Buscar

PROVA DISCURSIVA DIDÁTICA

Prévia do material em texto

PROVA DISCURSIVA DIDÁTICA
Questão 1 
Márcia esteve presente no I Encontro Nacional de Professores de Didática, em 1972, e envolveu-se diretamente com a formação do professor neste período.
Discorra sobre as características de um professor competente neste momento histórico.
Expectativa de resposta: Busca-se nesta época um professor tecnicamente competente, comprometido com o programa político-econômico do país (MARTINS, 2008, p.18).
Questão 2
De acordo com Martins (2008), o método é o elemento unificador e sistematizador do processo de ensino, que determina o tipo de interação a ser estabelecida entre professor, alunos e conteúdos, conforme a orientação que o fundamenta.
Caracterize o método único de ensinar tudo a todos, proposto por Comênio no século XVII.
Expectativa de resposta: Para viabilizar o trabalho centralizado em um único professor que atenda a grande número de alunos, Comênio propõe uma organização do trabalho pedagógico na escola que obedeça uma hierarquia de funções, tendo o professor como 'inspetor supremo', o qual deve, com uma habilidosa vigilância, controlar o desempenho da turma por meio da atuação direta de seus auxiliares: os chefes da turma(MARTINS, 2008, p.35 -36).
Questão 3
“Em seu caráter moral, ensinar obriga o educador a assumir uma postura comprometida. Quando ensinamos, criamos realidades. Através do que ensinamos, definimos o verdadeiro e o falso, o bom e o mau , o correto e o incorreto. Somos criadores de definições culturais que transmitimos aos alunos com caráter de verdade, em função da autoridade que nos confere o papel de professor. Isso estabelece uma relação de desigualdade de poder e autoridade entre o professor e aluno. O ensino é uma atividade que nunca pode ser exercida de forma neutra, já que, ao ensinar, sempre estamos transmitindo uma maneira de ser e estar no mundo”. 
FAIRSTEIN, Gabriela Alejan dra. Como se ensina? São Paulo: Loyola, 2005. p.20-21.
Com base na reflexão suscitada por Fairstein e nos conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, explique: 
 Que aspectos justificam a não neutralidade do professor?
A escolha teórica que o professor adota, as abordagens da qual se vale, seus métodos de ensino, tudo isso denotam uma postura parcial, uma escolha pessoal, uma concepção de homem, educação, sociedade e escola, que influenciam diretamente na forma como ensina, como trata seu aluno. 
(LIVRO-BASE, p.63 e AULA 1 - vídeo 3- aos 9 minutos é tratado do assunto)
Resposta:O professor tem papel fundamental no ensino e na aprendizagem do aluno,um professor que não se preocupa com o desenvolvimento do mesmo não está exercendo seu dever que é o de instigar o interesse do aluno para que no futuro desenvolva suas melhores habilidades na sociedade tornando-se um cidadão que cause diferença e de boa índole. Um professor deve sempre estar atento a tais dificuldades do aluno, afim de resolve-las e procurando uma solução adequada ao problema...Um professor neutro não é digno de ser chamado de professor ,pois não faz de seu papel o tão qual importante é.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes