Buscar

QUESTIONÁRIO SOBRE O FILME A GUERRA DO FOGO - Prof. AURELIO BAIRD UFRRJ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
QUESTIONÁRIO SOBRE O FILME A GUERRA DO FOGO
PROF. DR. AURELIO BAIRD BUARQUE FERREIRA
DISCIPLINA: HISTÓRIA E EVOLUÇAO DA QUÍMICA
TURMA: T01
SEROPÉDICA
2017
Comente as diferenças entre os dois casos, explicando quando estas atividades ficam mais próximas da definição legal de atividade do profissional de química?
Para manter uma chama acesa, como alguns grupos de homens pré-históricos faziam, basta não retirar nenhum dos três elementos que originarão o fogo: o combustível, comburente e calor. A produção do fogo envolve um processo denominado reação de combustão, que consiste no fornecimento desses três elementos. É por isso que a obtenção do fogo se aproxima mais da definição legal da profissão de química, já que a reação de combustão é uma reação química dirigida. No filme, o combustível era a madeira, o comburente era o ar (gás oxigênio) e o calor era proveniente do atrito entre os pedaços de madeira feitas pelo homem.
Explique qual a importância do domínio do fogo para a sobrevivência do homem pré-histórico?
O domínio do fogo permitiu ao homem que sobrevivesse de uma forma melhor e mais prolongada. O fogo permitiu o cozimento dos alimentos, o que eliminava as bactérias e facilitava a digestão, o que inclusive levou a sua evolução. De posse do fogo era possível afastar os predadores e a captura de presas foi facilitada. Além disso, em tempos gélidos, foi o fogo que permitiu a sobrevivência da espécie e ainda permitiu a confecção de armas.
Quais as consequências de apenas dispor do fogo encontrado e mantido, sem saber como cria-lo?
A consequência disso leva a uma vida bem mais complicada. Como pode ser visto no filme “A Guerra do Fogo”, antes de se saber criar o fogo, noites de frio extremo eram difíceis de enfrentar, fazendo com que as pessoas tivessem a necessidade de ter peles de animais para se aquecer. Outra consequência é uma menor segurança contra ataques de animais, principalmente no período da noite. Pode-se citar também que o fogo foi de extrema importância para criação de algumas armas usadas na defesa do ser humano; e, provavelmente, a principal contribuição do fogo criado foi à possibilidade de cozinhar alimentos, o que contribuiu muito para a evolução do ser humano, como a da estrutura dos maxilares. Tudo isso foram contribuições que o fogo trouxe para a sobrevivência humana, porém se não se domina a técnica de criá-lo, perante a qualquer adversidade a chama que está sendo mantida se apaga e é necessário sair em busca de outra, o que torna a vida mais difícil, já que dessa maneira o homem se expôs a diversos perigos.
Em que situação muda quando o grupo atrasado aprende a produzir o fogo?
A partir do momento que um grupo atrasado aprende como se criar o fogo, a vida deles começa a ser mais segura e confortável. Passa a não haver necessidade de constantes mudanças de habitat e a utilização de peles de animais para proteção do frio excessivo. Além disso, eles começam a cozinhar as carnes dos animais que eles usavam para se alimentar, favorecendo no crescimento e evolução do grupo. 
Refletindo sobre os episódios do filme, o que se pode dizer sobre:
A diferença entre o conhecimento teórico de um processo e saber executar (know-how) esse processo?
Ter o conhecimento teórico de um processo não é o mesmo que ter o conhecimento da técnica. Isso fica evidente no filme quando, assim que o grupo aprende a produzir fogo, eles não conseguem gozar de todo o benefício do fogo.
A diferença entre um recurso renovável e um recurso não-renovável?
Um recurso renovável é algo que pode ser reutilizado, para o mesmo ou para diferente fim. Ou seja, é possível utilizá-lo novamente mesmo após o seu uso original. Já um recurso não-renovável é algo que não pode ser reutilizado, ou seja, após o seu uso original o recurso torna-se inviável para o mesmo ou para outro fim.
Qual a importância do controle do fogo para as primeiras grandes criações tecnológicas da humanidade: a cerâmica, a metalurgia e o vidro?
O controle do fogo para tais criações tecnológicas foi um grande marco na evolução humana porque esse controle possibilitou uma grande evolução na forma como o homem vivia. Por exemplo, com a metalurgia o homem passou a criar novas armas.

Continue navegando