Buscar

Diferença entre paris e new york

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
DISCIPLINA: Noçoes de Arquitetura
Professora: Grazielli Bruno Bellorio
Aluno: Ueber da Cunha Silva
Turma: B01
�
Faça um paralelo entre as cidades de Paris e Nova York observando os seguintes aspectos:
	Aspectos
	Paris
(dois grandes momentos)
	Nova York
(dois grandes momentos)
	Surgimento
	A região já era habitada desde a pré-história e somente ganhou destaque após a queda do império romano. Na idade média, época do feudalismo, devido à sua localização em um lugar fértil e no meio de rotas comerciais se tornou na época a mais rica e populosa cidade europeia.
	Nova York a princípio, Nova Amsterdã, era uma colônia holandesa que utilizava o local como posto de comércio, isso até 1664, quando a Inglaterra tomou o controle do local colocando o nome atual.
	Características físicas
	Cidade Horizontal, Construções antigas, Paris é comparado a um ”funil”, pois seu centro é localizado em um lugar de baixa altitude, esta que vai aumentando à medida que se afasta do meio da cidade e se aproxima das colinas que contornam a cidade. Tem um clima temperado com invernos suaves e verões frescos. 
	Nova York em sua totalidade é localizada em uma ilha (Manhattan), antes com um terreno irregular e com acesso ao continente apenas com embarcações. Com as interferências humanas, o local passou a ser plano e após a construção de pontes o acesso ao continente passou a ser mais fácil atraindo cada vez mais pessoas e expandindo cada vez mais a cidade que hoje é a maior do mundo. Cidade Vertical, Conforto e aproveitamento de espaço.
	Grandes problemas
	A medida que a cidade cresceu, a água do rio Sena, não era mais suficiente necessitando de grandes intervenções para trazer água a cidade.
	Problemas hidro sanitários; falta de áreas verdes; criminalidade.
	
	A poluição também passou a ser outro problema; as pequenas ruelas na cidade impedia uma maior locomoção além de ser ruim para estratégias de guerra.
	O fato de ser localizada principalmente em uma ilha impediu um maior crescimento da cidade lateralmente, fazendo necessário construir arranha-céus, que gerou uma grande concentração de pessoas o que tornou o trânsito caótico.
	Interventores
	Felipe II.
	Colonizadores ingleses
	
	Napoleão IV.
	\\
	Principais intervenções
	Visando defender a cidade Felipe II construiu muralhas no entorno da mesma, as pedras utilizadas para a construção são do interior da cidade e até hoje podem ser vistas em certos locais de Paris.
	Colonizadores ingleses transformaram Nova York no que ela é hoje, expandiram a cidade com louvor. As ruas da cidade foram construídas paralelamente umas as outras; estações de tratamento de esgoto; pontes que ligam a ilha ao continente em si; arranha-céus aonde funcionam os centros comerciais da cidade.
	
	Napoleão IV construiu estações de tratamento do esgoto.
	\\
	Infraestrutura hoje
	Apesar de não poder crescer muito para os lados e nem para cima, devido ao terreno frágil da cidade, Paris ainda sim dispõe de uma das mais modernas infraestruturas do mundo. Sistema de abastecimento de esgoto e água aproveitando o curso natural e a declividade do subsolo
	Considerada a capital do mundo, Nova York apesar de todos os problemas de qualquer outra metrópole, é composta por grandes construções como os arranha céus, os quais funcionam os grandes centros econômicos da cidade, grandes universidades, pontes imponentes, entre outros. Sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitários bem feitos, alinhando conforto e design.
	Modelo urbanístico
	Culturalista.
	Modernista.
Faça uma análise crítica, e explique por que as cidades Paris e Nova York, com trajetórias aparentemente diferentes, e perfis totalmente distintos ocupam o mesmo lugar de destaque no cenário mundial.
Comente: Paris “cidade Luz” e Nova York “templo do consumo”.
Paris e Nova York são definitivamente grandes cidades no cenário mundial, mas cada qual com sua característica.
A capital francesa tem cultura e sua história é marcada por grandes conquistas populares que deram um caminho para o país seguir, dentre esses caminhos, o de construir uma cidade rica e onde os problemas são resolvidos, além de darem grande importância para a beleza, daí o apelido “cidade luz”, pois à noite as luzes tornam Paris umas das mais belas cidades do mundo. Já Nova York é uma cidade moderna, pois com o advento do capitalismo no mundo, um local como esse se fazia necessário para que as pessoas realizassem seus sonhos de consumo, por isso a cidade é chamada de o “templo do consumo”. Prova desses detalhes é que Paris hoje é a cidade mais visitada turisticamente falando, já Nova York é a cidade com o maior índice de pessoas que vão em busca de grandes e bons negócios.

Outros materiais