ao complexo de Édipo, com a diferença que no Édipo o relacionamento compreende três pessoas e a posição depressiva de Klein se relaciona com duas pessoas (lactente e mãe).
Winnicott valorizava a teoria Kleniana, sobretudo a posição esquizo-paranóide com seus mecanismos do medo de retaliação e a cisão do objeto bom e mau.
Crítica a Klein
Ele afirmava que a autora não deu devida importância ao ambiente...
Para o Winnicott, se não há uma criação suficientemente boa então o resultado é o caos, mas do que o medo de retaliação e o splitting. Há um período em que não é possível descrever um lactente sem descrever a mãe de quem o lactente ainda não se tornou capaz de se separar para se tornar um self.
Slide2
SAÚDE FÍSICA – Hereditariedade; boa nutrição; boas condições físicas; consciência social
SAÚDE MENTAL- Capacidade dos pais de oferecer cuidado; capacidade da criança em Receber cuidados; provisão necessidades físicas e emocionais; tendência inata p/ integração e crescimento.
As forças no sentido da vida, da integração da personalidade e da independência são tremendamente fortes, e com condições suficientemente boas a criança progride; Quando as condições não são suficientemente boas essas forças ficam contidas dentro da criança e de uma forma ou de outra tendem a destruí-la. 
WINNICOTT FOI UM GRANDE DEFENSOR DA PREVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL;
Tentamos prevenir, e esperamos ser capazes de conduzir á cura onde quer que haja anormalidade que signifique sofrimento para alguém... Provisão ambiental suficientemente boa realmente tende a prevenir a doença psicótica, mas apesar do melhor cuidado do mundo a criança ainda esta sujeita aos distúrbios associados com os conflitos originados da vida instintiva.
Por que a mãe não precisa de uma compreensão intelectual das necessidades do bebê?
Se a mãe estiver suficientemente bem para se entregar a maternidade, ela se torna cada vez mais identificada... Por causa dessa identificação ela mais ou menos sabe o que ele necessita no que se refere á coisas vitais.
Tudo isso facilita os estágios inicias das tendências integrativas do lactente e o começo da estruturação do ego. Pode-se dizer que a mãe torna o fraco ego do bebê em um forte, porque está lá, reforçando tudo!! INTEGRAÇÃO DO EGO
-A mãe sabe que precisa adiar seus impulsos até a época em que a criança possa utilizar sua experiência de separação de modo positivo.
-A mãe não deixa a criança por mais minutos, horas ou dias acima da capacidade da mesma de conservar sua lembrança.
- Se deve se afastar por tempo demasiado ela terá que mimar seu filho para tê-lo de volta 
- Quando há separação por muito tempo, acima da capacidade de manter viva a lembrança da mãe, poderá ocorrer mais tarde um estado semelhante a uma tendência anti-social.
- Isto ocorre por que, neste caso, a continuidade das relações objetais da criança foi interrompida e o desenvolvimento ficou retido.
- Na tentativa da criança de tentar preencher este vazio, poderá haver tendência ao furto.
DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL PRIMITIVO 
“Seja qual for o aspecto físico da questão, há sempre o lado emocional. Pode-se dizer que nesse estagio o bebê já é capaz de mostrar, através do brincar, que ele compreende que tem um interior, e que as coisas vêm do exterior. Ele mostra que sabe que está enriquecendo com as coisas por ele incorporadas (física e psiquicamente). Mais ainda, ele mostra que sabe que é possível livrar-se das coisas uma vez obtido delas o que desejava. Tudo isto representa um enorme progresso.”
Portanto, quando um ser se percebe uma pessoa relacionada a outras pessoas, um longo caminho já foi percorrido em termos de desenvolvimento primitivo.
NOSSA TAREFA É A DE EXAMINAR O QUE OCORRE COM OS SENTIMENTOS E PERSONALIDADE DO BEBÊ ANTES DESSE ESTAGIO QUE RECONHECEMOS COMO ATINGIDO ENTRE OS 5 – 6 MESES 
 E NESSE PERIODO QUE SERÃO ENCONTRADAS AS CHAVES PARA COMPREENDERMOS A PSICOPATOLOGIA DA PSICOSE
Desenvolvimento emocional INICIAL – integração, personalização, realização.
Winnicott postula uma não-integração primaria, onde houve uma falha no desenvolvimento primitivo e nos processos de integração, personalização e realização.
Psicoses, autismo, patologias da propriocepção, depressões (graves). 
A desintegração da personalidade é um fenômeno psiquiátrico bem conhecido e complexo. O estado não integrado primário fornece a base da desintegração, e o atraso ou falha na integração primaria predispõe á desintegração quando a regressão se dá, ou quando fracassa algum outro tipo de defesa.
- Assim, o fenômeno psicótico da despersonalização (a desintegração) também esta relacionado ao retardamento da personalização no inicio da vida.
- A personalização no inicio da vida se dá pela experiência instintiva e a repetida e silenciosa experiência de estar sendo cuidado fisicamente o que constrói gradualmente uma personalização satisfatória 
DISSOCIAÇÃO 
A dissociação é um mecanismo de defesa freqüente e leva a conseqüências tanto na psicose como na neurose; 
O bebê dissocia quando não sabe a principio, que o sentimento afetuoso dirigido a mãe (por ele construído durante os seus momentosde quietude) é ao mesmo tempo a força dirigida ao seio que ele esta decido a destruir;
O bebê não reconhece conscientemente que ele é o mesmo que sente prazer ao ser cuidado e sente raiva, no momento seguinte, quando privado da satisfação pelo leite.
- No sono há a “DISSOCIAÇÃO” da vigília e o sonhar uma “dissociação” do real 
Quando um sonho é não apenas sonhado, mas também relembrado, ocorre uma experiência de grande valor exatamente pelo fato de que assim a dissociação se “enfraquece”.

Outros materiais