Buscar

Relatório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Relatório
Pontos GPS 
s-14,937976 w-44,080498 : FURADO DO MEIO: um dos primeiros lugares a ser povoado na região da aldeia tenda, este lugar e muito importante, por que La foi onde grandes lutadores pela conquista dos nossos direitos nasceram. O lugar hoje resta apenas marcas de um passado sofrido mais também um passado de muitas conquistas.
s-15,000445 w-44,008209 : REMANSO PRÓXIMO A ILHA DO CAPÃO: o Remanso hoje limita o território indígena, que a décadas atrás foi doada para o povo xacriabá e é registrada em cartório. Onde esta limitação se das margens do riacho itacarambizinho ate as margens do rio São Francisco. Hoje a demarcação aponta ate a ilha do capão que se localiza do outro lado do braço do rio grande. O Remanso e a Ilha do Capão habitam por volta de 800 a 1000 pessoas.
s-14,929853 w-44,083710 : PLACA DA DIVISA: esta placa se localiza ao lado do terreno do Sr. Adaiton mais conhecido como nenzinho, que por sua vez é o secretario do meio ambiente do município de São João das Missões, e que também esta dentro da nova demarcação do território, onde no seu terreno faz a criação de peixes em tanques que também é usado para dar água aos gados da propriedade. Lugar este que também é bem conhecido pela comunidade por ter grande concentração dos poucos animais e aves que restaram na região, conhecido também pelo excesso de caçadores em busca de presas fáceis. O que estar se tornando uma coisa extraordinária para nós, de pouco a pouco muitos animais estão desaparecendo da região, aquilo que chamamos de sustentável parece já não existir no vocabulário da comunidade.
s-14,963561 w-44,029308 : MILTON SÃO BERNADO: O Sr. Milton é um dos grandes parceiros que temos na luta para a demarcação do território, hoje ele se encontra na comunidade do São Bernardo, tem por volta de 500 habitantes.
s-14,931601 w-44,073578 : ANTIGA MORADIA: neste lugar habitava umas 3 famílias onde eles cultivavam suas roças, o lugar é conhecido como catinguinha, segundo uma das moradoras dona Carmem o lugar era muito bom de se viver, tinha uma paz, uma tranqüilidade, ela ainda relata que para ir estudar iam a pé, só tinha mata fechada que chegava ser escura.

Outros materiais