Buscar

RESUMO DE ARTIGOS: FATORES QUE INFLUENCIAM O CRESCIMENTO INFANTIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ana Flávia Emídio, Ana Laura S. Barbosa.
 1° Período : ENFERMAGEM 
Os artigos tratam sobre o crescimento linear das crianças diretamente ligado a fatores como: condição socioeconômica, escolaridade dos pais, condições demográficas, idade materna, alimentação, entre outros. 
Segundo o texto houve declínio no déficit de estatura da criança menor de cinco anos, entretanto persiste vulnerabilidade marcada em grupos sociais menos desfavorecidos. 
A pesquisa feita mostrou claramente que a altura foi melhor à medida que melhoravam as condições de moradia da criança e menor para os gêmeos, os filhos de mães adolescentes, as crianças que o intervalo entre uma gravidez e outra era menor que 24 meses e quando moravam mais de dois menores que cinco anos na mesma casa. 
Esses fatores influenciam pois moradias inadequadas aumentam o risco de doenças, sendo a falta de água potável e de saneamento básico um fator muito determinante no retardamento no crescimento das crianças. 
Quanto a maternidade na adolescência , está ligado a falta de experiência e percepção para possíveis problemas, menor agilidade.
 Um pequeno intervalo de tempo entre partos geralmente vai diminuir a disponibilidade da mãe além de que em famílias mais carentes muitas vezes o alimento também diminui, daí surgindo problemas nutricionais que vão influenciar o crescimento e muitos outros. 
O efeito da hospitalização na infância também interfere negativamente pois pode refletir doenças mais graves, principalmente diarreia, e como dito em sala de aula, quando criancinhas tem diarreia elas perde peso muito rápido, de um dia para o outro, podendo gerar desnutrição e outros problemas que vão refletir no desenvolvimento da criança.
O artigo sugere como modo de intervenção investimentos governamentais em educação, qualificação profissional e outros que aumentem a renda familiar e a qualidade das moradias, que são altamente uteis a médio e longo prazo, melhorarem a saúde da criança. 
Ainda no ultimo paragrafo do artigo fala que os profissionais da saúde devem estar atento sobre tudo isso e prevenir os pacientes, auxiliando mediante ao planejamento familiar, atenção ao pré-natal e saúde da mulher e criança, especialmente para as famílias que são desarvoráveis socioeconomicamente.

Outros materiais