Buscar

AVALIANDO O APRENDIZADO DE DIREITO CIVIL 2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIANDO O APRENDIZADO DE DIREITO CIVIL 2017.2 ESTÁCIO.
1ª (Ref.: 201701372733) Antônio, 35 anos, trabalha numa plataforma de exploração de petróleo em alto-mar. Por motivos não esclarecidos, a estrutura naufraga e a maioria das pessoas embarcadas não são resgatadas. Esgotadas as buscas, muitos corpos não são encontrados, inclusive o de Antônio. Considerando haver prova do embarque, do naufrágio e dos encerramentos das buscas sem sucesso em localizar o corpo de Antônio, verifica-se no caso em tela o seguinte instituto jurídico:
Resposta: Morte presumida.
2ª (Ref.: 201701790138) (IESE - 2014 - TJ-PB - Titular de Serviços de Notas e de Registros) Sobre a capacidade civil, analise as assertivas: I. A emancipação voluntária pelos pais deve ser feita mediante instrumento público, desde que o filho tenha ao menos 12 anos completos. II. O casamento civil válido de menores tem como consequência a emancipação legal dos cônjuges, independente da sua idade à época do casamento. III. A capacidade para prática de atos civis se torna relativa após completar 70 anos. Assinale a opção correta:
Falsa: Todas as assertivas são verdadeiras
Falsa: Apenas as assertivas I e II são verdadeiras.
Falsa: Apenas as assertivas II e III são verdadeiras.
VERDADEIRA: Apenas a assertiva II é verdadeira.
Falsa: Todas as assertivas são falsas.
3ª (Ref.: 201701699411) Em recente julgado no STJ (Superior Tribunal de Justiça - Resp 1120676) foi reconhecido o direito dos pais de receberem a indenização por danos pessoais, prevista na legislação regulamentadora do seguro DPVAT, em face da morte do feto por atropelamento de mulher grávida. Assim, essa decisão corrobora com a seguinte teoria a respeito da personalidade civil:
Resposta: teoria concepcionista.
4ª (Ref.: 201701125643) (OAB SP 125º) - Relativamente ao ausente, é correto afirmar:
Resposta: Se o ausente aparecer nos dez anos seguintes à abertura da sucessão definitiva terá direito aos bens existentes no estado em que se acharem, os sub-rogados em seu lugar, ou o preço que os herdeiros ou demais interessados houverem recebido pelos bens alienados depois daquele tempo.
5ª (Ref.: 201701849823) (FCC 2015) De acordo com o estabelecido no Código Civil Brasileiro, são incapazes, relativamente a certos atos, ou à maneira de os exercer:
Resposta: Os pródigos.

Continue navegando