Buscar

Gabarito AD1 RECURSOS AMBIENTAIS E NATURAIS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação a Distância – AD1
Período – 2017/2º
Disciplina: Recursos Ambientais e Naturais e Desenvolvimento Sustentável
Coordenador: Marcio Silva Borges
ALUNO: 	MATR: 
http://g1.globo.com/como-sera/videos/t/expedicoes-urbanas/v/expedicoes-urbanas-conhece-o-movimento-gastronomia-responsavel/4590384/
Com base no vídeo apresentado, disserte sobre as questões abaixo:
1 – Pegada Ecológica é uma metodologia utilizada para medir as quantidades de terra e água (em termos de hectares globais − gha) que seriam necessárias para sustentar o consumo atual da população. A proposta da gastronomia responsável pode ajudar na manutenção da capacidade de regeneração do planeta? Explique sua resposta. (2,5 pontos)
“Para que a humanidade possa sobreviver e permitir a sobrevivência das demais espécies e a preservação dos recursos naturais, será preciso promover uma revolução na matriz energética, incentivar a eficiência do uso de energia, reciclar e reaproveitar o lixo. Enfim, reduzir os desperdícios em todas as suas formas”. (Aula 1, pág. 19)
2 – “Comumente associada à obesidade e à má alimentação, a cadeia de fast-food Mc Donald’s está tentando mudar sua imagem, trocando suas cores. A companhia está substituindo na Europa o vermelho de seu tradicional logotipo por verde. A ideia é mostrar seu comportamento com o meio ambiente. Tradicionalmente, o logotipo da empresa tem um ‘M’ na cor mostarda num fundo vermelho”. (Aula 2, Atividade 1, pág. 14). O que há em comum entre a missão empresarial empregada nos restaurantes participantes do movimento gastronomia responsável, e a ação aplicada pela cadeia de fast-food Mc Donald’s? Fundamente sua resposta. (2,5 pontos)
“Mesmo com todas essas mudanças, o modelo de negócio do McDonald’s continuará sendo uma rede de fast-food, baseada em um cardápio extremamente gorduroso e com muitos açúcares, o que não condiz com a ideia de desenvolvimento sustentável”. (Aula 2, Atividade 1, pág. 15)
“Para ser sustentável, o negócio tem de ser bom para o empresário, para os clientes e para o ambiente igualmente”. (Aula 2, Atividade 1, pág. 15)
3 – No vídeo proposto, há indícios da criação de um mercado verde. Indique os participantes do processo, trazendo uma breve definição do termo em negrito e sublinhado. (2,5 pontos)
Chef, produtor orgânico rural e clientes.
“Nesse aspecto, numa interpretação interdisciplinar, que procura aliar as regras da Ecologia e da Economia, ou seja, uma corrente denominada Economia Ecológica propõe uma sociedade baseada nos fluxos de energia e dos materiais dos ecossistemas (Ecologia), e nos fluxos de energia que se dissipam das relações sociais e de produção (Economia)”. (Aula 3, pág. 17)
4 – “A tecnologia deve ser entendida como o emprego de ferramentas, matérias, máquinas, conhecimentos, habilidades e processos, incluindo a manipulação social das forças energéticas em função do atendimento às necessidades humanas”. (Aula 3, pág. 19) A compostagem do lixo orgânico pode ser considerada uma técnica sustentável? E por que? Fale sobre os princípios de sustentabilidade empregados pela gastronomia responsável. (2,5 pontos)
Sim. “Diante desse quadro mundial, surge um novo paradigma global de sustentabilidade. Este, numa visão mais integradora do sistema ecossocial do planeta, procura entrelaçar as complexas malhas de relações interdependentes de interesses entre o sistema ecológico e humano, possibilitando novas formas de se repensar procedimentos científicos e planejamentos políticos de desenvolvimento que venham a conformar um novo modelo de globalidade e sustentabilidade”. (Aula 3, pág. 20)
Uso de ingredientes orgânicos;
Aproveitamento integral dos alimentos;
Não usar espécies ameaçadas de extinção;
Prioridade aos produtos da região.

Outros materiais