Buscar

AULA IX X PATR HIST

Prévia do material em texto

AULA IX:
	1a Questão (Ref.: 201201489371)
	
	A questão religiosa, desencadeada na década de 1870, tinha origem remota na própria Constituição de 1824, que dava ao imperador os privilégios do padroado e do beneplácito que estabeleciam a união entre a Igreja e o Estado. Essa questão, um dos sintomas da crise do regime monárquico no Brasil, teve como origem mais recente:
		
	 
	o processo instaurado pela Coroa contra os bispos de Olinda e do Pará, recém-nomeados, por terem aplicado os princípios ultramontanistas e antimaçônicos da bula Syllabus.
	 
	a exigência do Papa Pio IX de alteração na Constituição brasileira para eliminar o instituto do regalismo, que fundamentava o padroado e o beneplácito.
	
	a reprovação do clero à escravidão, com a participação intensa de padres nas instituições radicais promotoras de fugas de escravos.
	
	A reação dos bispos de Olinda e do Pará contra a insistência dos maçons em combater a união entre a Igreja e o Estado, confirmada pela bula Syllabus.
	
	o positivismo dos militares, que consideravam a união Igreja−Estado como subordinação da pátria à batina.
	2a Questão (Ref.: 201201533452)
	
	Entre as realizações da Era Vargas, destaca-se a preocupação com a preservação do Patrimônio Nacional. Sobre esse aspecto é possível afirmar:
I. A cidade de Ouro Preto foi elevada a Monumento Nacional em 1933 e foi a principal beneficiada pelos órgãos de preservação criados na década de 1930.
II. O primeiro órgão dedicado à preservação dos monumentos nacionais foi a Inspetoria de Monumentos Nacionais, criada em 1934, como um departamento do Museu Histórico Nacional.
III. Entre as funções da Inspetoria de Monumentos Nacionais estava impedir que artefatos e monumentos fossem retirados do país ilegalmente. I
V. O Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional foi criado em 1937, a partir de projeto de Mário de Andrade, redigido em 1936.
		
	
	Apenas a afirmativa I está correta
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas
	
	Apenas as afirmativas III e IV estão corretas
	
	Apenas as afirmativas II e IV estão corretas
	3a Questão (Ref.: 201201535468)
	
	Leia, abaixo, o discurso de Getúlio Vargas que justifica a implantação do Estado Novo (1937-45): "Colocada entre as ameaças caudilhescas e o perigo das formações partidárias sistematicamente agressivas, a Nação, embora tenha por si o patriotismo da maioria absoluta dos brasileiros e o amparo decisivo e vigilante das Forças Armadas, não dispõe de meios defensivos eficazes dentro dos quadros legais, vendo-se obrigada a lançar mão das medidas excepcionais que caracterizam o estado de risco iminente da soberania nacional e da agressão externa." Sobre o Estado Novo é correto afirmar:
		
	
	era caracterizado pelo estado democrático e pelas liberdades civis, indo contra aos ideais comunistas, que ganhavam força no Brasil.
	 
	pomulgação de uma Constituição autoritária, influenciada pelas ideologias fascistas.
	
	esse período foi marcado pelo diálogo com a classe trabalhadora e com os sindicatos, dando a eles liberdade para negociar com os patrões.
	 
	foi criado o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), com a intenção de ser um órgão de controle e censura.
	
	durante esse período, Vargas conseguiu apoio tanto dos comunistas como dos integralistas.
AULA X: 
	1a Questão (Ref.: 201201489320)
	
	O cinema brasileiro contemporâneo, especialmente nas últimas décadas, tem retratado com propriedade diversos episódios importantes da História do país. Assinale a alternativa que enumera os filmes inspirados em movimentos messiânicos.
		
	 
	Canudos (Sérgio Rezende) e Vidas Secas (Nelson Pereira dos Santos).
	 
	Guerra dos Pelados (Sílvio Back) e Canudos(Sérgio Rezende).
	
	O Quatrilho (Fábio Barreto) e Guerra dos Pelados (Sílvio Back).
	
	Memórias do Cárcere (Nelson Pereira dos Santos) e Inocência (Walter Lima Jr.).
	
	Vidas Secas (Nelson Pereira dos Santos) e Orfeu Negro (Marcel Camus).
	2a Questão (Ref.: 201201533454)
	
	Brasília foi reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1987. Entre os critérios estabelecidos para tal escolha, podemos assinalar:
		
	
	O traçado urbano e os prédios em estilo pós-moderno.
	 
	O projeto arquitetônico da cidade e suas edificações em estilo modernista.
	 
	O fato de ser a capital de um país toda planejada para exercer essa função.
	
	O tempo recorde de construção da cidade de Brasília.
	
	O nível de desenvolvimento a que a cidade chegou em 1987.
	
	
	3a Questão (Ref.: 201201535469)
	
	¿Brasília nascia, brotada de uma nave mágica, em meio do deserto, onde os índios não conheciam nem a existência da roda; estendiam-se estradas e criavam-se grandes represas; das fábricas de automóveis surgia um auto novo a cada dois minutos. A indústria acelerava-se a grande ritmo. Abriam-se as portas, de par a par, à inversão estrangeira, aplaudia-se a invasão de dólares, sentia-se vibrar o dinamismo do progresso.¿ (GALEANO, Eduardo. As Veias Abertas da América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978, p.233). No texto acima, Eduardo Galeano comenta sobre o Plano de Metas de Juscelino Kubitschek (1956-1960). Sobre esse plano, podemos afirmar:
		
	
	O Plano de Metas conseguiu o efeito esperado, ou seja, um intenso crescimento industrial no país com uma crescente redução da pobreza.
	
	Apesar dos enorme gastos, a principal característica desse período, foi a ausência de dívidas.
	
	Esse conjunto de medidas, também, conhecido como "50 anos em 5", conseguiu colocar o Brasil entre as maiores nações industrializadas do mundo.
	 
	O Plano de Metas, consistia na entrada de capital estrangeiro, através da instalação de indústrias multinacionais.
	
	Juscelino Kubistchek, representava o rompimento com as ideias getulistas.

Outros materiais