Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO – PANEJAMENTO DE CARREIRAS

Prévia do material em texto

AVALIANDO APRENDIZADO – PANEJAMENTO DE CARREIRAS
	Você está preparado para o Ensino Superior? Em nossa primeira aula, foi destacada a importância do domínio de alguns conhecimentos, aplicáveis na vida diária, acadêmica e profissional. Com base neste cenário, leia o que é exposto a seguir e escolha a alternativa CORRETA:
O Índice de Progresso Social (IPS) divulgado recentemente revela que o Brasil ficou em 46° lugar entre 132 países. O IPS é um novo indicador global que avalia mais de 50 parâmetros que compõem a qualidade de vida dos cidadãos, como saúde, moradia, segurança pessoal, acesso à informação e à educação, saneamento básico, sustentabilidade e tolerância a diferenças. O Brasil somou 69,97 pontos na média geral, em uma escala de 0 a 100 pontos. No item liberdade e escolha pessoal, o Brasil foi o 27° no mundo; no item tolerância e respeito, o 33°; no item acesso ao conhecimento básico alcançou 38°. No item segurança pessoal, o Brasil ficou na 122ª colocação e, no item acesso à educação, na 76ª. Estes percentuais alcançados pelo Brasil indicam que:
		
	 
	o acesso à educação foi o segundo pior índice alcançado pelo Brasil.
	
	Mariana, uma aluna do curso de Enfermagem da Estácio, oriunda do ensino público, vem apresentando algumas dificuldades nas disciplinas básicas de seu curso. O que essa aluna pode fazer e como a Universidade Estácio pode contribuir na superação dessas carências? Destaque a assertiva INCORRETA.
		
	 
	Pode considerar que suas carências não influenciarão na condução de seu curso e nem o no seu desempenho nas matérias do curso.
	
	
	Muitas vezes o aluno, ao entrar no ensino superior, desconhece o nível de exigências cognitivas que será necessário em cada disciplina que cursa, assim como o impacto que isso causa no seu desempenho. Como o aluno pode enfrentar tais desafios?
		
	 
	Fazendo pesquisas e leituras paralelas sobre os conteúdos estudados, para consolidar melhor o aprendizado.
	
	Um dos problemas mais comentados em termos de educação no Brasil refere-se à carência de qualidade da educação básica, em especial do Ensino Médio. Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA:
		
	 
	A geração nem-nem, assim chamada a geração de jovens que nem estudam, nem trabalham, ameaça a competitividade brasileira e o futuro do país.
	
	Na precariedade da educação brasileira, principalmente no que concerne à rede pública, encontram-se diversos problemas, entre eles temos:
I- Falta de vontade política em priorizar gastos na educação.
II- Falta de oferta de vagas em relação à demanda de alunos.
III- Falta de vontade do aluno em estudar.
Assinale a alternativa correta:
		
	 
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	João tem 11 anos e se encanta ao assistir documentários sobre pontes e grandes obras de engenharia, especialmente porque lhe escapa à compreensão as soluções encontradas pelos engenheiros para vencer as forças da natureza ao executarem obras que atravessam grandes abismos ou ligam um território litorâneo às ilhas. Sonha em, um dia, ser Engenheiro Civil e é incentivado, pela família, a seguir estudando para chegar onde quer. Sabemos que João deve seguir este caminho, primordialmente, porque:
		
	 
	vamos para a Universidade para aprender técnicas, métodos profissionais e entender o porquê das coisas.
	
	O Brasil encontra-se no do 39ª colocação em ranking de educação básica divulgado pela Pearson em 2012, dentre 40 países. Com relação ao plano individual, o aluno do ensino superior pode mudar esta realidade 
		
	 
	Avaliando-se continuamente e tomando ações para reduzir suas eventuais deficiências de conhecimento.
	
	A falta de qualidade no ensino é um fator preocupante e que tem sido observado pelo governo como um todo. O ensino médio em especial é responsável pelo ingresso do aluno no ensino superior e apresenta um índice baixo de qualidade o que dificulta o aluno durante sua vida acadêmica. Na busca da qualidade são importantes alguns aspectos, EXCETO:
		
	 
	seleção de alunos por nota refletindo na política de inclusão social;
	
	Analise as afirmações e assinale a opção correta.
I) Um dos maiores problemas do sistema educacional no Brasil é a carência de qualidade na Educação Básica, em especial no Ensino Médio.
II) O IDEB é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão)  e no desempenho dos alunos no SAEB e na Prova Brasil.
III) IDEB significa Índice de Desenvolvimento da Educação Básica 
		
	 
	As afirmações I, II e III são verdadeiras.
	
	Mesmo considerando a existência de adversidades e barreiras que parecem intransponíveis, o ato de assumir as rédeas da trajetória de carreira parece ser possível. Para isso, é importante acreditar e desenvolver determinadas posturas mentais. Analise as afirmativas a seguir e escolha a opção que melhor as representa.
I-Nós mesmos somos os senhores dos nossos destinos, tanto como indivíduos quanto como uma coletividade e precisamos ter clareza do que desejamos alcançar.
II- É preciso ousar, sonhar grande e acreditar que as barreiras estão aí para serem vencidas e que as coisas boas não são apenas para aqueles que parecem ter mais sorte em determinados momentos.
III- É fundamental planejar os passos do caminho desejado com antecedência, pensando no longo prazo e  tendo como foco resultados que vão além do que ocorre no presente.
IV- As oportunidades vão aparecer sempre e nem sempre será preciso trabalhar arduamente ou estar adequadamente preparado para saber e poder aproveitá-las. Tudo é uma questão de sorte.
		
	 
	Apenas I, II e III estão corretas      
		
	
	(CesgranRio/ SEPLAG, 2010-Adaptação) A Universidade, como promotora da aprendizagem de conhecimentos significativos, faz a organização curricular em seu Projeto Pedagógico de Curso, levando em consideração diferentes saberes dos contextos ecológico, demográfico, social e cultural....
Com essa articulação, o processo educativo assume uma perspectiva: (assinale a opção correta)
		
	 
	Multidimensional.
	
	
	Em quais disciplinas da educação básica é mais flagrante a deficiência da educação básica publica no Brasil?
		
	 
	c) Português e Matemática
	
	
	É correto afirmar que podemos considerar um dos problemas mais comentados em termos de educação brasileira a:
		
	 
	Carência de qualidade da educação básica, em especial do ensino médio.
	
	"Algumas palavras são perigosas em quase todas as decisões: amanhã, mais tarde, depois... A oportunidade pode não bater duas vezes na mesma porta. Mesmo que você não se sinta 100% preparado é melhor começar a investir em seu sonho dando o primeiro passo do que encontrar 1000 desculpas e deixar para outra hora".(Isi Golfetto).
De acordo com o texto, qual das alternativas NÃO condiz com a ideia da autora sobre "Sonhar é acreditar"?
		
	 
	..."Acredite em hábitos negativos e naquelas pessoas que tentam desencorajá-lo."
	
	O Brasil encontra-se no do 39ª colocação em ranking de educação básica divulgado pela Pearson em 2012, dentre 40 países. Com relação ao plano individual, o aluno do ensino superior pode mudar esta realidade:
		
	 
	Avaliando-se continuamente e tomando ações para reduzir suas eventuais deficiências de conhecimento.
	
	O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é calculado com base na taxa de rendimento escolar e no desempenho dos alunos no SAEB e na Prova Brasil. Identifique a alternativa que apresenta corretamente os indicadores considerados na taxa de rendimento escolar:
		
	 
	Aprovação e evasão.
	Na aula 1 de nossa disciplina o aluno é incentivado a fazer uma autoavaliação, de acordo com a área do seu curso. Esta avaliação é importante para:
		
	 
	Ajudaro aluno a perceber em que aspectos precisa se aprimorar e assim traçar um plano de ação.
	
	A frase - Ou você define os rumos da sua vida ou a sua vida fará isso para você....- nos ensina a importância de planejarmos o nosso caminho e, para isso, é necessário saber:
		
	 
	Onde estou e onde quero chegar
	Quais os cursos chamados de Stricto Sensu?
		
	  Mestrado e Doutorado
	
	Conforme constatado em pesquisas apresentadas no conteúdo, ao final do Ensino Fundamental, o percentual de alunos com conhecimento considerado adequado é de apenas 17% no caso de Matemática e de 27% em Língua Portuguesa. Com base nestes números, é possível supor:
		
	 
	Estes índices revelam dificuldades de acompanhamento por parte dos alunos no ensino médio e, consequentemente, no ensino Superior.
	Em pesquisa divulgada pelo Inep somente 17% dos alunos que terminam o ensino fundamental tem domínio de matemática. Este dado é preocupante, pois:
		
	 
	o aluno terá dificuldades no ensino médio e consequentemente em sua vida profissional;
	Por que a aspiração e poder sonhar são fundamentais para a vida humana?
		
	 
	Porque é isto que dá sentido à vida.
	
	Paulo tem 19 anos e concluiu o ensino médio em uma escola na qual os professores faltavam muito e por meses não tinha aula de disciplinas como: matemática, química e língua portuguesa. O fato acima comprova o baixo índice de desenvolvimento em educação. Marque a alternativa que mostra o impacto entre o baixo índice de desenvolvimento econômico e a educação, no Brasil
		
	 
	O pouco investimento em educação vai resultar em pessoas pouco capacitadas e isso interfere diretamente no desenvolvimento e crescimento econômico.
	
	A qualidade da educação, da Educação Básica, em especial do Ensino Médio, é um processo conjunto a ser desempenhado com vontade de fazer, com compromisso, respeito ao cidadão e valorização dos educadores. Então, quem deve assumir a responsabilidade pela qualidade da educação, principalmente a de nível médio?
		
	 
	Deve ser assumida pela família, Estado e escola.
	Além das disciplinas eletivas, as graduações oferecem, ainda, as optativas. Estas se diferem das primeiras citadas pelo fato 
		
	 
	de não serem disciplinas obrigatórias;
	
	Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I - A Estácio é a única instituição no país (e uma das poucas no mundo) que desenvolveu um projeto nacional de Educação Superior baseado nos conceitos contemporâneos da sociedade do conhecimento, focado no desenvolvimento dos seus alunos para o mundo do trabalho.
PORQUE
II - Na "sociedade do conhecimento", o que tem valor é conhecimento produzido coletivamente e mediado por plataformas digitais. Ou seja, cabeças pensantes trabalhando colaborativamente tendem a construir um conhecimento de maior qualidade, independente do local onde cada um se encontre, pois hoje podemos construir conhecimento coletivo à distância usando plataformas digitais.
		
	 
	As afirmativas I e II são verdadeiras e a segunda NÃO justifica a primeira
	
	Durante a sua formação acadêmica, você terá contato com diversos personagens, que irão ajuda-lo nesse processo. São eles: Equipe Administrativa, Gerente Acadêmico, Coordenador de Curso, Professores e Colegas de Turma. Quem é o personagem responsável em lhe orientar com relação ao seu curso?
		
	 
	Coordenador de Curso
	
	As disciplinas eletivas são assim chamadas porque o estudante pode:
		
	 
	Escolher qual(is) deseja cursar;
	Os componentes curriculares são matérias ou disciplinas obrigatórias exigidas pelo por compor a matriz obrigatória de um curso. Assinale a opção que preenche a lacuna corretamente:
		
	 
	MEC
	
	São exemplos de Instituições de Ensino Superior (IES), EXCETO:
		
	 
	Escolas Técnicas
	Os cursos chamados de MBA são considerados e a nível de:
		
	 
	especialização
	
	Sobre os cursos de Graduação, analise as afirmativas e assinale a opção correta:
I. A escolha do tipo de curso influencia diretamente na composição do currículo e na formação que será obtida.
II. Bacharelado e Licenciatura são cursos superiores que conferem ao formado competências em determinado campo do saber.
III. O curso Tecnológico possui carga-horária maior que o Bacharelado e a Licenciatura.
		
	 
	Apenas I e II estão corretas
	Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I - A Estácio, através da disciplina Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional, se preocupa em oferecer uma estrutura que visa contribuir para que os seus alunos  busquem o equilíbrio entre desenvolvimento de carreira e a vida pessoal, levando em conta que os indivíduos possuem necessidades pessoais distintas que exigem atenção. 
PORQUE
II - A Estácio oferece, por exemplo, ambiente interativo através dos fóruns de discussão e dúvidas, ambiente multimídia, orientações sobre gestão do tempo, finanças pessoais e no desenvolvimento da carreira com profissionais de mercado através das palestras teletransmitidas.
		
	 
	As afirmativas I e II são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	Sobre os cursos de Graduação, analise as afirmativas e assinale a opção correta:
I. A escolha do tipo de curso influencia diretamente na composição do currículo e na formação que será obtida.
II. Bacharelado e Licenciatura são cursos superiores que conferem ao formado competências em determinado campo do saber.
III. O curso Tecnológico possui carga-horária maior que o Bacharelado e a Licenciatura.
		
	 
	Apenas I e II estão corretas
	
	O Modelo de Ensino Superior Estácio não é apenas um acúmulo de conteúdo teórico. Há outras atividades acadêmicas que se inserem no Projeto Pedagógico do Curso e que também são determinadas nas diretrizes curriculares do MEC. Elas variam de curso para curso. Contudo, para os cursos de Bacharelado e Licenciatura há atividades que privilegiam a complementação da formação social e profissional, fortalecendo as relações dos acadêmicos com o mercado do trabalho, podendo ocorrer fora do ambiente acadêmico e incluir a prática de estudos, pesquisas, atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade etc. A elas, damos o nome de:
		
	 
	Atividades Complementares.
	
	Sobre os processos administrativos utilizados no dia a dia na universidade, analise as afirmações e assinale a alternativa correta:
I - Os atendimentos junto a coordenação de curso e secretaria deverão ser agendados no ambiente virtual.
II - No campus virtual especificamente nos itens: Menu Acadêmico - Estrutura curricular, você poderá montar as disciplinas do semestre. Havendo dúvidas poderá se dirigir ao coordenador de curso para orientá-lo.
III - A emissão e a solicitação de acertos em boletos podem ser tratadas no item "requerimentos" do ambiente virtual.
IV - O Espaço Estágio Emprego (E3) é um ambiente empresarial moderno criado pela Estácio para orientá-lo em relação ao mercado de trabalho. Inclusive, esclarecer dúvidas sobre documentações de estágio.
		
	 
	I, II, III, IV estão corretas.
	
	Vamos para a Universidade para aprendermos técnicas e métodos profissionais. Entretanto, tão importante quanto isso é que vamos para aprender o porquê das coisas, a teoria. Ao refletirmos sobre esse aprendizado, podemos seguir melhorando as próprias técnicas e métodos de trabalho. Avançando no estudo superior e agregando conhecimento à sua carreira temos a pós-graduação lato sensu. Qual das alternativas descreve a pós-graduação latu sensu?
		
	 
	Categoria de pós-graduação dirigida à especialização profissional. São os cursos de especialização têm duração mínima de 360 horas
	
	Dentro do ambiente universitário, quemrepresenta o principal papel na orientação do caminho para construção de conhecimentos?
		
	 
	Os professores;
	
	São Cursos de Nível Superior, em nível de Graduação:
		
	 
	Licenciatura, Bacharelado e Graduação Tecnológica.
	
	A atividade acadêmica obrigatória na maioria dos cursos superiores, que compõe parte da sua carga horária e tem como principal função articular teoria e prática é:
		
	 
	O Estágio
	A formação deve ser uma constante na vida de um bom profissional, mas dependendo da área que quer atuar algumas formações são mais interessantes que outras. Analise as afirmativas abaixo sobre as características dos cursos de especialização e MBAs e assinale a opção correta:
I) Possuem caráter de aperfeiçoamento ou de atualização em uma determinada área de conhecimento.
II) São cursos considerados como uma pós-graduação e classificados como lato sensu.
III) São cursos considerados como uma pós-graduação e classificados como stricto sensu.
IV) Para cursar uma especialização é preciso antes cursar um mestrado.
		
	 
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas
	
	Acerca das Atividades Acadêmicas Complementares (AAC):
		
	 
	A carga horária exigida pode ser obtidas através de participações em palestras, congressos, eventos científicos e culturais ou de iniciação científica.
	
	Qual das alternativas a seguir se refere às disciplina eletivas?
		
	 
	O aluno só poderá se formar se cursá-las, pois somente haverá término do curso se a carga horária for cumprida.
	
	A partir da análise da afirmação:
"o que parece extremamente simples e fácil para alguns, pode representar um problema para outro",
 assinale a alternativa que sintetiza a frase:
		
	 
	Respeito às diferenças
	
	Quando o estudante tem intenção de investir na carreira, não pára seus estudos no nível da graduação. Continua estudante e o próximo passo normalmente é o curso de Pós-Graduação. O curso de pós-graduação tem algumas características próprias. Marque a resposta que NÃO corresponde à afirmativa:
		
	 
	A pós-graduação refere-se somente aos cursos de mestrado e doutorado.
	
	"A primeira Universidade a surgir no mundo foi durante a Idade Média, no século XI, a Universidade de Bologna, mais precisamente em 1088. No Brasil, foi a Universidade do Brasil, já no século XX (1922)." Fonte: Da graduação para o mercado de trabalho: caminhos para o sucesso, org., Hugo Santos Jr, Estácio" Seses, 1ª edição, Rio de Janeiro, 2014. 
De acordo com o tema e seus conhecimentos sobre o assunto podemos afirmar que:
		
	 
	a Universidade é fundamentalmente multidisciplinar, já que deve ser constituída por uma oferta variada de cursos.
	
Em relação ao Ensino Superior, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	 
	Os cursos de graduação se dividem em bacharelados, tecnólogos e stricto sensu.
	
	
	De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), investir em uma formação de ensino superior é garantia de ganhos futuros. Com relação ao descrito acima, avalie as afirmações a seguir:
I) A formação superior amplia a liberdade de escolha, oferece mais chances para ocupar melhores posições.
II) A formação superior contribui para melhorar a qualidade de vida do estudante e até de outras pessoas com quem convive.
III) A formação superior proporciona uma melhor escolha da empresa onde vai trabalhar.
Assinale a alternativa correta:
		
	 
	I, II e III
	O mundo acadêmico vai muito além de uma cadeira dentro da sala de aula ou ao conteúdo apresentado nas aulas online e você precisa conhecê-lo bem, aproveitando todas as oportunidades que ele oferece. Neste processo a leitura se torna a base do seu desenvolvimento e seu objetivo é conduzir à produção de sentido. Neste contexto, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
I- A leitura envolve todos os tipos de relações e pressupõe a noção de interatividade: o objeto (texto, foto, filme, situações) e o leitor, refletindo para o leitor o que o objeto propõe.
PORQUE
II- Há um trabalho cognitivo que você como leitor precisa fazer para interagir com o objeto: inferências, deduções, ponderações, conclusões etc.
		
	 
	As afirmativas I e II são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	Paulo Vitor começou a trabalhar aos 18 anos como auxiliar administrativo e, hoje, aos 25 anos, resolveu realizar seu sonho de cursar uma graduação de Administração. Seu chefe lhe disse que a empresa estava disposta a investir nele, custeando o curso, mas que não poderia liberá-lo do cumprimento dos horários. Neste contexto, o mais importante neste momento é:
		
	 
	Reconhecer a necessidade de administrar seu tempo e organizar seu estudo.
	
	Cada vez mais podemos verificar o aumento da importância das mídias sociais no aprendizado, onde temos a internet como grande ferramenta para transmissão de informações e conhecimento. Dentro do contexto, podemos afirmar que:
		
	 
	No ambiente virtual, o aprendizado irá ocorrer por meio da construção coletiva do conhecimento
	
	3. Assinale a alternativa que se adéqua aos métodos de estudos no ensino superior: I - Os comportamentos que irão proporcionar chances de se obter êxito na vida acadêmica e profissional são: pontualidade, planejamento, autonomia e foco. II ¿ O aluno que desenvolve o processo de aprendizado valendo-se dos sentidos para obter e reter informações. Identifica pelo tato, procura sem olhar, é mais atento as atividades práticas tem como estilo de aprendizagem o modelo cinestésico. III ¿ As atividades estruturadas são atividades contextualizadas que privilegiam a articulação teoria e prática, a reflexão crítica, o interesse pela pesquisa e o processo de autoaprendizagem. IV ¿ A avaliação de aprendizagem é uma atividade que visa tão somente à aprovação ou à reprovação, restrita ao seu caráter somativo. V ¿ No momento em que você obtiver o resultado, discuta com seu professor e colegas sobre as questões, procurando verificar quais foram suas carências de aprendizado para reestuda-las. Está(ão) correta(s):
		
	 
	Apenas I, II, III e V.
	
	De acordo com Howard Gardner (1994) existem inteligências múltiplas que estão relacionadas diretamente com a nossa capacidade de resolver problemas. Ele descreveu cientificamente oito tipos de inteligência. Aquela que é a capacidade de interpretar as intenções, temperamentos, motivações e desejos de outras pessoas e responder adequadamente é considerada um tipo de inteligência:
		
	 
	Interpessoal
	Monica ingressou na Universidade, no curso de Administração e sabe que este tem a duração de 4 anos. Ela tem como meta a formação completa, com qualidade e no prazo. Para gerenciar a meta acadêmica (meta final) ela elaborou um plano para os 4 anos, definiu metas para cada período semestral e o passo a passo para garantir o alcance. Porque é importante para Monica definir metas para conclusão do curso?
		
	 
	Para direcionar as ações em prol dos resultados e auxiliar na priorização dos recursos.
	Daniel Goleman, psicólogo PhD de Harvard, autor de Inteligência Emocional, afirma que temos dois tipos de inteligência distinta: o QI e a QE. Na melhor das hipóteses, o QI (quociente de inteligência) contribui com cerca de 20 por cento para os fatores que determinam o sucesso na vida, o que deixa 80 por cento por conta de outras variáveis. O QI pode lhe dar o emprego, porém, é o QE (quociente emocional) é que garantirá as promoções. Com base nesse raciocínio é correto afirmar que:
		
	 
	Os líderes precisam de qualidades tais como: honestidade, ética, energia, flexibilidade, comprometimento, empatia, sensibilidade, bom humor, consciência e humildade.
	São etapas para construção deum plano de carreira, exceto.
		
	 
	Nenhuma das alternativas anteriores
	
	Há três estilos de aprendizagem. Cada uma das pessoas têm mais facilidade para aprender de uma forma ou de outra. O ideal é que o aluno identifique qual estilo tem menos inclinação e equilibre os três estilos presentes na aprendizagem para que tenha o máximo de aproveitamento. Marque os três estilos que, conceitualmente, estão presentes na aprendizagem.
		
	 
	visual - auditivo - cinestésico
	
	Durante toda nossa vida, o tempo esteve e está presente, indicando horários a cumprir e decisões a tomar, mas nem sempre sabemos lidar com isso. Controlar o tempo não é possível, mas controlar sua rotina sim. Neste contexto, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	 
	Pessoas altamente produtivas são pessoas ocupadas, cheias de trabalho e sobrecarregadas. De outra forma não podemos dar conta de tudo.
	
	3. Assinale a alternativa que se adéqua aos métodos de estudos no ensino superior: I - Os comportamentos que irão proporcionar chances de se obter êxito na vida acadêmica e profissional são: pontualidade, planejamento, autonomia e foco. II ¿ O aluno que desenvolve o processo de aprendizado valendo-se dos sentidos para obter e reter informações. Identifica pelo tato, procura sem olhar, é mais atento as atividades práticas tem como estilo de aprendizagem o modelo cinestésico. III ¿ As atividades estruturadas são atividades contextualizadas que privilegiam a articulação teoria e prática, a reflexão crítica, o interesse pela pesquisa e o processo de autoaprendizagem. IV ¿ A avaliação de aprendizagem é uma atividade que visa tão somente à aprovação ou à reprovação, restrita ao seu caráter somativo. V ¿ No momento em que você obtiver o resultado, discuta com seu professor e colegas sobre as questões, procurando verificar quais foram suas carências de aprendizado para reestuda-las. Está(ão) correta(s):
		
	 
	Apenas I, II, III e V.
	
	Em termos conceituais, meta é um ponto onde se quer chegar. Dentre as metas abaixo, marque a que se refere a meta de ser promovido ou conquistar um novo emprego de acordo com a formação superior adquirida.
		
	 
	Meta profissional.
	
	Em nossas aulas observamos 3 (três) tipos de aprendizado que são diferencialmente identificados de indivíduo para indivíduo. Quais são eles:
		
	 
	Visual / Auditivo / Cinestésico
	
	O estilo de aprendizagem que se vale dos sentidos para reter as informações, identificando pelo tato, procurando sem olhar e sendo mais atraído por dinâmicas e atividades práticas é denominado:
		
	 
	Cinestesico
	
	Carlos acabou de ingressar na Estácio de Sá, e consegue perceber que é muito atento aos detalhes, formas, tem mais facilidade para lembrar rostos do que nomes, lê mapas e fluxos facilmente. Sendo assim, é possível dizer que o estilo de aprendizagem predominante de Carlos é 
		
	 
	visual
	
	Sabemos que em cada indivíduo estão ativos os estilos de aprendizagem, mas sempre um deles sobressai mais na pessoa. Assinale a opção que se refere aos estilos de aprendizagem.
		
	 
	Visual, auditivo e cinestésico.
	Assinale a alternativa correta.
		
	 
	Os ambientes virtuais de aprendizagem adotados na Estácio também possuem ferramentas de comunicação e interação.
	
	Administrar o tempo ajuda a organização de rotina, maximizando a produtividade. Todas as ações possuem início, meio e fim. Dessa forma, os conceitos de gestão podem ser aplicados para planejar e controlar o tempo de maneira eficiente. Escolha a opção que representa a melhor forma de classificação de tarefas e definição de prioridades:
		
	 
	Necessárias, importantes e urgentes.
	
	Podemos caracterizar o mundo acadêmico como:
		
	 
	Seu ambiente vai além de uma cadeira dentro d sala de aula.
	
	De acordo com Howard Gardner (1994) existem inteligências múltiplas que estão relacionadas diretamente com a nossa capacidade de resolver problemas. Ele descreveu cientificamente oito tipos de inteligência. Aquela que destaca a sensibilidade e capacidade de discernir, padrões lógicos ou numéricos é considerada um tipo de inteligência:
		
	 
	lógico-matemática
	Todo profissional necessita lidar com eficácia em relação aos aspectos da sua inteligência emocional, seja com os clientes, ou com os colegas de trabalho, ou como a chefia. Dentro deste contexto é correto afirmar que, quando se trata de relacionamento INTERPESSOAL, estamos falando de:
I. Ser incapaz de lidar com o emocional do outro.
II. Saber lidar e controlar as próprias emoções de maneira produtiva e positiva.
III. Se autoconhecer e autoavaliar-se.
IV. Ter autoconsciência e ser automotivado.
V. Participar de análises em grupo.
Assinale a alternativa correta.
		
	 
	Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
	
	Podemos destacar 3 possíveis metas relacionadas a formação superior. São ela:
		
	 
	Meta acadêmica / pessoal, meta financeira, meta profissional.
	
	Cada vez mais podemos verificar o aumento da importância das mídias sociais no aprendizado, onde temos a internet como grande ferramenta para transmissão de informações e conhecimento. Dentro do contexto, podemos afirmar que:
		
	 
	No ambiente virtual, o aprendizado irá ocorrer por meio da construção coletiva do conhecimento
	
	Analise as afirmativas sobre os conceitos modernos e tecnologias utilizadas para educação:
I. Educação Online: realizada obrigatoriamente com a utilização da Internet em papel principal como meio,  que pode ser utilizada de forma síncrona ou assíncrona. Tem como características mais enfáticas a velocidade na troca de informações, o feedback entre alunos e professores e o grau de interatividade alcançado.
II. Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs): salas (ambiente físico) disponibilizadas nas escolas para acesso à Internet. Para ajudar os professores no gerenciamento de conteúdos para seus alunos e na administração do curso, permite acompanhar constantemente o progresso dos estudantes.
III. Biblioteca virtual: conceito de virtualização de bibliotecas tradicionais. Basicamente, se refere à ideia de uma biblioteca intangível, ou seja, um serviço de informação sem infraestrutura física que oferece materiais, exclusivamente em formato digital.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
		
	 
	II e III
	A Gestão financeira pessoal é a metodologia pelo qual o indivíduo administra recursos, buscando a otimização destes através da maximização das receitas e minimização dos gastos. É importante que o estudante, ao decidir ingressar no nível superior,  planeje sua vida financeira, a fim de garantir que o curso venha a agregar valor a sua vida, e não se torne um fardo que possa destruir seus sonhos e desafios. Para a adequada gestão financeira é fundamental o conhecimento de seus principais conceitos. Assinale, dentre  as alternativas abaixo, aquela que apresenta uma definição INCORRETA do conceito.
		
	 
	o financiamento é o dinheiro concedido por instituições financeiras, sem um direcionamento, ou seja, pode ser utilizado para qualquer fim.
	
	José, fazendo uma análise dos seus rendimentos e gastos concluiu que tem o perfil de tomador, fortemente influenciado pelas ações de marketing do mercado.Atualmente, está buscando renegociar seus empréstimos pessoais junto ao banco. Nesse caso, podemos afirmar que José:
		
	 
	Tem dificuldade para equilibrar seus compromissos financeiros.
	
Todo planejamento deve possuir a origem de recursos financeiros, a descrição dos recursos que serão utilizados e quanto vai custar para que este planejamento seja realizado. Assim, podemos afirmar que:
		
	 
	Orçamento é a quantificação física e financeirado planejamento
	
	O serviço em que uma instituição financeira empresta dinheiro para o cliente com uma finalidade específica e necessita dos dados do bem ou do serviço financiado para servir de garantia para a instituição é definido como:
		
	 
	Financiamento.
	
	A relação entre pessoas e dinheiro não pode ser conflituosa, e sim virtuosa, ou seja, agregando valor a vida das pessoas e não destruindo seus sonhos e desafios. O dinheiro concedido por instituições financeiras sem direcionamento, ou seja, pode utilizar o dinheiro para qualquer fim, é definido como:
		
	 
	Empréstimo
	
	Para que se atinja o nível de um bom planejamento financeiro, se faz necessário ter a previsão de receitas e gastos. Neste contexto, é correto afirmar que:
		
	 
	Quando temos as receitas maiores que os gastos, o planejamento financeiro está assertivo/virtuoso e logo você terá condições de realizar investimentos e captar recursos dentro de uma necessidade de construção de riquezas, e não um endividamento sem saúde financeira.
	
	Seu futuro financeiro será fruto de decisões que são tomadas hoje. Com base no pensamento de que - quanto mais cedo começar, melhor - podemos intuir que:
		
	 
	Uma boa maneira de garantir o futuro dos dependentes é iniciar uma poupança com pequenos valores desde a mais tenra idade
	Sabemos da importância de nossas finanças, como podemos controlar nossas receitas e despesas?
		
	 
	Através de um planejamento financeiro
	"São recursos obtidos em instituições financeiras com destino definido". Qual a alternativa que representa o conceito em destaque ?
		
	 
	Financiamento
	
	Sobre o ponto de vista do investidor, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	 
	O investidor agressivo tem medo de investir em papeis de alto risco, ainda que busque a maior rentabilidade em um longo espaço de tempo.
	
	Assinale a alternativa que corresponde a definição de endividamento:
		
	 
	Endividamento é a capacidade de contrair dívidas.
	
	Maria, uma funcionária pública, deseja comprar um carro. Como não tem  todo o dinheiro para realizar a compra, decidiu  fazer um empréstimo. Antes porém Maria resolveu fazer um planejamento financeiro para tomar uma decisão consciente e de acordo com as suas possibilidades. Além de seu salário ela recebe mensalmente um aluguel de uma sala de sua propriedade. Dentro deste contexto escolha a alternativa correta para realização deste planejamento financeiro com relação as suas receitas:
		
	 
	Em seu planejamento financeiro, Maria deve considerar o salário liquido e a receita mensal do aluguel de sua sala.
	
	 
A empregabilidade é definida por Campos (2004) como as ações empreendidas pelas pessoas para desenvolver habilidades e buscar conhecimentos favoráveis, com vistas a conseguir uma colocação no mercado de trabalho, seja ele formal ou informal.
Nessa perspectiva, é correto afirmar:
O profissional deve desenvolver habilidades compatíveis com sua área de atuação.
As competências devem ser agregadas apenas na linha do conhecimento especifico.
As habilidades e competências devem ser agregadas na linha da multifuncionalidade.
As habilidades e competências devem ser desenvolvidas em conhecimentos específicos.
		
	 
	As opções I, III e IV  estão corretas.
	
	Assinale a opção em que todos os exemplos correspondem à receitas:
		
	 
	Salário, 13º, férias e pensão.
	
	As receitas são entradas de recursos. Para pessoas físicas podemos considerar receita:
		
	 
	Serviços Prestados a Receber
	
	Sobre tipos de investimentos, identifique a alternativa incorreta:
		
	 
	O Certificado de Depósito Bancário (CDB) e o Recibo de Depósito Bancário, (RDB) são os mais recentes e utilizados títulos de captação do setor privado. São oficialmente conhecidos como depósitos a prazo.
	Sobre a administração financeira podemos afirmar, EXCETO:
		
	 
	Que o fato de comprar por impulso algo que muito deseja, é admissível para um bom equilíbrio financeiro.
	
	Com relação aos conceitos aprendidos sobre Empréstimo, Financiamento e Consórcio, podemos afirmar:
I- Empréstimo é concedido sem direcionamento, podendo utilizar o dinheiro para qualquer fim.
II- Financiamento é um recurso concedido com um destino definido.
III- Consórcio é um grupo que se reúne sob administração de terceiros visando a aquisição de bens.
 Assinale a alternativa correta:
		
	 
	As afirmativas I, II e III estāo corretas
	
	Podemos diferenciar gastos e investimentos pelo fato de que
		
	 
	gastos implicam no dispêndio com produtos e serviços determinados; investimento é uma aplicação que nos trará retorno futuro
	Acabei de receber uma promoção no meu trabalho e meu salário líquido passou a ser R$3300,00, ou seja, um acréscimo de R$800,00. Decidi destinar um percentual de 20% do meu aumento para aumentar o meu gasto com lazer. Assinale a alternativa que corresponde ao valor do acréscimo do meu lazer:
		
	  R$ 160,00
	
	Quando estamos na situação desejável de desequilíbrio, na qual os custos (gastos) estão em queda, e a receita está inalterada, significa que estamos na posição de ________________, é hora de estabelecer planos para a receita, já que os gastos diminuem. É possível planejar a aquisição de algum bem, ou diversificar aplicações. Assinale a alternativa correta que completa a lacuna acima.
		
	 
	Investidor
	
	Mateus está conversando com Lucas, seu colega de trabalho, sobre a preocupação que tem em relação ao pagamento das parcelas provenientes dos recursos obtidos em uma instituição financeira (banco), para comprar o seu imóvel. Sendo assim, a preocupação de Mateus está relacionada às parcelas do:
		
	 
	Financiamento
	
	
	O planejamento é realmente muito importante. Ele nos ajuda  a encontrar o melhor caminho. Desta forma precisamos definir os nossos objetivos profissionais, pessoais e patrimoniais. Com relação a estes objetivos podemos afirmar:
I- Os objetivos Profissionais definem nossa opção com relação ao trabalho.
II- Os objetivos Pessoais estão ligados ao nosso lazer  e aos nossos relacionamentos.
III- Os objetivos Patrimoniais estão ligados aos bens que desejamos adquirir.
Assinale a alternativa correta:
		
	 
	As afirmativas I, II e III estão corretas
	
	
	Claudia, uma gerente de contas de um banco privado, pretende conquistar um novo emprego que lhe permita maior qualidade de vida e proporcione as condições para a aquisição de outro veículo para sua filha
Rosangela pretende fazer um curso de pós-graduação em finanças e expandir seu negócio com uma nova loja, aumentando assim seus investimentos na bolsa de valores
Diogo um funcionário público almeja uma promoção em sua instituição de trabalho, que possibilite a aquisição de sua casa própria, e também consiga aumentar seu tempo de lazer com a família.
Podemos dizer que:
		
	 
	Diogo tem como objetivo no seu planejamento profissional a obtenção de uma promoção em sua instituição de trabalho.
	O investidor típico é aquele cuja renda é maior que seu consumo/gastos, sobrando recursos para serem aplicados. Podemos classificar o perfil de investidor conforme suas características predominantes. Aquele que não gosta de correr risco e normalmente aplica seu dinheiro em fundos de renda fixa e caderneta de poupança pode ser considerado um investidor:
		
	 
	Conservador
	
	De acordo com a teoria presente na área de finanças pessoais, qual o perfil do investidor que é totalmente avesso ao risco
		
	 
	Perfil Conservador
	
	Podemos considerar como custos de captação de recursos
		
	 
	Juros + encargos + taxasO investidor disponibiliza seus recursos financeiros em troca de taxa de juros. O retorno tem de produzir riqueza, ou seja: (assinale a opção correta)
		
	 
	A taxa de retorno deve superar a inflação e sobrar dinheiro.
	
	A lógica básica de investimento, considerando-se a perspectiva do investidor, implica em :
		
	 
	O investidor disponibiliza seus recursos financeiros em troca de um retorno que visa produzir riqueza.
	
	Sabemos que as aplicações financeiras são acompanhadas de risco, podendo ser este maior ou menor, a depender do tipo de aplicação. Esta condição se apresenta como um critério a ser considerado no momento de escolher a opção mais adequada de investimento. Quando nos referimos ao RISCO, estamos relacionando-o a que fatores?
		
	 
	possibilidade de rendimento zero ou negativo, imprevisibilidade, ausência ou baixa segurança
	
	A Gestão financeira pessoal é a metodologia pelo qual o indivíduo administra recursos, buscando a otimização destes através da maximização das receitas e minimização dos gastos. Assim, podemos afirmar que são características de uma boa gestão financeira, EXCETO:
		
	 
	Parcelar o pagamento da fatura do cartão de crédito.
	
	Em se tratando de CDB pré-fixado, existirá, na venda antes do prazo final, uma perda de rentabilidade, já que o comprador exigirá um spread ou deságio para gerar liquidez.
O RDB (recibo de depósito bancário) não é transferível, não podendo ser revendido nem devolvido ao banco que o emitiu. (Aula 5, tela 9, Tipos de Investimentos e suas Características)
CDBs e RDBs são depósitos a prazo, ou seja, após determinado tempo/prazo fixado no ato da aplicação, o investidor resgata o valor aplicado acrescido do seu ganho. Em relação ao ganho que será obtido pelo aplicador, ocorre no ato da aplicação a opção por uma das duas modalidades possíveis, que indicará o montante a ser recebido ao final do prazo previsto. Essas duas modalidades são
		
	 
	rendimento pré-fixado e rendimento pós-fixado
	Bernardo resolveu fazer um investimento, já que, após organizar suas finanças, sobraram recursos para serem aplicados. Assim, ele resolveu investir no mercado de ações, alavancando os investimentos com operações de derivativos. Podemos afirmar que o perfil de Bernardo é:
		
	 
	agressivo
	
	Um investidor agressivo é aquele que não tem medo de investir em papeis de alto risco, buscando a maior rentabilidade no menor espaço de tempo. Desta forma, podemos afirmar que este investidor prefere as seguintes opções de investimento:
		
	 
	Ações e derivativos
	
	Homero Trigo é aluno calouro da Estácio e ficou animadíssimo quando tomou conhecimento do FIES Financiamento Estudantil para a Educação Superior. Mora com seus pais e mais dois irmãos em um bairro da periferia e está trabalhando com carteira assinada para pagar seus estudos. Ao fazer a simulação na ferramenta do FIES descobriu que pode fazer o curso de seus sonhos (pelo qual pagaria uma mensalidade de R$ 900,00) e que tem a duração de 5 anos. Pagaria mensalmente menos de R$ 20,00 durante o curso e ainda por 18 meses depois (carência). E depois pagaria o equivalente hoje a R$ 406,50 durante 16 anos.
Entre as razões para Homero contratar o FIES, uma razão NÃO ESTÁ ADEQUADA AOS SEUS OBJETIVOS DE SUCESSO PROFISSIONAL NO FUTURO. Marque essa alternativa.
		
	 
	Não tendo que trabalhar para sustentar as despesas com o pagamento atual da faculdade, sobrará mais tempo para destinar à manutenção da saúde, com exercícios na praia e a pratica diária do surfe, esporte de que tanto gosta.
	
	Quando poupamos, nós acumulamos valores financeiros no presente para serem utilizados no futuro. Os recursos poupados no presente e investidos no futuro poderão fazer uma diferença significativa na qualidade de vida do poupador.
Sendo assim, o poupador que privilegia a segurança e faz todo o possível para diminuir o risco de perdas, aceitando uma rentabilidade menor, apresenta que tipo de perfil?
		
	 
	Conservador
	
	No leasing o bem em questão é vinculado ao contrato, servindo como garantia caso o cliente não pague as parcelas conforme estabelecido no contrato. Devido ao grau de risco reduzido por ter um bem como garantia é correto afirmar que:
		
	 
	Por este motivo as taxas de juros são menores.
	
	Ana realiza a aplicação mais simples e tradicional, sendo talvez a única, na qual é possível aplicar pequenas somas e obter liquidez, apesar da perda de rentabilidade para saques anteriores a 30 dias corridos. Diante do exposto, é correto afirmar que Ana investe em: (assinale a alternativa correta)
		
	 
	Caderneta de poupança
	
	De acordo com o conteúdo estudado, sabemos que endividamento é a capacidade de contrair dívidas. Dentre as alternativas abaixo, assinale a que não se caracteriza como endividamento:
		
	 
	Poupança.
	
	Em se tratando de CDB pré-fixado, existirá, na venda antes do prazo final, uma perda de rentabilidade, já que o comprador exigirá um spread ou deságio para gerar liquidez.
O RDB (recibo de depósito bancário) não é transferível, não podendo ser revendido nem devolvido ao banco que o emitiu. (Aula 5, tela 9, Tipos de Investimentos e suas Características)
O trecho acima faz referência a uma opção de investimento financeiro de boa aceitação entre aquelas oferecidas pelo mercado: CDB e RDB. Menciona a possibilidade, num caso, e a impossibilidade, no outro, de seu detentor negociar o título antes do prazo final previsto para seu resgate. Nesse sentido, a expressão pré-fixado é definida
		
	 
	pelo fato de que, no ato da aplicação, o investidor já terá conhecimento sobre a remuneração de sua aplicação
	
	É a característica ou qualidade do que ou de quem é empregável.
		
	 
	Empregabilidade.
	
	Que tipo de competência se faz necessária para reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, inserir modificações e atuar de forma preventiva?
		
	 
	Intelectual
	
	
	Marina tem observado que a cultura organizacional da empresa na qual trabalha é voltada para o acúmulo de capital e todas as ações voltadas para atividades que gerem retorno financeiro, mesmo que requeiram atitudes meio desfavoráveis em relação ao senso particular de moralidade das pessoas. Sendo assim, pode-se concluir que a cultura da empresa é predominantemente:
		
	 
	antiética.
	
	Competência técnica é o domínio de determinados conhecimentos técnicos relacionado a uma área de conhecimento ou profissão. Alonso (2010) afirma que esta competência está relacionada ao QI, ou seja, a quantidade de conhecimento formal e acadêmico que o indivíduo conseguiu adquirir (domínio de idiomas, formação acadêmica, domínio de metodologias de trabalho etc.). Aponte qual alternativa NÃO CORRESPONDE corresponde ao conceito descrito:
		
	 
	Relacionamento interpessoal, motivação e atitudes empreendedoras.
	
	Em relação à empregabilidade é correto afirmar que:
I - A empregabilidade vai depender, sempre, do mercado de trabalho;
II - A flexibilidade é uma característica importante para termos empregabilidade;
III - Não se aplica a todos os profissionais.
		
	 
	Somente a afirmativa II está correta
	
	Considerando a "habilidade"um fator importante para seu crescimento profissional, podemos afirmar que ela é
	 
	Um indicativo de capacidade, particularmente na produção de soluções para um problema específico.
	
	Márcio, nosso aluno de Administração de Empresas, está se preparando para ingressar no mercado de trabalho, em São Paulo, e foi buscar algumas dicas/informações importantes. Dentre elas encontrou algumas e as listou. Qual dica você diria que está EQUIVOCADA?
		
	 
	Não faz diferença terdomínio da Língua Portuguesa e dos meios de comunicação hoje utilizados.
	
	É entendido como sendo uma forma do profissional demonstrar publicamente suas qualidades. De que conceito falamos?
		
	 
	Marketing pessoal.
	
	É um engano pensar que o desempenho profissional, e mesmo o pessoal, é um processo estritamente racional, que só depende de uma boa formação acadêmica e experiência profissional. Tomada de decisão, entrosamento, confiança mútua e participação ativa são condições essenciais para equipes de alto rendimento. Mas não depende só da vontade das pessoas: envolve a ação de várias áreas do cérebro que não apenas pensam, mas também se emocionam. Uma das características em que o trabalhador deverá ter é a RESILIÊNCIA.
Assinale a alternativa que descreve essa característica:
		
	 
	Aprender com as adversidades, para poder adaptar-se a uma nova realidade.
	
	Não pensem que o resiliente não sofre e/ou se desgasta. Ele apenas procura o mais rapidamente possível aprender com o que está acontecendo e adaptar-se à nova realidade. Logo, o que ocorre com o profissional resliente?
		
	 
	A resiliência o move para frente e o faz, via de regra, um vencedor.
	
	Analise as afirmativas abaixo de acordo com o conceito de empreendedorismo social e assinale a alternativa correta.
I - A capacitação a jovens que querem entrar no mercado de trabalho pode ser um exemplo de prática realizada por uma empresa com características de Empreendedorismo Social.
PORQUE
II - Inclusão social, geração de renda e qualidade de vida são os objetivos principais dos negócios sociais.
		
	 
	As afirmativas I e II estão corretas e a segunda justifica a primeira.
	
	A personalidade RESILIENTE administra suas emoções, controla impulsos e mantem o otimismo. Com isso, reage mais facilmente às adversidades, adaptando-se às novas realidades. Assinale a alternativa que NÃO se adequa ao perfil de personalidade das pessoas resilientes:
		
	 
	Pessoas resilientes possuem extrema dificuldade de aceitar o inusitado, desistindo, ao invés de contornar os obstáculos.
	
	Numa empresa, o clima organizacional e as atividades do dia-a-dia determinam o comportamento das pessoas. Nesse contexto, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	 
	Tudo o que aprendemos até hoje no que diz respeito à gestão de carreiras, passa a ser questionado, levando-se o foco da discussão para a responsabilidade, cada vez maior, que a empresa terá sobre os rumos de uma carreira.
	Empreendedorismo social é um termo que indica um negócio lucrativo que ao mesmo tempo traz desenvolvimento para a sociedade. Das atividades listadas, indique aquela que pode ser enquadrada como um exemplo de empreendedorismo social.
		
	 
	A utilização de presidiários em setores como a construção civil
	
	O conceito de _______________________ diz respeito à tomada de decisão quando alguém depara com um contexto entre a tensão do ambiente e a vontade de vencer; está envolvido com a capacidade para adaptar-se a mudanças e evoluir positivamente frente à situação. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito que preenche o espaço vazio.
		
	 
	Resiliência
	
	Quanto à utilização do conceito de empreendedorismo social, dentro de uma organização, podemos afirmar que:
		
	
	
	 
	Eestas organizações têm fins lucrativos, mas buscam a solução de problemas sociais também.
	
	Ao processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais, como um importante instrumento de gestão das empresas, realizado através de pesquisas para comparar as ações de cada empresa, analisando estratégias com o objetivo de melhorar as funções e processos, possibilitando criar e ter novas ideias em cima do que já é realizado pode-se denominar como:
		
	 
	Benchmarking.
	
	As empresas competitivas adotam a inovação como um dos principais fatores de diferencial competitivo, no entanto, inovar surge de pessoas, não de máquinas. Sabendo disso essas organizações se preocupam em proporcionar um ambiente de trabalho propício à inovação, onde são necessários vários elementos para estruturar um clima organizacional que estimule a empresa mostrar diferenciais no mercado.
Um desses elementos trata da realização de reuniões de trabalho onde os participantes são conduzidos por outros profissionais a buscarem soluções ou propostas que venham melhorar as performances da empresa. Nesse encontro, a liberdade de expor ideias é a "ordem do dia", e todos podem participar. No ambiente corporativo esse evento é denominado de:
		
	 
	Brainstorming
	
	Paulo descreveu um novo procedimento para o processo de armazenagem no seu setor que, se aplicado, economizará custos e tempo para empresa. Qual a principal característica demonstrada por Paulo neste caso?
		
	 
	criatividade
	
	"Existem quatro fatores que tornam a inovação possível: a oportunidade, o problema a ser solucionado, o conhecimento e a criatividade. Quando falamos de líderes e empresários, conhecer a fundo o compromisso e a estratégia de negócios da organização colabora muito na prática desta competência." Disponível em http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/noticias/inovacao-a-favor-do-profissional.
É característica do líder que estimula a inovação nas organizações:
		
	 
	Cultivar posturas arrojadas;
	A inovação:
		
	 
	É a utilização prática, com sucesso, de novas ideias
	
	É uma prática através da qual o desenvolvimento pessoal e profissional dos trabalhadores é fundamentado, que visa o aperfeiçoamento das habilidades, bem como uma maior visão da realidade em que estão inseridos, para a construção do conhecimento. O texto refere-se:
		
	 
	À Educação Continuada.
	
	Para se adequar às demandas e exigências do mercado, o profissional assume a maior parcela de responsabilidade sobre o desenvolvimento de sua carreira. A criatividade/inovação é vista como um dos importantes elementos de diferenciação do funcionário na empresa. Neste contexto analise as questões abaixo e marque a que NÃO se adequa corretamente ao tema em questão:
		
	 
	O conceito de brainstorming não se relaciona com inovação.
	
	Fernando um jovem recém-formado muito criativo e talentoso, foi promovido após solucionar um problema de atendimento ao cliente que acontecia de forma recorrente com consequências desastrosa para organização onde trabalha. Após analisar o processo antigo, redesenhou e implantou um novo processo, conseguindo assim reduzir custos, melhorar o atendimento e como consequência alavancou vendas e novos negócios. Meses depois Fernando recebeu uma promoção passando a ser o líder do setor onde estava alocado. Baseado texto acima e nos conceitos de criatividade e inovação, assinale a alternativa que descreve o principal motivo para essa promoção:
		
	 
	Fernando se mostrou um profissional criativo e estes profissionais ganham destaque na empresa por serem capazes de inovar.
	
	Ao processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais, como um importante instrumento de gestão das empresas, realizado através de pesquisas para comparar as ações de cada empresa, analisando estratégias com o objetivo de melhorar as funções e processos, possibilitando criar e ter novas ideias em cima do que já é realizado pode-se denominar como:
		
	 
	Benchmarking.
	
	As empresas competitivas adotam a inovação como um dos principais fatores de diferencial competitivo, no entanto, inovar surge de pessoas, não de máquinas. Sabendo disso essas organizações se preocupam em proporcionar um ambiente de trabalho propício à inovação, onde são necessários vários elementos para estruturar um clima organizacional que estimule a empresa mostrar diferenciais no mercado.
Umdesses elementos trata da realização de reuniões de trabalho onde os participantes são conduzidos por outros profissionais a buscarem soluções ou propostas que venham melhorar as performances da empresa. Nesse encontro, a liberdade de expor ideias é a "ordem do dia", e todos podem participar. No ambiente corporativo esse evento é denominado de:
		
	 
	Brainstorming
	
	Paulo descreveu um novo procedimento para o processo de armazenagem no seu setor que, se aplicado, economizará custos e tempo para empresa. Qual a principal característica demonstrada por Paulo neste caso?
		
	 
	criatividade
	
	"Existem quatro fatores que tornam a inovação possível: a oportunidade, o problema a ser solucionado, o conhecimento e a criatividade. Quando falamos de líderes e empresários, conhecer a fundo o compromisso e a estratégia de negócios da organização colabora muito na prática desta competência." Disponível em http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/noticias/inovacao-a-favor-do-profissional.
É característica do líder que estimula a inovação nas organizações:
		
	 
	Cultivar posturas arrojadas;
	
	A inovação:
		
	 
	É a utilização prática, com sucesso, de novas ideias
	
	É uma prática através da qual o desenvolvimento pessoal e profissional dos trabalhadores é fundamentado, que visa o aperfeiçoamento das habilidades, bem como uma maior visão da realidade em que estão inseridos, para a construção do conhecimento. O texto refere-se:
		
	 
	À Educação Continuada.
	
	Para se adequar às demandas e exigências do mercado, o profissional assume a maior parcela de responsabilidade sobre o desenvolvimento de sua carreira. A criatividade/inovação é vista como um dos importantes elementos de diferenciação do funcionário na empresa. Neste contexto analise as questões abaixo e marque a que NÃO se adequa corretamente ao tema em questão:
		
	 
	O conceito de brainstorming não se relaciona com inovação.
	
	Fernando um jovem recém-formado muito criativo e talentoso, foi promovido após solucionar um problema de atendimento ao cliente que acontecia de forma recorrente com consequências desastrosa para organização onde trabalha. Após analisar o processo antigo, redesenhou e implantou um novo processo, conseguindo assim reduzir custos, melhorar o atendimento e como consequência alavancou vendas e novos negócios. Meses depois Fernando recebeu uma promoção passando a ser o líder do setor onde estava alocado. Baseado texto acima e nos conceitos de criatividade e inovação, assinale a alternativa que descreve o principal motivo para essa promoção:
		
	 
	Fernando se mostrou um profissional criativo e estes profissionais ganham destaque na empresa por serem capazes de inovar.
	
	Entre as várias informações que colocamos em um currículo encontramos o item OBJETIVOS. Qual das definições abaixo está relacionada ao item citado?
		
	 
	Consiste em mostrar claramente qual a área e cargo que você quer ocupar na empresa
	
	Durante uma entrevista de emprego, entre várias perguntas, certamente o entrevistador perguntará o porquê devemos contratá-lo. Não é conveniente ser dito que você:
		
	 
	Trabalhará apenas dentro do horário do expediente
	
	Um dos itens indispensáveis no currículo de um profissional é a Síntese das Qualificações, que basicamente, pode ser definida como:
		
	 
	Elencar as habilidades para a posição ou empresa desejada, de forma resumida
	
	O campo ético também é constituído pelo agente livre, que é o sujeito moral, pelos valores e obrigações que formam o conteúdo das condutas morais. O agente moral só pode existir se preencher quatro condições. Qual condição diz respeito a reconhecer se o autor da ação, tem a capacidade de avaliar os efeitos e as consequências sobre si e sobre os outros, e assumir a ação e as consequências, respondendo por elas:
		
	 
	Ser Responsável
	
	O agente moral só pode existir se preencher as seguintes condições:
		
	 
	Ser consciente, ser dotado de vontade, ser responsável e ser livre.
	
	O currículo Vitae retrata o nosso percurso de vida profissional. Para  a maioria das empresas esse é o primeiro ítem avaliado em um candidato. Nesse contexto, um currículo bem elaborado pode ser um diferencial na obtenção de uma boa colocação nas empresas. Sendo assim, podemos afirmar que um currículo bem elaborado deve ter as seguintes características:
I -   Deve apresentar a trajetória profissional pessoal do candidato, enfatizando o seu crescimento;
II -  Deve retratar somente as características (habilidades e competências) que o candidato realmente possua;
III - Não deve ser adaptado (customizado) às características da empresa para a qual o profissional está se candidatando.
Assinale a alternativa correta:
		
	 
	Somente as afirmatívas I e II estão corretas
	
	No campo ético, observamos que este é constituído pelo agente moral e pelos valores. Sobre o agente moral, ele só pode existir se preencher algumas condições. Quais são elas?
		
	 
	Ser consciente, dotado de vontade, responsável e livre.
	
	Vimos em aula que para entrar no mercado de trabalho é preciso de muito mais do que um currículo. Nesse sentido, a entrevista de seleção ganha uma importante dimensão. Sobre a entrevista de seleção, encontramos as seguintes afirmativas:
1 - a vestimenta é importante no momento da entrevista, pois será um item observado pelo entrevistador.
2 - não é necessário estudar a empresa (e seu negócio) no momento da entrevista, pois você terá tempo de sobra para fazer isso enquanto estiver empregado.
3 - na entrevista, tente responder ao que o entrevistador está perguntando, levando sempre para o lado mais pessoal, falando muito sobre você.
Analisando as afirmativas, podemos afirmar que: (assinale a alternativa correta)
		
	 
	Apenas a afirmativa 1 é verdadeira.
AVALIANDO APRENDIZADO – PLANEJAMENTO DE CARREIRA
1

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes