Buscar

Exercícios de Relaxamento (1)

Prévia do material em texto

Exercícios de Relaxamento
1 - “Equal Breathing”
Como é feito: Vamos começar por inspirar pelo nariz e conte de 1 a 8 e expirando pelo nariz contando de 1 a 8 (o nariz oferece uma resistência natural à respiração). Objectivo: tranquilizar o sistema nervoso, aumentar a concentração e reduzir o stress.
Quando é melhor: Em qualquer altura e em qualquer lugar – mas esta técnica é óptima antes de adormecer. Se tem dificuldade em adormecer, esta técnica é óptima para conseguir desviar a mente dos pensamentos do dia ou outros que o impeçam de adormecer.
Nível de dificuldade: Baixo
2 - “Abdominal Breathing Technique”
 
Como é feito:  Coloque uma mão no peito e outra na barriga, inspire profundamente pelo nariz e assegure-se que o diafragma e não o peito enchem de ar. Tenha como objective 6 a 10 respirações por minuto, profundas e lentas. Faça 10m por dia para começar a notar de imediato redução do batimento cardíaco e da tensão arterial. 
Quando é melhor: Antes de um acontecimento stressante.
Nível de dificuldade: Baixo
 
 3 – “Alternate Nostril Breathing”
 Como é feito: Esta respiração trás calma e equilíbrio. Sente-se no chão ou numa cadeira. Coloque o polegar direito sobre a narina direita e inspire profundamente pela narina esquerda. Em seguida feche a narina esquerda com o indicador e deixe sair o ar pela narina direita. Continue o exercício inspirando pela narina direita, feche a narina com o polegar direito  e expire pela narina esquerda.
Quando é melhor: De manhã ou sempre que precise de concentração ou energia. Diz-se que esta técnica faz-nos sentir mais acordados. È como tomar um copo de café.
Nível de dificuldade: Médio
 
 4 – ”SKull Shining Breath”
 Como é feito: Comece com uma inspiração longa e lenta pelo nariz e a seguir uma expiração forte e rápida a partir do baixo ventre. Depois de se sentir confortável com a contracção, apresse o movimento de inspiração-expiração (sempre pelo nariz), a cada um a dois segundos no total de 10 respirações seguidas.
Quando é melhor:  É um treino abdominal intenso, mas aquece o corpo, repõe energia e acorda o cérebro. Se a técnica anterior era como um café, esta é como um duplo expresso
Nível de dificuldade: Avançado
 
  
5 – “Progressive Relaxation”
Como é feito: Feche os olhos e concentre-se em comprimir e relaxer cada grupo de  músculos entre 2 a 3 segundos cada. Comece pelos pés e dedos dos pés, depois passe aos joelhos,  coxas, traseiro, peito, braços, mãos, pescoço, queixo, olhos ,— tudo isto mantendo respirações profundas e calmas pelo nariz. Se lhe parecer complicado pode inspirar pelo nariz, reter o ar contando até 5 enquanto comprime os músculos, depois expira pela boca e relaxa os músculos.
Quando é melhor: Em casa, no trabalho ou até no transito.
Nível de dificuldade: Baixo
 
 
6 – “Guided Visualization”
Como é feito: Pode fazer sentado ou de pé. Feche os olhos, endireite a cabeça e com a ajuda de um coach, um terapeuta ou uma gravação, respire profundamente enquanto pensa em imagens positivas para substituir qualquer pensamento que tenha. A meditação guiada permite colocar-nos no sítio para onde queremos ire em vez de deixar a nossa mente vaguear para o nosso diálogo interno.
Quando é melhor: Em qualquer sítio onde possa fechar os olhos, relaxar e deixar-se ir.
Nível de dificuldade: Médio
 
Este artigo é uma tradução de Jordan Shakeshaft (http://greatist.com/p/jordan-shakeshaft) inspirado no trabalho de Dr. Alison McConnell, Rebecca Pacheco, and Dr. Ellen Langer.
Desejo que estas técnicas lhe sejam úteis.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes