Buscar

7 zetetica x dogmatica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
ZETÉTICA X DOGMÁTICA
ZETÉTICA E DOGMÁTICA:
Enquanto disciplina introdutória à Ciência Jurídica, devemos fixar qual enfoque será adotado, sob qual ângulo vais ser analisado. Os dois prismas são conhecidos como zetética e dogmática.
O enfoque dogmático releva o ato de opinar e ressalva algumas opiniões. O zetético, ao contrário, desintegra, dissolve as opiniões, pondo-as em dúvida. Questões zetéticas têm uma função especulativa explícita e são infinitas, enquanto as dogmáticas têm uma função diretiva explícita e são finitas
Nas questões zetéticas, o problema tematizado é configurado como um ser (que é algo?). Visa saber o que é uma coisa.
Nas questões dogmáticas, a situação nelas captadas configura-se um dever- ser (como deve ser algo?). A preocupação neste enfoque é possibilitar uma decisão e orientar a ação.
Ex: Um homem estava na rua, quando vê passar correndo um sujeito e vários policiais atrás. Um deste grita: “Agarrem este homem, ele é um ladrão!”. O homem intrigado, responde: “O que você entende por ‘ladrão’?”. 
São duas perspectivas: a do policial e a do homem que questiona. O policial parte da premissa de que o significado de ladrão já é uma questão definida, uma ‘solução dada’, devendo o homem apenas imobilizá-lo. Por outro lado, o homem questiona a premissa, considera- a duvidosa, necessita de um questionamento prévio.
*
*
 ZETÉTICA E DOGMÁTICA:
As duas perspectivas são estão relacionadas, mas as conseqüências são distintas.
Um parte de uma solução já dada e pressuposta, preocupado-se somente com um problema de ação, de como agir. Neste enfoque o que fica mais acentuado é a resposta. DOGMÁTICA.
Certos elementos não são colocados em dúvida, fora de questionamentos, não são atacáveis, ainda que por certo lapso temporal, são colocados como insubstituíveis. Acabam por dominar as demais respostas, na medida em que estas, mesmo quando postas em dúvida em relação aos problemas, não colocam em perigo as premissas de que partem. Ao contrário, devem ser ajeitadas a elas da maneira mais aceitável.
O outro, ao partir de uma interrogação, preocupa-se com um problema especulativo,um questionamento global e progressivamente infinito de premissas. Acentua-se a pergunta, os conceitos básicos, as premissas, os princípios ficam abertos à dúvida. ZETÉTICA.
	- Os elementos que constituem a base para a organização de um sistema de enunciados que, como teoria, explica um fenômenos, conservam seu caráter hipotético e problemático, não perdem sua qualidade de tentativa, permanecendo abertos à crítica.
	- Elementos básicos = delimitam o campo dos problemas a serem tematizados, porém também permitem a ampliação deste horizonte, ao trazer esta problematicidade para dentro deles mesmos.
*
*
 ZETÉTICA:
O termo Zetética vem de zetein, que significa perquirir.
Predomina a função informativa da linguagem;
Deus na Filosofia;
Este enfoque é mais aberto, mais amplo, pois suas premissas são dispensáveis, podem ser substituídas, caso os resultados não sejam satisfatórios. As questões que a zetética propõe podem até permanecer em aberto, até que as condições de conhecimento sejam favoráveis.
Constituída de um conjunto de enunciados que visa a transmitir, de modo altamente adequado, informações verdadeiras sobre o que existe, existiu ou existirá – constatações.
Como tem por base enunciados verdadeiros, os duvidosos (u aqueles de comprovação e verificação insuficientes) são excluídos.
Hipóteses: enunciados , em certo momento, são de comprovação e verificação relativamente frágeis.
Leis: enunciados que realizam comprovação e verificação plenas.
Hipóteses e leis podem ser questionados e substituídos.
Evidências;
	
 Dogmática:
O termo dogmática vem de dokein, que significa ensinar, doutrinar.
A função informativa combina-se com a diretiva e esta cresce ali em importância.
Deus na Teologia;
O enfoque dogmático é mais fechado que o zetético, pois se prende a conceitos fixados. Obrigando-se a interpretações capazes de conformar os problemas às premissas e não, como acontece na zetética (onde as premissas se conformam aos problemas)
Dogmas;
	
*
*
Distinção dos enfoques:
Para um sociólogo do direito a questão de saber se um funcionário público pode ou não fazer greve como qualquer trabalhador é uma questão aberta, na qual a legislação sobre o assunto é um dado entre outros, o qual pode ou não servir de base para a especulação. Não possui o compromisso com a solução do conflito gerado por uma greve, mesmo que legalmente proibida, se preocupará com outros pressupostos.
O dogmático está adstrito nas leis vigentes, suas soluções devem estar propostas dentro do ordenamento. A ordem legal existente, pode não resolver acerca da injustiça ou não da proibição da greve por funcionário público, mas resolve a indagação obre de que forma agir, estabelecendo um parâmetro para as decisões.
O direito possui apenas um dos enfoques? Qual deles?Os dois?
	
*
*
 Nenhuma dessas disciplinas são eminentemente jurídicas, mas abrem um espaço para a análise do fenômeno jurídico.
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais