Buscar

Exercícios Dentina

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Cite todos os constituintes da ATM. Cabeça e colo do côndilo da mandíbula, disco articular, ligamentos associados, fossa glenóide, eminência articular da parte petrosa do osso temporal, músculo pterigoideo lateral e capsula articular.
Descreva as estruturas histológicas encontradas em:
A ) Na superfície articular do côndilo de um Jovem: O côndilo jovem apresenta quatro camadas bem distintas: Tecido conjuntivo frouxo, camada proliferativa, cartilagem hialina e zona de ossificação.
B ) Na superfície articular do côndilo de um adulto: O côndilo adulto apresenta quatro camadas bem distintas: Tecido conjuntivo frouxo, camada proliferativa, fibrocartilagem e osso.
C ) Na superfície articular do osso temporal: O osso temporal apresenta quatro camadas bem definidas: Tecido conjuntivo denso, camada proliferativa, fibrocartilagem e osso.
Descreva a constituição histológica do disco articular (detalhando suas porções anterior e posterior). A região anterior é a parte funcional da ATM, possui formato de selas e possui 3 bandas (anterior, central e posterior). Essas três bandas são constituídas por tecido conjuntivo denso, fibroblasto e células indiferenciadas dispostas entre as fibras colágenas. A região posterior é constituída por tecido conjuntivo menos denso que a porção anterior. 
O que é liquido sinovial? Qual sua constituição? E qual sua função? Líquido sinovial é um líquido transparente e viscosos das cavidades articulares. Sua constituição é o plasma sanguíneo, elementos secretados pelas células F e células M. Sua função é a nutrição dos elementos intra-articulares. 
Descreva onde é encontrado a cápsula articular e qual sua constituição histológica. É encontrada no envoltório das estruturas da articulação temporo mandibular, sendo constiituida de tecido conjuntivo denso vascularizado. 
Quais células induzem a diferenciação dos odontoblastos durante a dentinogênese radicular? São as células epiteliais da bainha de Hertiwig.
Qual teoria é a mais aceita para explicar a sensibilidade dentinária? Teoria hidrodinâmica. Segundo ela, a movimentação do fluido dentinário, presente nos túbulos dentinários, faz com que as ondas alcancem fibras nervosas, causando dor.
Quais células podem ser encontradas na região central da polpa? Odontoblastos, fibroblastos, células indiferenciadas, macrófagos e linfócitos.
Processos inflamatórios no ligamento periodontal podem ativar algumas células presentes no ligamento levando à proliferação e desenvolvimento de cistos periodontais laterais e periapicais. Quais células são essas? São os plasmócitos.
Qual região do epitélio oral estabelece adesão entre suas células e a superfície do dente? Gengiva livre.
 Diferenciei dentina primária, da secundária e da terciária. A dentina primária é composto por dentina do manto e dentina circumpulpar. A dentina do manto é a matriz inicial da dentina que é composta por fibirilas colágenas e vesículas da matriz. A dentina circumpulpar é formada pela dentina peritubular (presente dentro dos túbulos dentinários) intertubular (presente entre os túbulos dentinários) e interglobular (constituída pela região da matriz hipomineralizada, que é a junção dos glóbulos de calcificação). A dentina secundária é a camada de dentina após o fechamento do ápice da raiz. A dentina terciária é formada em resposta a fatores externos a fim de proteger a polpa, podendo ser, reacional (barreira que reestabelece a espessura da dentina perdida por atrição, cárie, etc), e a dentina reparativa (formada por células indiferenciadas da polpa, sendo uma dentina do tipo osteóide). A pré-dentina é a dentina não mineralizada que separa os odontoblastos da dentina mineralizadas.
Defina complexo dentina polpa. É a região que engloba a dentina e a polpa, no qual possui as seguintes características. A dentina é mineralizada, possui coloração branco-amarelada, é coberta por esmalte na porção coronária e pelo cemento na porção radicular. A polpa é formada por tecido conjuntivo frouxo comum, apresenta regiões pobre em células e rica em células, a polpa é altamente invervada e vascularizada.
Quais são as fibras presentes no ligamento periodontal? Fibras horizontais (função de resistir as forças de inclicação que atuam sobre os dentes). Fibras oblíquas (função de resistir as forças de intrusão, que forçam o dente para o interior do osso). Fibras apicais (Função de resistir as forças extrusivas que tendem a expulsar o dente do alvéolo. Fibras interradiculares (Sua função é resistir as forças de intrusão, extrusão, inclinação e rotacional.) Fibras da crista alveolar (Função (Sua função é resistir as forças de intrusão, extrusão, inclinação e rotacional)
9- Defina fibras de Sharpey: São extrínsecas que se mantém ancoradas no osso alveolar e na matriz sólida produzida pelo cemento. Sua função é de acoragem. 
Defina articulação sinovial: É a articulação revestida por membrana sinovial na qual produz o líquido sinovial

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais